Assinar com uma contabilidade online vale a pena?

Assinar com uma contabilidade online vale a pena?

A popularização da internet facilitou diversos processos burocráticos, inclusive os empresariais. Assim, serviços remotos, como a contabilidade online, por exemplo, facilitam e economizam tempo no dia a dia do empreendedor.

No entanto, por ser um serviço relativamente novo, é comum o receio em adquiri-lo. Desta forma, o texto de hoje visa esclarecer como funciona a contabilidade online e se realmente vale a pena fazer a transição para o serviço remoto.

Continue o texto e saiba mais.

O que é contabilidade?

Contabilidade é uma ciência essencial para a administração de uma empresa. Isso porque ela é responsável por estudar, controlar e interpretar fatos que ocorrem e podem afetar diretamente a entidade.

Mais precisamente, a contabilidade administra o patrimônio de uma instituição e garante que ela tenha acesso aos seus direitos e cumpra com suas obrigações legais.

Dessa forma, essa ciência tem um dos papéis principais para influenciar na tomada de decisões da empresa. Pois, através de relatórios e informações trazidas pela equipe de contabilidade, o empresário decidirá o que é ou não viável para sua empresa.

Sendo assim, a contabilidade tem um papel fundamental dentro de uma empresa, com poder de influenciar decisões e mudar o rumo dos negócios, seja uma clínica estética em BH ou uma pequena loja no centro do RJ. Além disso, garante que a instituição não tenha nenhum problema legal.

Contudo, com a evolução do mercado, diversas empresas contábeis resolveram digitalizar o seu serviço, a fim de descomplicar processos burocráticos e facilitar a vida de seus clientes.

E contabilidade online?

Assim como a contabilidade tradicional, o serviço de contabilidade online tem como objetivo oferecer a administração do patrimônio da empresa. Entretanto, ela descarta a necessidade de um escritório físico, tornando sua gestão totalmente remota.

Dessa maneira, todos os documentos são disponibilizados de maneira online, portanto, não é preciso que o contratante se desloque até o escritório do contador para ter acesso às informações de sua empresa.

Essa transformação se dá a partir da necessidade de acompanhar as constantes transformações do mercado, que está cada vez mais digital. Com isso, a contabilidade online tem acesso a softwares, ERPs e outros sistemas tecnológicos que melhoram seu desempenho e eficiência.

Mas, se por um lado a contabilidade online gera agilidade nos processos burocráticos por meio de seus sistemas, por outro, ele também gera a insegurança em investir em uma abordagem relativamente nova.

No entanto, o contador Felipe Miranda e sua equipe garantem a mesma eficiência e agilidade – até mais – de uma consultoria tradicional. A ideia principal é manter a qualidade do serviço, mas, facilitando a vida do empreendedor que terá mais tempo de sobra para focar em outras tarefas essenciais para sua empresa.

Assim, serviços como:

  • Lançar os impostos mensais;
  • Manter as obrigações legais da empresa;
  • Gerir a contabilidade;
  • Relatórios contábeis;
  • Demonstrações de resultados.

Serão oferecidos a sua empresa com máxima competência. Além disso, a equipe está disponível através de diversos canais de comunicação, como, whatsapp, e-mail e aplicativo. Assim, entre em contato para conhecer os planos mensais.

Vantagens da contabilidade online

São diversas as vantagens de aderir a contabilidade online na sua empresa. Como exemplo, abaixo estão algumas delas.

Custo benefício

Citando as vantagens da contabilidade online para uma empresa, essa, com certeza, deve ser a primeira a ser citada: o custo benefício.

Isso porque a contabilidade online tem essa relação entre custo e benefício como um dos atrativos principais para os negócios. Pois, sem a necessidade de um escritório físico, é muito mais barato manter a estrutura do escritório contábil, que passa a ser, principalmente, a nuvem.

Além disso, o uso de softwares como o SaaS, permite que os consultórios online de contabilidade ofereçam serviços completos cobrando apenas uma mensalidade fixa.

Poupa o seu tempo

Já imaginou precisar se deslocar até o escritório da sua consultoria para resolver algo relacionado asua empresa? Com a contabilidade online não existe esta necessidade. Assim, todos os processos são otimizados e em poucos minutos você terá resolvido suas questões.

É possível resolver tudo através da internet, desde a emissão de notas fiscais até mesmo se atualizar sobre as finanças da sua empresa com o contador.

Dessa maneira, você terá mais tempo para direcionar sua atenção para outras questões do dia a dia da sua empresa enquanto a sua equipe de contabilidade toma conta de todos os processos burocráticos.

Acesse em qualquer lugar

Você terá acesso às informações e transações da sua empresa em qualquer lugar. Isso porque qualquer pessoa autorizada pode ter acesso às informações disponíveis na nuvem.

Além disso, você também poderá acessar a qualquer hora, uma vez que você pode utilizar diferentes dispositivos com acesso à internet para isso, como smartphones, tablets, notebooks, etc.

Assim, a digitalização desse processo permite maior autonomia ao empreendedor, sem que ele tenha que recorrer ao contador toda vez que precisar de uma informação.

Automatização de tarefas

Graças aos softwares e diversos sistemas disponíveis, hoje é possível automatizar processos repetitivos que antes precisavam ser feitos manualmente e levavam horas.

Ferramentas como o cálculo automático, por exemplo, facilitam esses processos. Dessa maneira, o sistema utiliza notas fiscais, extratos bancários, relatórios e outras informações existentes na nuvem para fazer essas tarefas de maneira eficiente.

E assim, mais uma vez, culminando para a otimização de tempo, possibilitando que o empreendedor utilize suas energias para elaborar novas estratégias para crescer o seu negócio.

Influência na tomada de decisão

Além de tudo, a contabilidade online tem maior influência nas decisões de gestão de um negócio. Pois, as informações disponíveis no sistema de maneira ágil e fácil de acessar levam a escolhas mais acertadas e responsáveis.

Como por exemplo, ao acessar os demonstrativos contábeis dos últimos meses, você poderá analisar o desempenho da empresa e fazer projeções de maneira precisa para maximizar os seus ganhos.

E ainda, você pode entrar em contato com os consultores a qualquer momento através de um dos canais de comunicação para que ele possa contribuir com insights que irão te ajudar na tomada de decisão.

Proteção de dados

Como citado acima, é comum que os empreendedores fiquem inseguros em relação à confidencialidade das informações de sua empresa. No entanto, quando se trata de contabilidade online, a segurança dos dados se torna uma das características principais.

Assim, utilizar a nuvem como alternativa para armazenar os seus dados é a escolha mais adequada nos dias de hoje. Pois, em um escritório físico existem grandes chances de perda, roubo ou qualquer outro imprevisto que prejudique a integridade das suas informações.

Entretanto, o sistema de nuvem utiliza criptografias avançadas para a proteção dos seus dados, garantindo maior segurança.

Estatísticas que comprovam a eficiência da contabilidade online

Mais do que citar as vantagens da contabilidade online, mostraremos aqui estatísticas que comprovam porque essa é a melhor escolha para o seu negócio.

Segundo relatório publicado em 2020 pela Market Watch, o faturamento do mercado global de softwares de contabilidade online em 2019 fechou em US $2,98 bilhões, e até 2026 esse número deve chegar a US $4,56 bilhões. Ou seja, esse mercado crescerá em média 6,2% por ano.

Além disso, outra pesquisa realizada pelo PracticeofNow em 2018, afirma que 47% das pequenas empresas, 45% das empresas de médio porte e 58% das empresas de grande porte optam pela contabilidade online do que a tradicional.

Assim, concluímos que a contabilidade online tem ganhado mais espaço no mercado porque vale a pena pelo seu custo benefício. Em tempos tão corridos, ferramentas que te ajudam a otimizar o seu tempo são sempre bem vindas.

Para saber mais sobre a equipe Felipe Miranda e os serviços que oferecemos entre em contato conosco.

Um comentário em “Assinar com uma contabilidade online vale a pena?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *