Mitos e verdades sobre o realçador de sabor

Mitos e verdades sobre o realçador de sabor

Cozinhar é uma paixão dos brasileiros e preparar uma comida saborosa e cheia de amor para uma pessoa especial é muito gratificante, pois traz muita alegria e satisfação. A culinária brasileira é uma das mais saborosas e variadas que existem, deixando qualquer pessoa com água na boca, com seus pratos variados típicos  de cada estado e um atrativo para pessoas do mundo inteiro. Além dos temperos marcantes  originais e únicos de cada estado,o realçador de sabor também é muito utilizado no Brasil, deixando as comidas ainda mais saborosas.

Apesar de ser mais usado nos países asiáticos, a China utiliza mais da metade do aditivo consumido no mundo. Já nos Estados Unidos ele é muito consumido através de produtos industrializados. Aqui no Brasil ele vem ganhando força e se tornado um item indispensável nas cozinhas brasileiras.

Você pode preparar receitas maravilhosas de sua região, deixando-as com aquele gostinho espetacular e irresistível com o realçador de sabor. Ele vai intensificar o sabor da sua comida e garantir um sabor único.

Por ser um produto muito utilizado a muitos questionamentos e informações desencontradas sem nenhum fundamento a respeito deste produto.

Neste artigo vamos esclarecer para você algumas das informações sobre o realçador de sabor, vamos trazer os mitos e verdades sobre esse produto que é muito utilizado na China, nos Estados Unidos e no Brasil.

O que é o realçador de sabor

Você com certeza já ouviu falar no realçador de sabor, um aditivo muito utilizado por cozinheiros profissionais e amadores. O realçador de sabor nada mais é que o glutamato monossódico, um aminoácido produzido pelo corpo em maior quantidade no cérebro.

O glutamato monossódico tem o poder de intensificar o sabor  do alimento, deixando-o  mais evidente e proporcionando o gosto umami que é descrito como o quinto sabor do paladar humano. Os outros quatro são azedo, amargo, doce e salgado.

Você vai ver como vai ser especial poder fazer várias receitas de maneira incrível e deixar um sabor surpreendente nas suas refeições, poder trazer o quinto sabor que é o sabor umami que é pouco conhecido mas não menos importante e dá um diferencial nas suas receitas.

Mitos e Verdades sobre o realçador de sabor

O realçador de sabor virou o queridinho dos cozinheiros, por ser um produto excelente e que proporciona  muito sabor à comida. Mas assim como todo bom produto também há as especulações sobre a sua segurança.

Abaixo vamos listar para você alguns mitos e verdades sobre o glutamato monossódico mais conhecido como realçador de sabor.

O uso de glutamato monossódico pode causar câncer

Mito. Na verdade ele é utilizado por pessoas que fazem tratamento de câncer e que perdem o paladar durante a quimioterapia.

O glutamato pode causar algum problema de saúde

Mito Vários estudos já foram feitos  e não há nenhuma comprovação que ele faz mal à saúde, portanto ele é seguro para o consumo.

O glutamato vicia

Mito. Estudos também foram feitos e não há nenhuma comprovação que ele pode viciar.

O realçador de sabor possui muito sódio

Mito .O glutamato monossódico possui três vezes menos quantidade de sódio e o uso dele pode te ajudar a reduzir  a ingestão de sal.

O glutamato monossódico pode te ajudar na perda de peso

Verdade. Estudos recentes comprovaram que o  uso do glutamato monossódico ajuda a saciar a fome reduzindo assim a ingestão de calorias e colaborando com o emagrecimento.

O glutamato monossódico traz benefícios para a saúde

Verdade. A diminuição do sódio aumenta a salivação ajudando na digestão  e contribuindo para uma uma ótima higienização bucal.

O glutamato monossódico causa crises de enxaqueca.                        

Mito. Estudos comprovaram que o uso do aditivo não tem relação com enxaqueca. A causa da enxaqueca está relacionada a outros fatores como estilo de vida e consumo de glúten. 

Existe uma quantidade segura para o uso do glutamato monossódico

Mito. Vários testes foram feitos e foi comprovado que não há necessidade de ter um valor para ingestão diária.

Sendo assim, está mais do que provado a segurança do uso do realçador de sabor.

Agora você pode fazer uso desse aditivo para complementar e deixar as suas receitas  ainda mais saborosas, tendo a certeza que o seu uso não vai fazer mal para sua saúde e ainda por cima te trará benefícios como a redução do consumo de sal.  

Esperamos que você tenha gostado desse artigo, onde esclarecemos várias dúvidas sobre o realçador de sabor e  que essas informações tenham sido úteis para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *