Como abaixar o custo com energia em minha casa ?

Como abaixar o custo com energia em minha casa ?

Se você chegou até aqui é porque certamente procura aumentar a eficiência energética de sua casa. Saiba também que isso não é tão complicado nem caro como você possa pensar. Qualquer casa pode beneficiar de uma eficiência energética, mas para isso você deve cumprir com algumas coisas.

 

Como melhorar a eficiência energética de uma casa?

 

Agora, se você tem uma casa e quer melhorar sua eficiência energética, aqui vamos lhe dar algumas dicas, em ordem de eficiência e economia de energia, que é altamente recomendável que você faça para poupar nas suas contas de energia.

 

  • Reduza os gastos com ar condicionado

 

Quanto mais isolada for a nossa casa, menor será o consumo de aquecimento ou ar condicionado. Mesmo assim, mesmo com um isolamento perfeito, é inevitável que haja um consumo mínimo de ar condicionado, visto que de vez em quando abrimos portas e janelas.

 

Portanto, é melhor que nosso ar condicionado seja o mais eficiente possível, usando energia renovável e muito barata, como algumas das seguintes:

 

  1. Bomba de calor aerotérmica: este sistema pode produzir calor e frio extraindo energia do ar por meio de uma bomba de calor com pequeno consumo de eletricidade. É ideal emcombinação com o pisoradiante.

 

  1. Bomba de calor geotérmica: este sistema é análogo ao anterior, mas retira energia do solo em vez do ar. É muito eficiente, pois a temperatura do solo é muito estável. O único problema é que sua instalação inicial pode ser cara e não valer para todos os tipos de terreno.

 

Para a produção de água quente podemos utilizar um dos sistemas anteriores (aerotérmico, geotérmico) ou utilizar painéis solares que aquecem um tanque inercial. O menos eficiente, em todo caso, é ter um aquecedor elétrico de água.

 

Para economizar energia, é importante que os tubos de água quente (também tubos de aquecimento) sejam devidamente isolados. Se tivermos piscina aquecida, também temos que levar em consideração esses fatores, ainda mais.

 

  • Reduzaosgastos com iluminação

 

Uma parte muito importante do consumo de eletricidade de uma casa (desde que não tenha aquecimento elétrico) é a iluminação. Reduzir o custo da iluminação é simples, basta usarmos lâmpadas que consomem pouco.

 

As lâmpadas mais eficientes são os LEDs, seguidas das lâmpadas fluorescentes ou de baixo consumo. As lâmpadas incandescentes e halógenas são muito ineficientes, por isso não estão mais no mercado. Se ainda tivermos algum deles, é melhor substituí-los o mais rápido possível.

 

Nem é preciso dizer que a iluminação mais eficiente é a natural, por isso é aconselhável aproveitar ao máximo as horas de sol.

 

  • Use eletrodomésticoseficientes

 

Em geral, os aparelhos novos são muito mais eficientes do que os antigos, portanto, será útil trocar os aparelhos para economizar no consumo, mesmo que os antigos ainda funcionem. Embora tudo vai depender da frequência com que usamos cada eletrodoméstico.

 

Também é útil programar eletrodomésticos e aparelhos elétricos para que consumam a menor quantidade possível. Por exemplo, que a geladeira e o freezer não estejam excessivamente frios, que o aquecimento não seja excessivamente alto, não deixe aparelhos elétricos em stand-by, etc.

 

  • Criesuaprópria energia elétrica

 

A melhor maneira de economizar eletricidade é produzindo você mesmo. Hoje, o sistema mais eficiente para produzir eletricidade para autoconsumo são os painéis fotovoltaicos. Podem ser instalados tanto em moradias novas como em moradias existentes, desde que haja espaço disponível no terreno ou na cobertura do edifício.

 

Hoje, todas as novas casas que são construídas são altamente eficientes em termos energéticos, por isso temos de realçar a melhoria da eficiência energética das casas existentes.

 

As características de uma casa eficiente são as mesmas para uma casa existente e para uma casa nova, ou seja, devemos fazer com que as casas existentes tenham características semelhantes às que se constroem de raiz. Desta forma, iremos promover a reabilitação, que é em si uma prática muito mais eficiente do que construir uma nova casa.

 

O mais importante para reabilitar ou construir uma casa que poupe energia é conseguir, acima de tudo, a máxima poupança de aquecimento, que se consegue principalmente isolando bem a casa. Também é importante usar sistemas de aquecimento e ar condicionado eficientes.

 

Por fim, para consumir pouca energia elétrica é bom usar luminárias e eletrodomésticos eficientes. A cereja do bolo seria gerar energia elétrica para autoconsumo, de forma que, aqui, poderíamos dizer que a nossa casa é uma casa de consumo zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *