Principais tipos de telha e o ideal para cada projeto

Principais tipos de telha e o ideal para cada projeto

Material influencia na temperatura, luminosidade e resistência da construção

Cerâmica, PVC, zinco. São inúmeras as opções de telhas disponíveis no mercado para uso em construções dos mais variados tipos, de projetos residenciais a resorts do ramo turístico. Assim como os tijolos e demais materiais influenciam diretamente na qualidade e possibilidades de cada projeto, as telhas podem ser a solução ou o pesadelo na hora de construir.

Está na dúvida de qual tipo de telha escolher para usar na reforma da sua casa ou deixar aquele cliente mais satisfeito? Este artigo vai explicar um pouco sobre os principais modelos, onde eles podem ser aplicados e outras dicas para extrair o máximo da funcionalidade deste material essencial na cobertura e finalização de projetos residenciais ou corporativos. Continue lendo.

Telhas mais comuns e seus tipos de uso

As telhas são materiais indispensáveis na construção de prédios e casas, compondo ou finalizando a cobertura em áreas internas e externas. Cada tipo de telha é confeccionada a partir de um material diferente, o que direciona para usos específicos conforme cada necessidade. 

Telhas de cerâmica ou barro

As telhas de cerâmica são muito comuns no Brasil, conhecidas pelo seu visual rústico e charmoso. Podem ser encontradas em praticamente qualquer loja ou distribuidora de materiais para construção, em tamanhos e espessuras variadas. 

Elas são excelentes para isolamento térmico, justificando seu uso em espaços como varandas, quintais e jardins. Sua manutenção é baixa e oferece alta versatilidade, inclusive para combinação com outros tipos de telhas, como as de vidro ou policarbonato, criando entradas de luz em ambientes internos e externos.

Telhas de PVC

Um dos modelos mais leves e de fácil instalação, as telhas de PVC são versáteis para aplicação nos mais diversos tipos de construção. Podem ser encontradas em cores estilizadas ou translúcidas, ideais para telhados de espaços com piscinas ou onde a entrada de luz é desejada. 

É um material resistente aos agentes naturais, como vento, granizo, poeira e até mesmo fogo. Não é a melhor escolha para quem busca isolamento térmico ou acústico, mas pode ser instalado com mantas ou camadas de forro que adicionam essa funcionalidade.

Telhas de zinco

Muito utilizada em coberturas de galpões e construções industriais, as telhas de zinco são resistentes à ferrugem, por combinarem camadas de metal e revestimento de liga de alumínio e zinco. Como não oferecem isolamento térmico, precisam ser instaladas com mantas e forros para lajes.

Como desvantagens, são mais pesadas que outros modelos mais atuais, e reverberam barulhos do ambiente, como gotas de chuva, impacto de objetos ou trepidação causada por outros fatores.

Telhas ecológicas

As telhas ecológicas podem ser encontradas com base em diversos materiais, como PVC reciclado, garrafas PET e até mesmo fibras de bambu reforçadas. Por utilizarem materiais já existentes, não possuem alta emissão de poluentes em sua produção, e dispensam estruturas reforçadas, já que são mais leves e resistentes.

Telhas de vidro

São a melhor escolha para projetos que buscam maior entrada de luz natural, disponíveis em ampla variedade de tamanhos e formatos. Uma das desvantagens é que são frágeis, portanto devem ser aplicadas em locais com baixa probabilidade de impactos. É comum que sejam utilizadas em conjunto com telhas de concreto ou estruturas de madeira.

Telhas para energia solar

Por fim, as telhas fotovoltaicas são aquelas adaptadas para armazenar energia solar em construções ecológicas. Elas nada mais são do que as telhas de cerâmica tradicionais, com placas fotocelulares encaixadas. A fiação é distribuída na parte inferior das telhas, favorecendo o visual e a conexão com o sistema de distribuição de energia.

Estes são apenas alguns dos modelos mais utilizados atualmente em construções de todos os tipos, e os preços variam de acordo com a finalidade, metragem necessária e demanda de transporte. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *