Autoteste de Covid-19: como funciona e como interpretar o resultado?

Autoteste de Covid-19: como funciona e como interpretar o resultado?

Já ouviu falar do autoteste de Covid-19? Em janeiro de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a comercialização do Autoteste Antígeno Nasal (AT-Ag) para detectar se a pessoa está ou não infectada pelo Coronavírus.

Aliás, a procura por este tipo de teste e a busca por mais informações sobre como funciona o autoteste de Covid são crescentes.

Isso se deve, principalmente, ao novo aumento no número de casos de pessoas infectadas que o país vem registrando nos últimos meses. Para as autoridades sanitárias, isso é reflexo do relaxamento do uso de máscaras e das medidas de distanciamento, assim como a cobertura vacinal abaixo do ideal.

De fato, mais de 80% da população já tomou, pelo menos, as duas doses da vacina (ou a dose única). Porém, no que se refere às doses de reforço (D3 e D4), esse percentual cai para menos de 50%.

Tendo isso em vista, a pessoa interessada em saber se está com Covid pode recorrer ao autoteste de Covid-19, disponível para compra em farmácias e drogarias, sem necessidade de apresentar a prescrição médica no balcão.

Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o autoteste de Covid: como funciona, como é feito, quando fazer e como interpretar o resultado.

Autoteste de Covid-19: como funciona?

O Autoteste Antígeno Nasal já está disponível como teste de farmácia para pessoas que suspeitam estar contaminadas com o Coronavírus. Mas como saber se está com Covid?

Primeiramente, você precisa entender como funciona o autoteste de Covid-19. Ao adquiri-lo na farmácia, você receberá um kit com:

  • tampão de extração;
  • filtro;
  • swab (cotonete).

A testagem é feita a partir da coleta do seu muco nasal, por meio do swab. Mais à frente, você vai entender como funciona o swab.

Você pode fazer o teste sozinho, sem a necessidade de ajuda de um profissional da saúde. Basta seguir as orientações presentes no manual de instruções do fabricante.

A intenção do autoteste de Covid-19 é permitir que pessoas infectadas, ao ter a confirmação de que carregam o vírus, possam adotar medidas de isolamento imediatamente. Dessa forma, evita-se transmitir o vírus para outros, além de desafogar o sistema de saúde – recorrendo a este apenas quando necessário.

O método desse teste de farmácia é o imunocromatográfico. Ou seja, ele utiliza cores para indicar a presença ou não do Coronavírus, semelhante aos testes para saber se a mulher está grávida.

Como o autoteste de Covid-19 é feito?

Como pontuamos no tópico anterior, o autoteste para detectar se a pessoa está com Covid-19 funciona a partir da coleta de muco presente no interior no canal nasal.

Cada fabricante pode ter suas especificações em relação à forma de executar o teste. Assim, é necessário ler atentamente as instruções de uso.

Porém, de um modo geral, o mecanismo é o mesmo em todos os testes. Em primeiro lugar, você precisa higienizar suas mãos.

Em seguida, sente-se à mesa, de preferência com um espelho à sua frente para auxiliá-lo. Remova o swab da embalagem. Ele integra o kit de autoteste e serve para que você faça a coleta do muco.

Com essa espécie de cotonete (que é o swab), você vai passá-lo pela cavidade nasal fazendo leves rotações.

Depois, você vai retirar do kit um pequeno tubo que possui uma solução aquosa. Abra esse tubo e mergulhe o cotonete com a amostra que você coletou do seu nariz. Misture bem para garantir que o material se misture à solução.

Feito isso, feche o tubo e, em seguida, pingue essa solução com a tampa de conta-gotas no dispositivo do teste. 

Ao fazer isso, o dispositivo vai “ler” o material e, se ele detectar a presença da proteína do Sars-Cov-2, seu teste deu positivo para Covid-19.

Aguarde de 15 a 30 minutos para obter o resultado.

Aprenda a fazer o autoteste de covid-19

Quando fazer o autoteste de Covid?

O recomendado é que o autoteste para saber se você está com Covid ou não seja feito nos primeiros 7 dias após a manifestação de sintomas.

No caso de pessoas assintomáticas, indica-se fazer o autoteste a partir do 5º dia após ter estado em uma situação de risco, como aglomeração ou contato próximo com alguém que você sabe que positivou para Covid-19.

Mas por que esses prazos são importantes?

Respeitar esses períodos que citamos é necessário para que dê tempo suficiente para a proteína do Sars-Cov-2 se acumular na cavidade nasal. Assim, ficará mais fácil detectar o Coronavírus ao dissolver o material na solução do kit de autoteste.

Se não cumprir esse prazo, pode ser que o teste dê um resultado falso negativo e você transmita a doença para outras pessoas sem saber.

Como interpretar o resultado?

Pois bem. Você coletou o material com o swab, dissolveu na solução que veio no kit e pingou algumas gotas dessa mistura no dispositivo de teste.

Depois de aguardar de 15 a 30 minutos, você deve observar alguns sinais para interpretar o resultado.

Se aparecer uma linha reta em frente à letra “C”, o resultado do seu teste deu negativo. Mas, se essa mesma linha aparecer em frente à letra “T”, significa que você positivou para Covid-19.

Caso não apareça nenhuma linha, seu teste está inválido e você precisará repeti-lo.

Existe também a possibilidade de essa linha aparecer tanto no “C” quanto no “T”. Isso significa que o resultado foi positivo.

Quando o resultado é positivo, é praticamente certo (99,99%) de que você está infectado. Por outro lado, os resultados negativos podem não refletir tão bem a realidade, pois o prazo para coleta pode não ter sido respeitado ou você não conseguiu coletar material com carga viral suficiente.

Sendo assim, se o teste der negativo, mas você ainda está na dúvida ou apresenta sintomas de Covid-19, faça de novo após 48 horas.

Se preferir, procure uma unidade de saúde mais próxima, pois os profissionais vão realizar o exame PCR, que é mais confiável para determinar um diagnóstico definitivo.

Bom, ficou claro para você como funciona o autoteste de Covid?

A antecipação do diagnóstico por meio do autoteste é uma medida importante de prevenção. E, se você tem alguma suspeita, nem precisa sair de casa para comprar o teste. Acesse a plataforma Memed+, escolha seu kit e receba em casa com agilidade e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *