É possível recuperar dados em HD em qualquer situação?

É possível recuperar dados em HD em qualquer situação?

O HD é o dispositivo de armazenamento mais usado na atualidade, por mais que a perda de dados nele seja recorrente, os arquivos não são tão fáceis assim de serem apagados permanentemente. Na grande maioria dos casos em que a perda de dados a recuperação é possível.

Segundo a Digital Recovery, empresa especializada em recuperação de dados, as principais causas de perda de dados em HD são:

  • Exclusão de partições
  • Formatação
  • Formatação seguida de reinstalação
  • Exclusão de arquivos
  • Corrupção de sistemas de arquivos (FAT, NTFS, Ext2 etc)
  • Ação de vírus ou programas similares (Ransomware)
  • Queima da placa PCB (Printed Circuit Board)
  • Quebra do circuito de leitura de dados
  • Erros de leitura ocasionados por Bad Blocks
  • Desalinhamento do sistema de leitura em relação aos pratos do HD
  • Problemas relacionados a desgaste natural de peças, defeitos de fabricação, superaquecimento ou mau manuseio no transporte e acondicionamento.

Fonte: https://www.digitalrecovery.com.br/recuperar-hd/

Ainda segundo a Digital Recovery, em praticamente todos esses cenários a recuperação de dados é possível, com a tecnologia e com os especialistas certos.

É comum a ideia que após a formatação do HD os dados foram apagados permanentemente sem a possibilidade da recuperação, isso é um engano, é possível fazer a recuperação mesmo após formatação.

Isso porque, os dados ficam inacessíveis pelos os caminhos normais do HD, mas eles ainda permanecem registrados no disco rígido, que pode ser acessado por um especialista, que pode fazer a reconstrução dos dados podendo recuperar 100% dos arquivos apagados.

Há alguns casos em que empresas de recuperação de dados são chamados pela polícia para recuperar dados de um HD que foi formatado, quebrado e até queimado para ocultar os dados contidos. Ainda neste caso a recuperação é possível.

Isso pode acontecer em qualquer tipo de HD, seja ele externo, de desktop ou de notebook.

Como funciona a recuperação de dados

O processo para recuperar requer algumas coisas específicas, como especialistas, softwares para recuperação e uma sala limpa classe 100.

Esses requisitos são indispensáveis para um boa empresa de recuperação de dados, o HD é extremamente sensível e todo o processo feito nele requer um cuidado especial para que não haja problemas com os dados armazenados.

Os danos físicos vão requerer uma Sala Limpa para que o HD seja aberto com total segurança, segundo a PhD Recovery, empresa especialista em recuperar HD:

“Todos os dispositivos de armazenamento são sensíveis, mas o mais sensível é o HD. Os dados do HD são registrados em discos magnéticos e qualquer toque em sua superfície pode colocar os dados armazenados em risco.

No ar existem inúmeras partículas que são invisíveis ao olho nu, elas partículas podem cair sobre o dispositivo aberto e danificá-lo.”

A Sala Limpa controla as partículas contidas no ar, proporcionando assim, um ambiente seguro para que o HD seja aberto.

E para casos em que o HD foi atacado por um ransomware os dados só poderão ser recuperados com por um software criado exclusivamente para isso, poucas empresas conseguiram tal tecnologia, entre essas poucas empresas figuram a Digital Recovery e a PhD Recovery, ambas conseguem recuperar arquivos encriptados por ransomware.

Em uma época como a nossa em que praticamente tudo está armazenado em HDs, SSDs, cartões de memória, pen drives, etc. Saber como fazer a recuperação de dados em caso de perda é vital para qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *