O que é o modelo “AIDA” de postagens?

O que é o modelo “AIDA” de postagens?

O modelo AIDA, que significa Attention, Interest, Desire e Action, é uma ferramenta publicitária que identifica as etapas pelas quais um indivíduo passa durante o processo de compra. 

Ele é costumeiramente usado em marketing digital, estratégias de vendas e campanhas de relações-públicas, ou seja, vale para setores tão distintos quanto empresas de lavadora ultrassônica, ou o ramo de alimentos. 

Importância do modelo AIDA no processo de vendas

Esse modelo, foi formulado no século XX, por um empresário chamado Elmo Lewis, ele foi um pioneiro da área de publicidade e vendas nos Estados Unidos. Ele desenvolveu esse modelo com base no comportamento do consumidor, esse conceito foi evoluindo, até se tonar o que conhecemos hoje

Como vimos anteriormente, o modelo AIDA é desenvolvido para poder entender o que os consumidores estão pensando, e assim, ajudando as empresas a entenderem o caminho que percorrem para poder fazer suas vendas. É uma metodologia de abordagem de marketing e vendas criada para trazer informações sobre o consumidor, e entender como ele se comporta. 

Com essas informações coletadas, pode se traçar um plano claro de nutrição de novos clientes. Se caso trabalhe com o aluguel de máquina de solda, por exemplo, entender quem são seus clientes e o que eles precisam irá ajudar a traçar um plano para atender eles da melhor forma.

A hierarquia do modelo AIDA

Para entender melhor o funcionamento e aplicação do modelo AIDA é importante se atentar ao significado de cada uma de suas letras, pois nesse modelo, cada uma delas representa uma etapa do processo que o cliente passa no funil de vendas. Sendo eles:  

  • Atenção (Attention): O primeiro passo é considerar como atrair a atenção dos consumidores e leitores;
  • Interesse (Interest): Uma vez que o consumidor está ciente de que o produto ou serviço existe, escreva matérias pertinentes para agregar valor e tirar as dúvidas das pessoas interessadas. Por exemplo, aumente o interesse de sua marca de puxadores de plástico, anunciando, em suas postagens, as próximas novidades e lançamentos;
  • Desejo (Desire): depois que o consumidor está interessado, o objetivo é fazer com que o desejem, mudando sua mentalidade de “eu gosto” para “eu quero”. Crie postagens que tenham como foco as palavras de ação;
  • Ação (Action): O objetivo final é levar o interessado pela postagem a iniciar a ação e comprar o produto ou serviço. Portanto, o modelo AIDA diz que a Consciência leva ao Interesse, que leva ao Desejo e, finalmente, à Ação.

Passo a passo do modelo AIDA

Como vimos anteriormente, entendemos o que é o modelo AIDA, sua importância e o que cada uma de suas palavras significam. Agora iremos “colocar a mão na masa” e entender cada etapa do processo e como aplicar em seu negócio. 

Primeiro passo: atenção

Muitas vezes, a parte da atenção é negligenciada por muitos profissionais. Supõe-se que o produto já chamou a atenção dos consumidores e não precisa fazer mais nada para melhorá-lo. 

Uma das melhores abordagens para atrair a atenção do consumidor é o que chamamos de “disrupção criativa” – quebrar os padrões de comportamento existentes por meio de uma mensagem altamente criativa.

Segundo Passo: Interesse

Criar interesse é, geralmente, a parte mais difícil. Por exemplo, se o produto não for interessante, isso pode ser muito difícil de alcançar. Certifique-se de que as informações das postagens sejam divididas e fáceis de ler, com subtítulos e ilustrações interessantes. 

Concentre-se no que é mais relevante para o seu público alvo em relação àquilo que apresenta e em transmitir apenas os detalhes mais importantes. Desta forma, sua marca de abrigo para extintores, por exemplo, se manterá à frente da concorrência.

Terceiro e Quarto Passos: Desejo e Ação

A terceira e quarta etapas do modelo AIDA caminham juntas. Como você está construindo desejo, mediante às fotos e palavras inseridas em seus textos, certamente eles irão querer partir para a ação.

Por fim, esse call to action (CTA) é uma declaração projetada para obter uma resposta imediata do consumidor. Por exemplo, a Netflix usa texto persuasivo para convencer o consumidor a experimentar seu teste gratuito e comunica o quão conveniente é o seu produto, destacando seu valor, depois incentiva os consumidores a se inscreverem para uma avaliação gratuita.

AIDA e o E-mail marketing

O modelo AIDA também pode ser aplicado na estratégia de e-mail marketing. Assim que o destinatário receber o e-mail de sua empresa, ele poderá passar pelas quatro etapas do modelo: dá Atenção ao e-mail, gera Interesse em seu produto assim, indo para o terceiro e quarto passo, o Desejo de compra e a Ação de compra.  

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre o que é e como funciona o modelo AIDA de ? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

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