Saiba como adaptar a casa para receber pessoas idosas

Saiba como adaptar a casa para receber pessoas idosas

Saiba tudo o que precisa saber na hora de adaptar a sua casa para receber pessoas idosas e contemplar as necessidades delas

Os idosos precisam de mais cuidados e atenção, principalmente no ambiente em que vivem. Por isso, é muito importante pensar em todos os elementos que compõem o espaço em que eles mais circulam, desde o vaso sanitário até as poltronas da sala.

Geralmente, o idoso viveu na casa e precisou que ela fosse adaptada às suas necessidades depois de algum tempo. Portanto, esse local precisa ser seguro e suportar todas as suas necessidades, mas sem perder o conforto.

Ainda não sabe como adequar esses lugares sem perder o conforto e a estética? Então confira aqui 5 dicas para deixar o ambiente mais aconchegante e seguro para os idosos.

Instale barras de segurança nas áreas de maior circulação

As barras de segurança podem ser objetos que não agregam na decoração, mas são totalmente necessários para manter o ambiente seguro.

Elas precisam ser colocadas conforme a necessidade do idoso, mas principalmente em banheiros, para evitar possíveis quedas, e em locais nos quais ele precise de uma ajuda extra para se apoiar, como em algumas paredes ou próximo de escadas.

Uma dica é colocar barras nas cores que combinem com a decoração, para torná-las mais discretas, a depender do material utilizado. Além disso, hoje em dia é possível escolher metais de diferentes cores que podem dar um ar mais sofisticado ao ambiente.

Corrimão nas escadas

Não é só para idosos que se deve pensar no corrimão das escadas. Esse item é extremamente essencial para qualquer escada, mas, em ambientes onde os idosos circulam é indiscutível.

Para realizar essa adaptação, dê preferência para corrimões feitos de materiais adequados, confortáveis e que cumpram totalmente a função, acompanhando os degraus do início ao fim.

Nesses casos, corrimão de vidro ou que acabe em determinado ponto da escada não são recomendados.

Escolha tapetes de superfície antiaderentes

O ideal é que todos os tapetes de qualquer casa possuam uma superfície antiaderente logo na parte inferior deles, para evitar quedas.

Além disso, é importante ter um desses no boxe de banho, também próprio para esse tipo de local, feito de material emborrachado, para que o idoso se sinta mais confortável e seguro na hora de ficar de pé durante o banho.

Caso não seja possível comprar esse tipo de tapete de imediato, uma boa escolha também é colocar fitas antiaderentes na escada e nos degraus para adaptar os ambientes. Isso já evita muitos acidentes e torna essa passagem mais segura.

Evite obstáculos no chão

Para que o idoso consiga se locomover por todos os ambientes de forma mais segura, o ideal é evitar quaisquer objetos pelo caminho.

Diante disso, é importante deixar os corredores livres e sem objetos no chão no dia a dia, para não ocorrer nenhum acidente indesejado que possa desencadear em problemas mais graves.

A decoração também deve seguir essa lógica, evitando vasos no meio da passagem, mesinhas de centro, espelhos ou quadros no chão. Até determinados móveis, como bancos, podem causar muitos acidentes e devem ser evitados.  

Evite armários ou prateleiras altos

Para adaptar a casa, o mais indicado é evitar armários e prateleiras que acabem armazenando os utensílios do dia a dia em locais muito altos, o que impede que o idoso consiga alcançar os itens sem a ajuda de um banco ou escada.

Se o idoso vive sozinho em sua casa, essa tarefa se torna muito perigosa para ele. E mesmo que ela viva com alguém, é interessante que ele tenha independência para realizar as atividades sem precisar de ajuda.

Por fim, é necessário evitar escadas e bancos, porque eles representam riscos e perigos. Isso acontece porque pessoas de mais idade podem acabar caindo ou pisando de forma errada, causando quedas e acidentes graves. Portanto, procure deixar tudo ao alcance do idoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *