O que são crises humanitárias e como solucioná-las?

O que são crises humanitárias e como solucioná-las?

A pandemia de Covid-19 é um dos catalisadores de crises humanitárias recentes

Fome, violência e falta de estrutura básica para se viver com dignidade. Essas são algumas das consequências das crises humanitárias, que podem ser observadas em diversos países ao redor do mundo. 

Para reduzir esses impactos, as comunidades de ajuda humanitária desenvolvem diversas ações, que vão desde a compreensão da origem do problema para evitar novas crises, até o fornecimento da ajuda necessária para reduzir os danos já existentes. Mas afinal, como uma crise humanitária começa? 

O que são as crises humanitárias?

Antes de entender as causas por trás de uma crise humanitária, é importante compreender o seu conceito. Essas crises podem ser definidas como um problema grave, urgente e que se estende a todo um país ou uma comunidade causados por diversos fatores.

Outra característica importante sobre as crises humanitárias é que o país ou povo atingido não tem meios para solucionar o problema de forma individual. Assim, é preciso recorrer a ajuda de outras nações e instituições humanitárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas atingidas pela crise. 

O que pode iniciar uma crise humanitária?

Não existe um único responsável por desencadear uma crise humanitária. É possível, inclusive, que mais de um fator esteja associado ao problema. Abaixo, você confere as principais causas:

Conflitos políticos e bélicos

Conflitos ideológicos e armados ligados à política são um dos principais causadores de crises humanitárias. A fome, a necessidade de fugir do seu país, a falta de acesso a saneamento e mantimentos básicos são algumas das consequências que compõem a crise. Atualmente, é possível observar esses reflexos na Ucrânia. 

Questões ambientais e climáticas

As mudanças climáticas, o aquecimento global e as catástrofes naturais como terremotos e tsunamis também podem desencadear uma crise. Territórios devastados, pessoas desabrigadas, desnutrição e falta de acesso a itens básicos indicam as consequências desse tipo de crise humanitária.

Crises sanitárias e epidemias

A falta de acesso a condições sanitárias básicas e a proliferação de doenças em escala global também são capazes de originar uma crise. A pandemia de Covid-19 é um desses exemplos. 

Após atingir centenas de países, causar a morte de milhares de pessoas, afetar inúmeros empregos e iniciar discussões políticas, a proliferação do vírus se tornou o retrato de uma das crises humanitárias mais recentes. 

Fome

A fome é um problema generalizado, que atinge dezenas de países ao redor do mundo nas últimas décadas. A crise humanitária tem relação direta com os fatores políticos, climáticos e sanitários que aumentam as desigualdades e impedem que as pessoas tenham acesso aos alimentos. 

Falta de acesso aos direitos básicos

Por lei, todo o indivíduo deve ter acesso à saúde, educação e recursos básicos para viver com dignidade, mas a realidade nem sempre é assim. A ausência desses direitos colabora para o desenvolvimento de problemas graves como a fome, a dificuldade em se estabelecer financeiramente, de constituir um lar e de ter uma vida digna, elevando a situação ao status de crise humanitária. 

Como solucionar as crises humanitárias?

Diante da complexidade que leva até uma crise humanitária, as resoluções para o problema também não são simples. As iniciativas podem partir de dois lugares: a prevenção ou a remediação. 

Para remediar as crises já existentes, a alternativa é contar com a ajuda humanitária que pode ser oferecida por países, instituições públicas ou privadas. Através delas, é possível conter os impactos e trazer melhor qualidade de vida para os atingidos.

Além de remediar, ainda é possível trabalhar para a prevenção de novas crises humanitárias. Seja através de acordos entre países, da criação de políticas públicas e do combate direto aos fatores que podem desencadear uma nova crise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *