O que são os nômades digitais?

O que são os nômades digitais?

Quer viver e trabalhar em qualquer lugar do mundo? Este estilo de vida nômade é o sonho de muitos. Mas eu, que trabalho com câmaras de refrigeração posso fazer isso? A tecnologia muda rapidamente, mas as culturas, subculturas e comunidades da Internet evoluem e se transformam em um ritmo surreal.

 

De acordo com pesquisas, além de taxas mais altas de satisfação no trabalho e com a renda, os nômades digitais também possuem habilidades técnicas mais avançadas e são mais dedicados ao treinamento contínuo. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Quem são os nômades digitais?

Nômades digitais são pessoas que viajam de país em país enquanto constroem e mantêm seus negócios online. Dois fundamentos de estilo de vida nômade digital são:

 

  • Ter uma empresa que usa, principalmente, tecnologia (comunicações e Internet) para vender, comercializar ou entregar produtos e serviços;
  • Viajar ou morar no exterior, podendo trabalhar em qualquer lugar do mundo, sem precisar estar em um lugar fixo. 

 

Muitos fazem julgamentos de serem pessoas que verificam seus emails apenas casualmente ou que estão sempre relaxando em uma rede. E essa pode até ser uma realidade para algumas pessoas. Mas para a maioria, isso é diferente. 

 

E mesmo que fosse possível, não é o que a maioria das pessoas aspira a ser. Ou seja, se é um nômade digital do ramo de compressor de ar odontológico, o céu é o limite. O que as gerações mais antigas devem entender é que não há tantas amarras, mas sim, uma preocupação com a saúde mental. E com a ajuda da tecnologia, a liberdade de trabalhar onde quiser vem sendo possível. 

Motivações do estilo de vida do nômade digital

Até aqui, o que achou do estilo de trabalho dos nômades digitais? vamos ver agora, algumas das motivações principais para esse estilo de vida que vem tendo um grande crescimento nos últimos tempos. 

 

  • Viajar: Esta é, muitas vezes, uma das principais motivações. O estilo de vida nômade dá a possibilidade de viajar pelo mundo e trabalhar de onde quiser, assim, tem a oportunidade de conhecer novas culturas e novas pessoas. Isso ajuda a aumentar a visão de mundo e assim, ajudando a aumentar a inspiração e qualidade do trabalho; 
  • A valorização da moeda: Para a maioria das pessoas, cobrar em uma moeda e gastar em outra, dá mais poder de compra e um padrão de vida mais alto. Por exemplo, o custo de vida na Tailândia, Indonésia, Geórgia, Ucrânia, Bulgária, Colômbia e muitos outros países ao redor do mundo é menor do que na maioria das cidades da Europa ou dos Estados Unidos.

 

  • Networking: Há uma tendência natural para quem mora no exterior (ou em outras cidades) de querer conhecer os nativos. Esta é uma ótima maneira de construir seu networking. Viajantes solitários tendem a se forçar a conhecer novas pessoas e essa é uma ótima maneira de entender como pensam e de ser apresentado a oportunidades que jamais imaginou. Ou será que se for convidado para trabalhar numa empresa de roletes industriais, ganhando uma quantia considerável, você não iria?;

 

  • Inspiração: Morar e trabalhar em outro país é ótimo para ajudá-lo a encontrar novas oportunidades, aprender outras formas de enxergar os problemas e seguir focado, mesmo nos períodos de crise. Até mesmo ver como outras pessoas fazem negócios pode gerar ideias e inspirações, não é mesmo?

 

O que achou dos nômades digitais? Já tinha ouvido falar dessa forma de trabalho? Acha que conseguiria? Esperamos ter ajudado com essa postagem, se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer. 

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *