5 maneiras de aplicar o marketing de recompensa

5 maneiras de aplicar o marketing de recompensa

O marketing de recompensa é uma estratégia usada pelas empresas para promover o reconhecimento dos consumidores, por meio de recompensas que fazem as pessoas comprarem com a marca.

A internet e suas plataformas são capazes de alcançar o consumidor ideal com facilidade, e as organizações devem usar esses recursos para alcançar o consumidor ideal, independentemente de seu porte ou segmento.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e essa realidade não está presente apenas na vida de jovens e adultos. Para se ter uma ideia, cerca de 75% das pessoas com mais de 55 anos compram produtos e serviços na internet.

Porém, mesmo diante das novas possibilidades de alcançar clientes e possíveis clientes, a competitividade entre as empresas também aumentou muito. Para se ter uma ideia, houve um crescimento de 40% no número de lojas virtuais no Brasil.

Elas oferecem diferentes tipos de produtos e serviços que competem entre si e isso faz com que seja necessário inovar e se destacar no mercado.

O marketing de recompensa é um bom recurso, deste modo, o presente artigo busca entender seu conceito, como utilizá-lo e quais são os cuidados necessários com a estratégia.

O que é marketing de recompensa?

Marketing de recompensa é uma estratégia que tem o objetivo de estreitar a relação entre a empresa e os consumidores, e isso acontece por meio de um programa de recompensas.

Independentemente de qual seja o tamanho do negócio, ele vai conseguir se destacar, por meio de uma estratégia dinâmica e inovadora. O diferencial do marketing de recompensa é que ele ajuda a atrair novos clientes e incentivar quem já compra com a marca.

Em linhas gerais, uma empresa de aluguel galaxy fiber deve usar a metodologia tanto para conquistar clientes novos quanto para fidelizar os que já possuem.

Mas esses não são os únicos benefícios de investir na prática, visto que ela ajuda a reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC), facilita a venda de novos produtos e serviços e aumenta o nível de engajamento.

É necessário recompensar os consumidores porque eles estão cada vez mais certos do tipo de experiência de compra que desejam.

Por meio do marketing de recompensas, é possível explorar essa condição do mercado atual e fazer com que o negócio consiga se destacar em meio aos concorrentes.

Como usar o marketing de recompensa?

Existem várias maneiras de recompensar o cliente, podendo ser por meio de um programa de fidelidade em que ele acumula pontos toda vez que compra um produto ou serviço.

Por exemplo, uma loja de móveis para quarto planejado masculino pode oferecer cupons de descontos exclusivos ou fazer sorteios apenas para as pessoas que compraram com ela.

Mas antes de definir uma ação para colocar em prática, é necessário ter em mente algumas informações. Por exemplo, é fundamental escolher uma bonificação que seja interessante para a persona do negócio.

Também é importante se certificar de que o prêmio proposto faz sentido para a marca, por fim, confirme se o valor da recompensa é compatível com aquilo que a empresa está pedindo em troca.

Se as respostas para todas essas perguntas forem afirmativas, então é o momento de começar a trabalhar com o marketing de incentivo.

Em primeiro lugar é necessário traçar metas, tendo em vista que essa decisão vai nortear toda a estratégia. Entenda quais são as necessidades da marca e trace objetivos como:

  • Aumentar o ticket médio;
  • Reativar clientes inativos;
  • Reter clientes;
  • Fidelizar clientes;
  • Conquistar clientes novos;
  • Melhorar o engajamento.

Ao ter um propósito em mente, fica mais fácil saber quem a organização pretende atingir. Nesse contexto, um centro veterinário de animais exóticos deve considerar alguns fatores do público, como faixa etária, gênero, localização, renda, entre outros.

Todos esses dados são importantes para saber como se comunicar e o que oferecer para os compradores. A partir disso, é possível trabalhar ações, como:

Conteúdos digitais exclusivos

Ao oferecer materiais exclusivos relacionados à marca, produto ou segmento de atuação, a organização consegue atrair pessoas que possam se interessar por suas soluções.

Existem muitos formatos de materiais digitais que são relevantes para a persona, como ebooks, planilhas, produtos digitais, webinars, treinamentos, cursos, entre outros.

A grande vantagem desse benefício é que ele automatiza a entrega de prêmios e aumenta a quantidade de pessoas que consomem os materiais.

Participação em sorteios

Se o cliente puder participar de sorteios toda vez que fizer uma compra de determinado valor ou atingir uma meta especificada pelo negócio, sem dúvidas ele vai se sentir muito motivado.

Sortear, por exemplo, um colete de futebol infantil enche os olhos do consumidor, inclusive de pessoas que, a princípio, não tinham interesse pelo produto ou serviço.

Mas para que o sorteio seja realmente interessante para o público, procure prêmios atraentes para os leads e interessantes para a imagem do negócio. Considere as dores da persona e ofereça uma solução do jeito que ela precisa.

Tratamento vip

Os clientes também gostam muito de tratamento personalizado e exclusivo, por isso existem agências bancárias que trabalham apenas para os clientes que geram mais lucros e isso pode ser adotado por outros modelos de negócios.

Uma prática muito comum nesse sentido é criar um canal de atendimento personalizado e mais rápido apenas para esses consumidores. Se quiser, a marca pode oferecer acesso antecipado aos lançamentos da loja.

O consumidor vai se sentir incentivado a comprar, ao mesmo tempo em que se torna mais fiel à marca.

Programa de indicação

Um fabricante de tecido de linho fino pode criar um programa de indicação, sugerindo que seus clientes convidem amigos para conhecer suas soluções.

É uma ação que ajuda a aumentar o engajamento e a quantidade de pessoas que compram as ofertas.

Programa de fidelidade

O programa de fidelidade é uma estratégia muito comum e costuma ser usada por grandes empresas do mercado.

A cada compra recebida, o cliente acumula pontos que podem ser trocados por descontos, produtos e até mesmo brindes e premiações.

Cuidados ao investir em marketing de recompensa

O marketing de recompensa é um tipo de estratégia que traz vantagens e benefícios para os consumidores, depois de comprarem um produto ou serviço. Trata-se de uma ação clássica e com o objetivo de fazer o cliente se sentir feliz.

No entanto, existem algumas empresas que recorrem a estratégias desgastantes e pouco assertivas para os negócios.

Mas existem ações simples e inteligentes que podem fazer toda a diferença para o consumidor. Por exemplo, uma bandeira de cartão de crédito pode incentivar as pessoas a pagarem a habilitação especial para moto com o cartão.

Como recompensa, a cada parcela paga o cliente recebe um voucher que será trocado por um sorvete. Essa atitude simples e até mesmo descontraída, faz com que o cliente perceba que não é apenas um consumidor, mas alguém valorizado.

Quando uma pessoa deseja comprar um produto ou serviço e volta para casa com mais do que havia planejado, quer ter a certeza de que tomou a decisão certa. Quando é recompensada, sente que recebeu parte do valor investido.

No entanto, o consumidor pode enxergar o ato de comprar como algo suspeito, questionando-se se o vendedor quer apenas o seu dinheiro ou que ele alcance seu objetivo.

Isso faz com que a recompensa por pontuação deixe de ser um caminho promissor. Um fabricante de telhado galpão industrial deve garantir que o consumidor tenha uma boa experiência.

Por outro lado, se uma marca faz com que a pessoa tenha que acumular pontos para ser beneficiado no futuro, pode gerar um desgaste financeiro e emocional, portanto, não vai se ver recompensada e presenteada.

A agilidade e assertividade trazidas pelos aplicativos e ferramentas acabam se desvirtuando dessas características e criam barreiras na relação entre as marcas e os usuários.

De acordo com um relatório emitido pela Loyalty Report de 2021, 81% dos consumidores querem criar um relacionamento com as marcas, mas para isso, elas precisam conquistar sua confiança e fidelizá-los.

Para um fabricante de coifa inox industrial, um cliente fiel é crucial porque ajuda a aumentar as vendas e o reconhecimento da marca, inclusive, compartilha com outras pessoas a experiência positiva que teve durante o atendimento.

Portanto, mesmo recompensando o cliente, é fundamental cuidar da estratégia para que ela não provoque sensação de desgaste ou desânimo para receber o presente.

Considerações finais

O marketing de recompensa é uma estratégia simples e inteligente, capaz de trazer ótimos resultados para as empresas, principalmente no que diz respeito às vendas.

Sendo essa uma forma de bonificar o cliente ao mesmo tempo em que cria uma conexão maior com ele, o que futuramente ocasionará no aumento de lucros para a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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