Escova de Dente: 10 dicas de cuidados

Escova de Dente: 10 dicas de cuidados

Para evitar infecções e doenças periodontais, é preciso tomar uma série de cuidados. Entre eles, evitar alguns alimentos em excesso e ser responsável com a higiene bucal com a ajuda de uma boa escova de dente acompanhada de fio dental e enxaguante bucal.

O que poucos sabem é que até mesmo a escova de dente precisa de alguns cuidados simples, mas necessários, para que sua função de manter a limpeza seja cumprida e tenha uma boa durabilidade.

Escolhendo uma boa escova

Existem vários modelos de escovas de dente eficazes, com indicações e preços diferentes, e é importante saber como escolher a correta. 

Pois ela será a responsável por influenciar diretamente na boa saúde bucal, e uma escolha mal pensada pode causar danos aos dentes a longo prazo.

Pensando nisso, qual escolher? Quais tipos existem? Desse modo, confira a seguir, os principais tipos de escovas de dente e suas usabilidades: 

  1. Escova manual

A mais fácil de ser encontrada, além de ser a mais simples e barata, a escova manual é normalmente a primeira escolha nas prateleiras dos supermercados, podendo ter vários tamanhos e formatos. 

É importante prestar atenção nas cerdas, conferindo se são macias para não machucarem a gengiva, e uma recomendação frequente feita pelos dentistas é optar por escovas que tenham a cabeça arredondada, pois conseguem alcançar melhor os cantos da boca.

  1. Escova à pilha

Autodescritiva, são as escovas que funcionam à base de pilhas, e por serem mais modernas, têm um custo um pouco maior que as manuais, por exemplo. 

O seu funcionamento é à base de vibrações, necessitando de menos esforço que a escovação manual.

  1. Escova elétrica

Esse modelo é parecido – e às vezes confundido – com a escova à pilha, e a diferença é que, nesse caso, não é necessário fazer movimentos ou esforços para escovar. 

Pois essa escova já conta com movimentos rotatórios que fazem a limpeza dos dentes por si só, como uma massagem.

Ela é super indicada para quem possui dentes sensíveis – pois, aqui, não existe o risco de forçar a escovação -, além de contar com controle de tempo correto da escovação e serem recarregáveis.

  1. Escova ortodôntica 

Recomendada principalmente para quem usa aparelho fixo por conta de seu formato diferenciado, onde as cerdas são em ‘’V’’. 

Portanto, elas promovem uma limpeza melhor em áreas que outras escovas poderiam não alcançar totalmente, como entre os bráquetes e o fio do aparelho.

  1. Escova interdental

Também é indicada para quem usa aparelho ortodôntico, implantes e próteses – procedimentos que podem ser encontrados em plano odontológico para mei

A diferença entre esse modelo e o anterior é que seu cabo é mais longo e as cerdas mais curtas e macias, na medida certa para alcançar partes mais estreitas entre os dentes. 

Outro diferencial importante desse modelo é que essa escova funciona como um complemento à limpeza depois de usar outros modelos. 

Portanto, é importante checar a necessidade desse complemento com um especialista – disponível em um convenio odontológico para mei -, usando apenas sob orientação.

Se atentando aos cuidados com a escova de dente

Quando os cuidados com a escova de dente são deixados de lado, ao invés de promover a limpeza bucal, ela acaba contribuindo para a proliferação de bactérias e germes, ou seja, fazendo o contrário de sua função. 

Por conta disso, foram selecionadas abaixo as 10 dicas essenciais de cuidados recomendados por dentista preços para manter a escova de dente sempre limpa e protegida pelo máximo de tempo:

  • Manter a escova em um local limpo e protegido;
  • Evitar deixar a escova perto de outras;
  • Não compartilhar com outras pessoas;
  • Lavar em água corrente antes e após cada escovação;
  • Não secá-la com toalhas, e sim naturalmente;
  • Usar capas plásticas protetoras ao transportar;
  • Trocar a cada três meses, quando as cerdas se abrirem;
  • Após gripes ou resfriados, também trocar a escova;
  • Deixá-la longe do vaso sanitário;
  • Periodicamente, limpar com enxaguante bucal.

Seguindo todas essas orientações, ainda assim, é imprescindível o acompanhamento de um especialista durante um tempo em um plano dentário para mei

Com isso, vai dar para realizar limpezas no consultório e checar a necessidade de outros tratamentos para manter a saúde bucal em dia.

Diversas clínicas da atualidade possuem convênios diferenciados, a maioria, cobrindo procedimentos, como restaurações, cirurgias, clareamento, colocação e manutenção de aparelhos. 

Além disso, tem outras que oferecem alguns serviços básicos como limpezas e raspagens, como é o caso de um odonto pme

Vale a pena investir em cuidados especializados sem deixar de manter os cuidados caseiros do dia a dia. 

Pois a saúde bucal, além de fazer parte do corpo e organismo, quando está em dia, também contribui para uma vida melhor, com uma autoestima mais alta e diversos benefícios.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *