Algumas esclarecidas dúvidas que muitos tem sobre clareamento dental

Algumas esclarecidas dúvidas que muitos tem sobre clareamento dental

Ter um sorriso branco e brilhante é o desejo de muita gente. E é por isso que o clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados. Mas ele também gera muitas dúvidas: é recomendado a todos? Quanto tempo dura? Quem pode fazer?
Pensando nos pacientes que querem um tratamento estético para melhorar o sorriso, mas ainda não sabem se esta é a melhor opção, a Coife Odonto separou as principais perguntas sobre o assunto e consultou seus especialistas para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento.

Confira:

1. Como funciona o clareamento dental?
O agente clareador usado no procedimento é capaz de penetrar na estrutura dental e reagir quimicamente com os pigmentos presentes nos dentes, quebrando-os em moléculas muito menores, que refletem a luz de maneira diferente – e podem inclusive ser difundidos para fora da estrutura dental, causando a diferença visual de dentes mais claros.

2. Quem pode fazer este tratamento?
A indicação é que o clareamento dental seja evitado por gestantes, lactantes e pessoas abaixo de 15 anos (nessa idade, a câmara pulpar ainda é muito ampla, e isso pode tornar os efeitos da sensibilidade mais intensos). Para quem não se encaixa nessas categorias, o clareamento dental está livre.

3. Por que é preciso supervisão do dentista para o clareamento caseiro?
Somente o profissional poderá indicar qual o tratamento correto e qual a concentração adequada do gel clareador para cada caso. Além disso, há uma série de procedimentos prévios que apenas o dentista consegue fazer, como tratamento de cáries, gengivite, restaurações com infiltrações, dentes com trincas, recessão gengival, etc. O uso de gel clareador é contraindicado para pacientes que não puderem solucionar os problemas acima.

4. Clareamento dental deixa os dentes sensíveis?
Pode haver hipersensibilidade dental em diferentes níveis, de acordo com particularidades de cada paciente – problema tranquilamente contornado pelo profissional, caso o paciente relate incômodo. A maioria dos pacientes não apresenta hipersensibilidade, e para aqueles que apresentam, há alternativas para tratar o efeito indesejado.

5. Cremes dentais e fitas clareadoras deixam os dentes mais claros?
Os cremes dentais com efeito clareador apenas retiram as manchas superficiais dos dentes, devido à sua grande abrasividade. Já as fitas agem como agentes clareadores, com uma concentração muito baixa de peróxido de hidrogênio. Porém, elas têm o inconveniente de não se adaptarem tão bem às arcadas quanto uma moldeira feita sob medida, podendo comprometer a efetividade do clareamento. Ainda, sem o acompanhamento do dentista, não há como controlar uma possível sensibilidade dental e nem tratar problemas que inviabilizam o clareamento dental.

6. Clareamento dental pode ser prejudicial à saúde bucal?
O clareamento dental não altera a integridade dos dentes e não os torna mais frágeis, fracos, nem mais suscetíveis às cáries. Inicialmente pode haver uma pequena perda de conteúdo mineral do esmalte, mas esses minerais são repostos naturalmente pela própria ação da saliva em pouco tempo.

7. Quais são os efeitos colaterais do clareamento dental?
Durante o clareamento dental, é possível que o paciente sinta um aumento da sensibilidade dos dentes a variações de temperatura, principalmente ao frio. Ela pode ser controlada com alguns tratamentos prescritos pelo dentista. Irritações na gengiva, garganta, língua ou lábios podem acontecer, embora isso seja em decorrência do uso em excesso de gel na moldeira.

8. É preciso trocar as restaurações de todos os dentes depois de fazer o clareamento?
As restaurações nunca são clareadas, pois não sofrem ação do gel clareador – mas também não sofrem danos durante o tratamento. Assim, só será necessária a troca de restaurações em dentes que aparecem no sorriso, por uma questão estética. Cabe ressaltar que algumas manchas pré-existentes também podem se sobressair após o procedimento, devendo ser identificadas previamente para que não haja insatisfação do paciente após o tratamento.

9. Qual a diferença entre clareamento caseiro e de consultório? E qual o mais eficaz?
Os géis de uso caseiro podem ser à base de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio. Os géis de uso em consultório (somente aplicado pelo profissional) têm uma maior concentração de peróxido de hidrogênio, em torno de 35%, as sessões duram em torno de 40 minutos, e são necessárias em média 2 a 3 sessões para um bom clareamento. Os dois tratamentos são equivalentes, até mesmo porque quem dita o limite do clareamento é a própria fisiologia do dente.

10. Quanto tempo dura?
A longevidade do clareamento é variável de um paciente para outro. Mas de acordo com estudos, o tempo médio de retenção de cor é de 2 a 3 anos.

* É importante lembrar que, seja no método caseiro ou de consultório, o acompanhamento do dentista é imprescindível para evitar eventuais problemas que possam surgir pelo uso dos géis sem o devido conhecimento profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *