7 dicas de como manter seu tempo mais organizado

7 dicas de como manter seu tempo mais organizado

Muitas pessoas acham às 24 horas de um dia não são o suficiente para realizarem todas as suas tarefas, e se você faz parte desse grupo, esse texto é ideal para você. Afinal, cada segundo do dia importa, mas não é porque os minutos passam rápido ou porque faltam horas dentro do seu dia, na realidade, a sua necessidade é a sua organização. 

Todos nós temos a mesma quantidade de horas, minutos e segundos, a diferença entre pessoas mais produtivas e menos produtivas é como cada uma delas consegue organizar o seu tempo para ampliar o seu desempenho e melhorar exponencialmente a sua produtividade. 

A grande maioria das pessoas vai apenas empilhando tarefas sem ter um planejamento e sem organizar aquele valioso tempo que elas possuem, o que acaba resultando em atrasos, dias pouco produtivos e um baixo rendimento pessoal e profissional, no fim das contas, você não consegue nem consertar o purificador de ar portátil que tinha planejado e muito menos fazer a janta para a sua família, o que gera prejuízo e acaba acumulando tarefas como uma bola de neve.

Cá entre nós, ninguém quer passar por isso, certo? E a resposta para evitar toda essa dor de cabeça é simples: organização. No texto de hoje, separamos 7 dicas de como você pode manter seu tempo mais organizado e aproveitar melhor cada segundo, bora conferir? Então vamos lá!

1. Faça lista com suas tarefas do dia seguinte

Para manter seu tempo totalmente organizado, o primeiro fator que deve se preocupar é justamente com quais serão as atividades que serão realizadas no dia seguinte, para isso é necessário montar uma lista contendo as informações de todas as suas tarefas. 

Separe um tempo na sua noite anterior para fazer anotações, seja em um caderno, agenda ou até mesmo dentro do seu smartphone, o importante é adicionar quais são as suas tarefas e os seus objetivos que deseja concretizar no dia seguinte. 

Isso vai te trazer uma dimensão do tempo gasto e vai te dar um panorama do que pode ser feito, marcando exatamente suas atividades, não esqueça de riscar da lista sempre que algo for concluído e só acrescente tarefas que acha que podem ser realizadas durante aquele período. 

2. Estabeleça quais são os níveis de prioridades

É natural que existam inúmeras tarefas em sua lista, muitas vezes até mais do que você queria que tivesse, porém nem sempre é possível realizar todas as tarefas listadas, concorda? Dessa forma, é necessário estabelecer quais são seus níveis de prioridades e para quais tarefas você quer dar um foco maior. 

Sempre ao montar sua lista, coloque em cima aquelas atividades que possuem um caráter de urgência e devem ser feitas o mais rápido possível, talvez seja necessário arrumar uma máquina de corte a laser ou entrar em contato com algum cliente, então sempre saiba dar prioridade naquilo que é considerado o mais importante, criando um nível hierárquico entre as suas atividades. 

3. Não seja multitarefas

Se tem uma coisa que deixa o seu tempo totalmente desorganizado são as chamadas multitarefas, é natural que você queira executar várias atividades de uma só vez, mas acredite, isso não é nem um pouco positivo e pode ser extremamente prejudicial na gestão do seu tempo. 

Mesmo que você consiga fazer tarefas ao mesmo tempo, isso vai prejudicar o seu desempenho e fazer com que você demore talvez até o dobro, deixando tudo uma bagunça e com uma execução negativa. 

Procure focar naquelas atividades mais urgentes listadas no tópico anterior, separe aquilo que irá fazer e não misture várias atividades ao mesmo tempo, tendo uma execução totalmente separada e individual de cada ação. 

4. Tenha um foco claro

Outro detalhe no qual você precisa se preocupar é justamente com o seu foco, é necessário que em cada atividade esteja totalmente focado e concentrado na sua execução, concentrando seus esforços em um só local. 

Não gaste tempo desnecessário e evite distrações que podem fazer com que você perca tempo, mantenha-se focado, recomendamos que utilize a técnica Pomodoro para aproveitar ainda melhor cada segundo do seu tempo e ter mais organização na sua produtividade. 

5. Faça pausas com regularidade

É claro que o foco é importante, mas uma boa organização do seu tempo também conta com algumas pausas no meio do caminho, talvez você esteja cansado de limpar o sua Peneira vibratória e seja o momento de tirar um breve período de descanso. 

Uma pequena pausa de 5 até 10 minutos, pode renovar as suas energias e voltar a organizar o seu tempo, já que a execução constante de trabalhos podem acabar gerando lentidão nos processos e até mesmo cansaço, o que resulta em tempo perdido.

Pense em períodos estratégicos de pausa e execute com uma certa regularidade, elas são necessárias para recarregar as energias e voltar com força máxima quando necessário. 

6. Monte um cronograma diário, semanal e mensal

Quando falamos em organizar o nosso tempo, muitas vezes pensamos apenas no dia seguinte ou em um momento próximo, um período curto, mas para que tudo ocorra da forma como queremos, o ideal é sempre ter um pensamento a médio e longo prazo. 

Além de listar as suas tarefas diárias, procure montar cronogramas com o período para executar cada atividade, duração média e até mesmo o horário para as pausas, mas não faça isso só de forma diária, pensa na sua semana e também no seu mês.

Procure planejar a curto, médio e longo prazo, saiba o que deve fazer, quando e de que forma, se antecipar é a forma mais produtiva de se organizar, preparar e executar tudo de maneira mais eficiente e produtiva. 

7. Defina um horário limite e não se sobrecarregue

Por fim, a organização de tempo também significa ter um limite para que tudo aconteça, por mais que falte pouco para terminar uma tarefa, é melhor respeitar sempre um certo horário para que as coisas não saiam de controle, sendo assim, procure definir um horário limite para que tudo aconteça. 

Estabeleça uma limitação para trabalhar dentro da sua empresa de modernização de elevadores, e respeite o tempo estipulado, procure não se sobrecarregar e nunca extrapola aquilo que foi planejado. 

O que achou do texto de hoje? Acredita que agora consiga manter seu tempo mais organizado? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

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