Como planejar suas finanças pessoais e sair do vermelho

Como planejar suas finanças pessoais e sair do vermelho

Sair do vermelho é um dos sonhos de muita gente. Até porque, com as oscilações econômicas, isso parece um pouco distante de acontecer. Mas saiba que, com planejamento adequado e bons aplicativos, você pode começar hoje a mudar de vida.

Desta forma, fará uma espécie de terraplenagem para trilhar caminhos mais retos e sem os percalços de outrora. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente.

Como planejar suas finanças pessoais e sair do vermelho?

Administrar as finanças pessoais pode ser uma tarefa desafiadora para muitas pessoas, especialmente em tempos de crise econômica. O endividamento é uma realidade comum na vida de muitos brasileiros, mas com planejamento financeiro é possível sair do vermelho e construir uma vida financeira saudável.

Assim como um envelope awb ajuda na identificação de produtos que estão dentro de caixas ou envelopes plásticos, esse planejamento trará equilíbrio e melhorará a eficácia daquilo que gasta e guarda.

O primeiro passo para planejar suas finanças pessoais é entender sua situação atual. É importante fazer um levantamento de todas as suas despesas mensais, incluindo aluguel, alimentação, transporte, contas de serviços básicos (como água, luz, internet), lazer, dentre outras. 

Com essas informações em mãos, é possível criar um orçamento mensal realista. Para isso, é importante definir prioridades e estabelecer metas financeiras a curto, médio e longo prazo. 

Por exemplo: é possível economizar 10% do salário todo mês para quitar as dívidas. A médio prazo, a meta pode ser criar uma reserva de emergência, e a longo prazo, planejar a aposentadoria.

Desta forma, reimagine seus finais de semana e evite gastos desnecessários. Viva de acordo com suas possibilidades. Estabeleça um limite para gastos com lazer, por exemplo, e evitar compras por impulso. 

Além disso, é necessário estar atento aos juros e taxas de cartões de crédito e empréstimos pessoais, que podem levar a um endividamento ainda maior. Se precisa adquirir um terminal elétrico para sua residência, que tal comprá-lo à vista? 

E não para por aí! Que tal monitorar constantemente os gastos e receitas, e fazer ajustes no orçamento conforme necessário? É recomendável utilizar ferramentas financeiras, como aplicativos de controle de gastos e planilhas, para facilitar o acompanhamento.

Ao mesmo tempo, buscar conhecimento financeiro e investir na educação financeira está ao alcance de um clique, com diversos cursos rápidos e gratuitos. Enfim, entenda sua situação atual, crie um orçamento equilibrado, estabeleça metas financeiras, evite gastos desnecessários, acompanhe constantemente as finanças e investa na educação financeira. 

Com disciplina e dedicação, é possível alcançar a tão sonhada estabilidade financeira.

Aplicativos para ajudá-lo a controlar as finanças

Com a facilidade de acesso aos smartphones e a popularização dos aplicativos, muitas pessoas estão recorrendo a eles para organizar suas finanças pessoais. Se antes era necessário anotar cada gasto em uma planilha ou caderninho, agora é possível ter um controle mais prático e eficiente por meio de aplicativos específicos.

Assim como há melhor distribuição de energia com a instalação de painéis elétricos, os apps que mostrarem a seguir lhe trarão confiança para moldar seus ganhos e pagamentos futuros. 

Mobills

Esse aplicativo permite registrar todas as despesas e receitas, separando-as por categorias. Também é possível cadastrar contas e cartões de crédito, estabelecer metas financeiras e monitorar o saldo disponível. 

A versão gratuita já oferece diversos recursos, mas a versão paga tem funções extras, como a integração com a conta bancária. Para quem está começando é uma ótima oportunidade para se familiarizar com nomenclaturas, etc.

GuiaBolso

Além de permitir o controle de gastos e receitas, esse aplicativo também analisa as movimentações financeiras e sugere formas de economizar dinheiro. Ele também categoriza os gastos automaticamente. 

Tudo isso ajuda o usuário a ter uma visão mais clara dos gastos mensais. O GuiaBolso é gratuito e não tem propagandas, sendo um dos mais conhecidos e propagados apps nacionais de finanças.

Organizze

Com o Organizze, o usuário cria um planejamento financeiro mensal, definindo limites de gastos e receitas. Também é possível registrar todas as despesas e receitas e controlar o saldo disponível. 

Existe uma versão gratuita, que é bastante completa e intuitiva e também a versão paga, que oferece mais funções, como a possibilidade de cadastrar objetivos financeiros, dando um controle a mais para o dia a dia.

Minhas Economias

Por último e não menos importante, com o Minhas Economias é possível fazer o registro de gastos e receitas, criar orçamentos mensais e controlar o saldo disponível. Ao mesmo tempo, também oferece gráficos e relatórios que ajudam a visualizar melhor a situação financeira. 

Não quer gastar muito? A versão gratuita já oferece diversos recursos. Caso tenha a oportunidade de fazer pequenos investimentos, a versão paga tem funções extras, como a sincronização com a conta bancária.

Com todos esses detalhes colocados em prática, certamente você sairá do endividamento e terá uma vida mais tranquila, sem a necessidade de se desesperar a cada virada de mês.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *