Entenda tudo sobre lente de contato dental e como ela pode mudar o seu sorriso

Entenda tudo sobre lente de contato dental e como ela pode mudar o seu sorriso

Dentre os diversos tipos de procedimentos e tratamentos odontologicos, a colocação de lente de contato dental é um dos que vem se apresentando como mais interessante na atualidade. 

 

Isso porque, a ampla tecnologia utilizada na produção das lentes ajudou a tornar esse tratamento qualificado e inovador, como veremos no artigo a seguir.

O que é lente de contato dental?

O ramo da odontologia é voltado para atendimento e criação de soluções relacionadas, principalmente, aos dentes. 

 

Entre os inúmeros instrumentos já desenvolvidos por profissionais dessa área, para aprimorar os tratamentos de odontologia, estão o aparelho invisível e a lente de contato para os dentes.


Esses dois modelos de instrumentos se assemelham em diferentes aspectos, principalmente no objetivo de tratamento. 

 

O uso de aparelhos odontológicos, por exemplo, é muito recomendado para processos de alinhamento dos dentes que sofreram com alguma alteração. 


Mas, diferente da lente, que possui um modelo mais específico e único, voltado para a cobertura e disfarce de pequenos desalinhamentos e/ou apinhamentos, os aparelhos ortodônticos podem ter formatos diferenciados, tamanhos e modo de funcionamento. 

 

O aparelho dental invisivel é um dos modelos mais atuais, tendo a vantagem de ser removível e de material mais discreto. Mas, além dele, também podemos encontrar:

 

  • Aparelho fixo;
  • Aparelho móvel;
  • Aparelho transparente;
  • Aparelho facial.

 

Já a lente de contato também pode ser utilizada para procedimentos de recuperação da formação da arcada dentária de pacientes. 

 

É comum, por exemplo, que os dentes nasçam e se desenvolvam de maneira inadequada, ficando tortos ou muito separados uns dos outros. 

 

Nesse sentido, a lente de contato dental atua na melhora dessas diferenças e cobertura dos vãos. Mas, além disso, ela também pode ser útil para a cobertura de manchas e de pequenas quebras nos dentes.

Como as lentes são colocadas

Como em qualquer procedimento odontológico, o posicionamento das lentes de contato deve ser realizado depois de algumas etapas, como a avaliação da saúde bucal, da mesma maneira que ocorre com o tratamento de clareamento dental, bem como a identificação do tamanho e cor da lente.

 

Assim, antes de posicionar as lentes, o profissional responsável pelo procedimento deve pedir a você alguns exames de modo a entender como está a sua saúde.

 

Na sequência, ele examinará, de fato, como é a sua arcada dentária, onde a lente pode ser utilizada, de que maneira ela deve ser posicionada, entre outros fatores relacionados ao processo em si. 

 

Essa parte é fundamental para que o procedimento seja bem executado e traga mais qualidade de vida ao usuário.

 

Ainda nessa etapa, o dentista pode escolher junto ao paciente, a cor da lente – apresentando as opções que combinarão com outros aspectos da cavidade e da face.

 

Depois de ter realizado toda a avaliação necessária para posicionar as lentes, o profissional responsável trabalhará na produção e confecção da lente.

 

As lentes podem ser produzidas de diferentes maneiras, como através do molde retirado da arcada dentária e aplicado sob uma impressora 3D, que fará a impressão das estruturas; ou pela modelagem tradicional.

 

Por ser produzida em um instrumento moderno, tecnológico e de altíssima capacidade, as lentes garantem resultados impressionantes, mas, conforme o material usado, pode apresentar um custo mais alto.

 

Depois da confecção das lentes, o paciente é chamado até o consultório do profissional responsável pelo procedimento para a devida aplicação sobre os dentes.

Benefícios

São diversos os benefícios que as lentes de contato podem proporcionar para a s pessoas que optam por esse tipo de tratamento, sendo que o principal ganho é estético.

 

A lente ajuda a alinhar os dentes e a gengiva, transformando e otimizando o sorriso das pessoas que optam por esse procedimento. 

 

Além disso, ela elimina manchas nos dentes, deixando eles ainda mais limpos e com uma aparência bastante bonita, fundamental para elevar a autoestima.

 

Mais ainda, é um material bastante durável e discreto, que não incomoda o paciente durante o uso e também não fica exposto, sendo quase imperceptível.

Custos e aplicação

Para finalizar, é importante destacar que o profissional mais indicado para o posicionamento de lente de contato é um especialista em odontologia estética. 

 

Como esse procedimento visa melhorar a estética, naturalmente ele deve ser executado por profissionais que atuam nessa área e com esse objetivo, principalmente para trazer mais segurança e qualidade ao tratamento.

 

Em relação a quanto custa lente de contato dental, isso pode variar bastante, de acordo com o dentista, do tipo de problema que precisa ser corrigido, qual é a disponibilidade tecnológica da clínica, quantas facetas serão colocadas, dentre outros fatores.

 

Portanto, a avaliação com clínicas e profissionais diversos, bem como a cotação de materiais diferentes é importante e deve ser feita antes da definição da clínica.

 

Por fim, é importante destacar que para que o procedimento com lente de contato funcione da maneira adequada e tenha uma melhor durabilidade, é fundamental que as pessoas se atentem com os cuidados necessários com a higiene bucal, garantindo resultados ainda mais qualificados para o tratamento. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *