Quais os benefícios de ter plantas dentro de casa?

Quais os benefícios de ter plantas dentro de casa?

Plantas são ótimos itens para ter mais qualidade de vida na cidade, desde a migração da vida rural para a cidade a população tem sentido os impactos na rotina, o quão intensa pode ser o cotidiano em um ambiente cercado de arranha-céus.

Dado o fato que nas cidades as casas e apartamentos não contam com muito espaço, a decoração pode ser o apoio para garantir a melhoria na sensação de conforto e valorização do espaço.

Não é possível comparar as demandas exigidas em uma vida rural, com simplicidade e calma com uma vida na cidade onde o tempo é tão escasso que a população por não ter tempo nem para cozinhar, vivem de comida fit delivery para manter a vida saudável.

Certas circunstâncias devem ser adaptadas em conformidade com o cenário, por exemplo, a decoração para o lar quando comparados a vida na cidade ou a vida no contexto rural. 

No entanto, em ambos os cenários é possível ter características em comum. O denominador em comum que se pode obter nas diferentes realidades é contar com o uso de plantas na decoração. 

Isto porque as plantas conferem ao ambiente uma sensação de bem-estar e conforto, e quando selecionadas corretamente além de contribuir com a decoração local, ajudam a manter a qualidade de vida.

O benefício das plantas à nossa saúde é de conhecimento das equipes de desenvolvimento de produtos, inclusive os cosmeticos profissionais cuja nova tendência é sinalizar nas embalagens e rótulos que são a base de plantas e flores naturalmente escolhidas.

As plantas podem ser harmonizadas com outros itens de decoração do lar, a fim de transmitir a energia adequada para o ambiente, de acordo com as preferências dos moradores.

Para dar um tom mais confortável para o lar, se pode usar papel de parede para sala de TV com plantas mais chamativas, como samambaias, conceito muito em alta atualmente.

Afinal, quais plantas devo ter em casa?

Todavia, mesmo sabendo das vantagens em ter plantas dentro de casa, poucas pessoas se sentem seguras em tê-las devido ao pensamento de cultivo complexo. 

Cactos e suculentas

Os cactos e suculentas são plantas resistentes e adaptáveis a quaisquer tipos de ambiente. Sobrevivem sem muita necessidade de água, com regas pelo menos uma vez na semana.

Esse tipo de planta é muito comum ser encontrado em escritório compartilhado advocacia ou em coworkings, locais que não necessariamente irão ter pessoas todos os dias para realizar as regas.

Espada-de-são-jorge

As espadas-de-são-jorge se caracterizam como plantas resistentes que podem ser cultivadas em ambientes internos e externos, pois sobrevivem à meia-sombra e em pleno sol. 

Este tipo de planta exige poucos cuidados em relação à rega, podendo ser feita uma vez na semana, no entanto observando sempre para não encharcar o solo.

Cauda de dragão

A cauda de dragão é o tipo de planta encontrado facilmente nos lares brasileiros, isso pois é uma planta tropical que não exige muitos cuidados em seu cultivo.

Pode ser utilizada para conferir mais sofisticação aos ambientes e transmite também a sensação de leveza, por isso seu uso é recomendado em clínicas de psicologia, clínicas de odontologia e outros estabelecimentos que tratam diretamente com o bem estar.

Pata-de-elefante

A pata-de-elefante é uma espécie de planta que transmite energia de sofisticaçãoo e personalidade, devido a sua aparência única e marcante

Podem ser cultivadas em ambientes internos e externos, contribuindo para a beleza de diferentes ambientes.

Uma proprietária de loja de vestuário iniciou o projeto de decorar a fachada de seu estabelecimento. Buscou apoio de especialistas em jardinagem para melhor combinar o uso de plantas na decoração.

Na parte interna da loja, os especialistas recomendaram o uso de cactos e suculentas em harmonia com a decoração despojada do local.

Na entrada da loja, por sua vez, foi indicado o uso de pata-de-elefante para chamar atenção e dar ar sofisticado à fachada de loja infantil

Com a conclusão do projeto, a proprietária compreendeu o quanto as plantas podem beneficiar a decoração.

Samambaia

As samambaias compõem o ranking de plantas mais preferidas nos lares brasileiros, isso pois além de poderem ser cultivadas dentro de casa, podem ser cultivadas em varandas e quintais desde que não estejam expostas ao sol direto.

São plantas que requerem cuidados quanto à rega, afinal exigem mais água em seu substrato a fim de manter sua boa saúde. 

Orquídea

Por fim, as orquídeas são indicadas para cultivo em casa devido a sua beleza, trazendo o tom de delicadeza para o ambiente e a possibilidade de combinar seu uso nos mais variados tipos de decoração. 

Podendo ser cultivadas mesmo dentro de quartos, as orquídeas se adaptam aos diferentes ambientes desde que não sejam expostas a luz solar direta. 

Para garantir mais delicadeza, é possível adicionar este tipo de planta com o uso de cortina romana quarto, aproveitando a floração das orquídeas em conformidade com o objeto.

Trazendo qualidade de vida no dia a dia

Embora a utilização de plantas nas decorações esteja acontecendo com maior frequência, indo ao encontro com as novas tendências, o benefício de seu uso vai bem além do que tão somente fornecer soluções inovadoras para a decoração. 

Diferentemente da aplicação de adesivo para vidro personalizado, as plantas não agregam somente à beleza do lar. Proporcionam mais sensação de bem-estar. 

Essa sensação de bem estar acontece devido ao efeito que as plantas têm sobre a qualidade do ar, essas são responsáveis por trazer mais umidade ao ambiente, o que ajuda na respiração dos moradores.

Independente do contexto ser na cidade ou rural, os benefícios na saúde conferidos pelas plantas devem ser considerados. 

Além disso, especialistas confirmam que o convívio com plantas é benéfico pois:

  1. Ajudam na redução do estresse

O estresse é corriqueiro na vida de muitas pessoas, principalmente, para indivíduos que presenciam a correria do cotidiano na cidade. 

Estar cercado por prédios e ar de má qualidade todos os dias pode ser muito cansativo, por isso, recomenda-se que os indivíduos que vivem na cidade desfrutem de um bom jardim vertical, valorizando o espaço de seus imóveis com o cultivo. 

Pessoas que vivem em cidades menores e mais afastadas podem aproveitar também para o enriquecimento ambiental nos seus lares, expandindo a presença do verde e aumentando seu convívio com a natureza.

  1. Apoiam na purificação do ar

Sabendo dos efeitos que a poluição faz na respiração e qualidade de vida dos indivíduos, não é segredo que seriam desenvolvidas medidas para atuar na purificação do ar. 

Apesar da existência de outros mecanismos eletrônicos que exigem maior investimento, as plantas são a alternativa de melhor custo-benefício para se contar com um apoio na purificação do ar.

  1. Apoiam na umidificação de ambientes

Nos últimos anos, a temperatura da Terra tem apresentado um aumento significativo, conforme abordado nos relatórios entregues pela Organização das Nações Unidas (ONU). Isso ocorre como resposta ao consumo e desperdício desenfreados.

Sendo assim, os estudos avançaram no sentido de trazer soluções para que a população possa ter mecanismos de umidificar ambientes sem necessariamente contar com o apoio da chuva.

E mesmo com a presença de aparelhos eletrônicos que trazem essas soluções, as plantas são recomendadas por especialistas na saúde para umidificar o lar, frisando a importância em manter a naturalidade neste processo. 

  1. Redução de crises alérgicas

Como consequência dos benefícios apresentados para a manutenção da qualidade do ar de forma natural, o uso de plantas em casa contribui para a diminuição de crises alérgicas.

Em suma, as crises alérgicas acontecem devido à má qualidade do ar e a falta de umidade, aspectos os quais sem dúvidas podem ser melhorados com o uso de plantas. 

Considerações finais

Podemos observar que houve o aumento do uso de plantas nas decorações atuais, isso se deu principalmente por seus benefícios para a qualidade de vida. A tendência iniciou na Europa e percorreu por outros continentes, graças ao meio digital.

Com a quantidade disponível no mercado de sites, blogs e redes sociais que favorecem a troca de tendências, o intercâmbio de informações é mais rápido, possibilitando que tendências atinjam nível global em questão de dias.

Desse modo, pode-se compreender de qual forma o uso de plantas em casa, seja para agregar ao bem-estar ou para agregar à moda, se tornou uma tendência novamente no Brasil mesmo isso significando algo retrô. 

Com isso aconteceu uma renovação de pensamento, trazendo à tona novamente o uso das plantas em lares, mas desta vez agregando modernidade. 

Estão disponíveis no mercado vasos e pendentes em diversas:

  • Cores;
  • Tamanhos;
  • Formatos;
  • Preços.

Para se usar de acordo com a decoração do ambiente e personalidade de quem fará seu cultivo. 

Contudo, devido aos seus benefícios e a versatilidade no uso, é possível concluir que as plantas são uma tendência que veio para ficar e contribuir para o nicho de decoração para o lar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *