Beach tennis: Por que está cada vez mais popular?

Beach tennis: Por que está cada vez mais popular?

Qual esporte você pensa quando falamos das modalidades mais praticadas no Brasil? Bom, naturalmente, o primeiro lugar que ocupa o nosso imaginário é o tão querido e amado futebol, talvez algumas pessoas possam até associar outros esportes como vôlei e até mesmo natação ou ginástica artística, modalidades fortes também no país, mas existe uma modalidade que vem chamando a atenção nos últimos anos, o chamado beach tennis. 

Segundo reportagem da revista Veja, empresas que oferecem essa modalidade chegaram a crescer cerca de 150% a 200% durante a pandemia o que alavancou o esporte por todo o território nacional.

Principalmente é claro, com foco nas regiões litorâneas do país, muitas pessoas podem nem saber, mas o Brasil é tetracampeão mundial da modalidade, conquistando o último título recentemente em 2021, sendo considerado um dos países mais fortes profissionalmente.

É claro que essa foi uma modalidade, que foi cresceu nos últimos anos, assim como vemos cada vez mais totem de led espalhados pelos restaurantes, vemos cada vez mais pessoas praticando esse esporte, principalmente no Rio de Janeiro, mas até outras capitais que não possuem praia se viram com arenas com areia. 

No texto de hoje, iremos mostrar os motivos que fazem o beach tennis se tornar uma modalidade tão popular nos dias de hoje sendo o verdadeiro “queridinho” do Brasil atualmente, bora conferir o que faz esse esporte tão especial? Então vamos lá!

O que é beach tennis?

Antes de mais nada, a primeira coisa que você deve entender é o que de fato, significa o beach tennis, ou em uma tradução para o português, tênis de praia. esse é um esporte criado a partir do frescobol e se assemelha muito com o já tradicional tênis, porém é claro que possui algumas diferenças entre ambas as modalidades. 

Se você está acostumado a acompanhar o esporte de Guga ou Roger Federer, saiba que o beach tennis é bem diferente em todo o seu desenvolvimento e funcionalidade, principalmente em suas regras, elas são bem mais simples e de fácil entendimento do que o “tradicional”, o que faz com que as pessoas se interessem mais pela modalidade. 

Também vale destacar a sua diversidade, o esporte pode ser jogado em diferentes formatos como 1 contra 1 na quadra simples, 2 contra 2 na quadra de duplas e 2 contra 2 em duplas mistas (homem e mulher), toda essa variedade auxilia a popularidade do esporte, que alcançou recentemente, a marca de 1 milhão de praticantes no mundo inteiro. 

Como jogar beach tennis?

O beach tennis é disputado em uma quadra de areia, com uma raquete e bolas padronizadas para esse estilo de terreno, como citamos acima, ele se assemelha bastante com o tênis, assim como um exaustor axial ou radial, porém existem diferenças entre eles. 

Além da quadra, o jogo no beach tennis é mais executado em duplas, além da diferença em todo o equipamento, como o tamanho do campo, rede, bolinha e raquete, tudo é diferenciado tornando essa modalidade mais fácil do que o chamado tênis de quadra. 

Para vencer o jogo, é preciso que o atleta ou a dupla consigam vencer 6 games, e para vencer cada um deles, a marcação total deve ser de 40 pontos, ele segue a linha de marcação dos pontos em 15,30 e 40, sendo que o primeiro vale 15, o segundo 30, na terceira 40 e na última, a pessoa ganha. Não existe empate, caso ambos tenham 40 pontos, quem fizer o próximo ganha aquele game, simples, não?

Beach tennis: Por que está cada vez mais popular?
Beach tennis: Por que está cada vez mais popular?

Quando ele foi criado e quando se popularizou no Brasil?

Podemos afirmar que o beach tennis é um esporte relativamente novo, ele foi criado na década de 1980, na província de Ravena na Itália, sendo como já citamos acima, um derivado do chamado frescobol. 

Mesmo com mais de 30 anos de história, o beach tennis chegou ao Brasil apenas em 2008, no Rio de Janeiro, em uma iniciativa de Leopoldo Correa e Adão Chagas, uma das pioneiras do esporte no país foi a tenista consagrada Marcela Evangelista.

O esporte se popularizou tanto no país que como já citamos acima, o Brasil é tetracampeão mundial, sendo considerado o segundo país que mais pratica e que possui os melhores atletas da modalidade, ficando atrás apenas do seu criador, a Itália. 

As vantagens do beach tennis

Para entender a sua popularidade, precisamos começar falando sobre os seus benefícios, assim como um conserto de bomba de água pode resolver muita coisa na sua piscina, o beach tennis possui inúmeros benefícios que fazem dele um esporte tão praticado na atualidade. 

A começar pela sua alta queima calórica, são cerca de 600 calorias que vão embora a cada hora, o que faz dele uma atividade excelente para quem quer perder peso, ele também ajuda no fortalecimento muscular e na tonificação de músculos como o abdômen e os braços. 

Além disso, ele também auxilia em todo o sistema cardiovascular, vale destacar que a ambientação do beach tennis também merece destaque, por ser um esporte praticado na praia, toda intensidade e dinâmica do espaço auxiliam na interação social, além de todos os fatores que citamos acima. 

Após chegar até esse ponto do texto, você já deve ter entendido os motivos que fazem o beach tennis uma modalidade tão popular, certo? A começar, é claro, pela saúde, todo esporte acaba sendo saudável, e esse em particular, auxilia com uma vasta perda de calorias e um bom fortalecimento geral dos músculos e do sistema cardiovascular. 

O segundo ponto é a sua alta interação social, o ambiente praiano proporciona algo diferente do que outros esportes, e o estilo de jogo em duplas promove muito a interação social e o conhecimento de novas pessoas, fazendo amizades e estabelecendo novos vínculos através desse esporte. 

O beach tennis é extremamente simples e inclusivo, não existe uma limitação de idade nem sexo para a prática do esporte, o que faz com que acabe mesclando pessoas das mais diferentes possíveis. 

Isso acabou popularizando o esporte, e foi um dos principais motivos que fez com que ele crescesse tanto durante a pandemia: o aumento na interação social junto com um ambiente que o brasileiro ama: a praia. 

O bem-estar, atrelado ao bom condicionamento físico, junto com o ambiente praiano e a alta interação social, fazem com que esse esporte cresça e se renove cada vez mais, como se estivesse sempre trocando a sua resistência cartucho e se reinventado, e acredite, a tendência é aumentar ainda mais os fãs e praticantes de beach tennis no Brasil. 

O que achou do texto de hoje? Você gosta de beach tennis? Já praticou o esporte? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *