Google: 5 técnicas para ranquear seu site

Google: 5 técnicas para ranquear seu site

Ranquear um site nada mais é do que colocá-lo nas melhores posições de pesquisas, cuja análise tem como base alguns critérios estabelecidos pelo Google, para que ele possa identificar se o site merece ou não esse posicionamento.

Sendo algo muito importante para uma empresa. No cenário atual, é preciso que os empreendimentos estejam bem posicionados em uma plataforma de pesquisa, principalmente o Google, que é a principal delas.

Sendo assim, é importante entender como funciona um ranqueamento de site, como fazer isso no Google e quais são as características necessárias para se conseguir um bom posicionamento. 

Como ranquear um site no Google?

Existem inúmeros fatores preponderantes para que um site seja ranqueado pelo Google, e ele mesmo define esses critérios para colocar uma página em posição relevante diante das pesquisas.

Portanto, seguem 5 técnicas de como ranquear um site de pintura residencial, para que ele possa se destacar nas buscas realizadas pelos internautas e com isso obter um número maior de visitantes:

  • Focar na indexação da página no Google;
  • Otimizar o SEO do conteúdo do site;
  • Definir as palavras-chaves mais relevantes;
  • Analisar a performance do rankeamento;
  • Otimizar os conteúdos.

O processo de indexação é parte essencial das rotinas do mecanismo de busca e é realizado por robôs de rastreamento denominados Googlebots, que executam protocolos padronizados para encontrar novos conteúdos e sites.

Isso faz com que a indexação através de meios naturais demore um pouco mais para ser efetuada, diante da necessidade de uma empresa de manutenção de telhado de zinco, para que ela inicie as estratégias de marketing digital.

Por isso, torna-se necessário investir em soluções atrativas nos Googlebots, como criar um blog ou instalar o Google Analytics para o acompanhamento das métricas estabelecidas pela plataforma de buscas.

A partir do momento em que a indexação está garantida, chega o momento de otimizar o conteúdo e as páginas para obter melhor destaque nas buscas, essa otimização deve ser focada no SEO (Search Engine Optimization), a principal estratégia do algoritmo do Google.

Esse algoritmo é o fator que define a ordem dos resultados das pesquisas, ou seja, é uma estratégia utilizada pelo Google, que não é divulgada, mas é um dos principais pilares para que estes sejam efetuados.

O SEO trabalha tanto na estrutura do site quanto no conteúdo, usando as palavras-chaves mais relevantes para identificar um negócio de frete caminhão de mudança, para que ele seja o mais destacado, frente à concorrência.

Trabalhar com SEO, sem considerar as palavras-chave, é quase impossível, porque elas devem ser escolhidas levando em consideração o que os leads estão à procura e, por meio delas, é que os anúncios são patrocinados no Google.

A concorrência se utiliza do mesmo mecanismo e essas palavras-chave são o foco da conquista de uma posição orgânica das fábricas de açaí, por exemplo, sem a necessidade de investimentos financeiros.

É necessário o acompanhamento das métricas estipuladas pelo Google para verificar o ranqueamento por meio das redes sociais, pois o número de seguidores pode determinar o volume de leads alinhados ao produto ou serviço.

É importante, também, avaliar com regularidade se os conteúdos de um blog sobre piso vinílico acústico são relevantes para os usuários, para que eles tragam bons resultados de vendas, desde que eles estejam interessados neste conteúdo.

As pesquisas mostram que os fatores de ranqueamento tornam-se cada vez mais personalizados, tanto para com os usuários como para as empresas. Por isso, esses critérios estabelecidos pelo Google é que irão colocar uma página em primeiro lugar.

Fatores de rankeamento do Google

Como abordado anteriormente, os fatores de ranqueamento de um site, por meio da análise do Google, são inúmeros. Porém, alguns dos mais importantes e que se destacam são:

  • Page Authority/Pagerank;
  • Autoridade de domínio;
  • Relevância dos links;
  • Conteúdo original e de qualidade;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Palavra-chave do título do conteúdo;
  • Palavra-chave inserida no conteúdo;
  • Tempo de permanência do usuário na página;
  • Velocidade no carregamento da página.

Page Authority ou Pagerank é uma métrica que dá uma nota de 0 a 10 para a autoridade de uma página sobre o uso de uma determinada palavra-chave. Apesar dessa métrica não ser mais pública, o Google ainda a utiliza.

A autoridade de domínio usa os mesmos critérios de avaliação, por meio de notas que vão de 1 a 100 e, quanto maior for essa nota, mais autoridade terá o domínio utilizado para identificar um site de colcha para cama box.  

Quanto à relevância dos links, isso significa que quanto mais a página for colocada em outros sites, mais o Google vai entender que o conteúdo contido nela tem valor e merece ser colocado nas primeiras posições.

Uma forma de ser criativo quanto aos conteúdos é adotar a estratégia de link building, construindo relações com outros blogs de empresas importantes, que atuam no mercado e que podem complementar o link de camisa masculina esporte fino, por exemplo.

Torna-se importante ressaltar, com relação aos conteúdos, que eles devem ser originais e de qualidade e nunca devem ser copiados porque isso não ajuda a ranquear melhor o site. Isso porque o Google valoriza muito mais a originalidade e um texto bem escrito.

O tamanho do conteúdo também é fator primordial e, apesar de não haver um número ideal de palavras ou caracteres a serem utilizados, o ideal para o Google é que o conteúdo seja bem grande, desde que a experiência de leitura não seja desagradável.

Se isso ocorrer durante a leitura das informações sobre musculação com personal, por exemplo, o usuário abandona o conteúdo antes do final. Por isso, explorar sinônimos no conteúdo é uma estratégia perfeita.

Quanto à palavra-chave no título do conteúdo (tag title), ela é um dos elementos mais importantes de SEO on page, que não é propriamente o título do conteúdo, mas uma propriedade do código HTML, identificado na aba do navegador da página.

Portanto, a palavra-chave tem que estar de preferência logo no começo do conteúdo e, caso o site seja em WordPress, instalar o Yoast SEO é uma ótima dica, porque as informações podem ser editadas ajudando o site a melhorar seu ranqueamento.

Além da palavra-chave estar no título do conteúdo, ela também deve estar presente no próprio conteúdo em si, por meio de subtítulos, sem exageros ou repetições. Dessa forma o Google consegue mensurar se esse conteúdo é relevante ou não.

Na verdade, a palavra-chave precisa ocupar espaços de destaque no conteúdo, pois elas são importantes no ranqueamento do site, assim como o tempo de permanência na página por parte dos usuários.

Um dos fatores que o Google leva em consideração quanto ao ranqueamento é quanto tempo o usuário permanece em um site, porque acontecendo essa demora significa que o conteúdo é interessante, e a plataforma vai alavancar o posicionamento do site.

Quanto à velocidade no carregamento da página, ele deve demorar no máximo dois segundos. Mais do que isso, prejudica a experiência do usuário, além do site ser penalizado pelo Google.

Para que o carregamento seja mais rápido, uma boa tática é reduzir o tamanho das imagens e dos gifs, por exemplo, deixando-os o mais reduzido possível, mas sem danificar a visualização ou sua qualidade para que o site não seja abandonado.

Dicas para melhorar o posicionamento de um site

Abaixo seguem algumas dicas para melhorar o posicionamento de um site junto ao Google, tais como:

  • Conhecer o funcionamento do algoritmo do Google;
  • Pesquisar as palavras-chaves mais usadas;
  • Otimizar links, imagens e títulos dos conteúdos;
  • Otimizar a meta description que aparece depois dos títulos;
  • Escrever conteúdos de qualidade para os usuários;
  • Analisar a velocidade de carregamento da página;
  • Adaptar a página para dispositivos móveis.

Ou seja, se todas essas dicas forem utilizadas assertivamente, com certeza o Google, ao analisar o site, vai considerá-lo adequado e importante, colocando-o no ranking principal nas pesquisas realizadas.

Dessa forma, o site passa a ser muito mais conhecido e acessado pelos usuários que passarão a ter uma boa experiência quando navegarem por ele.

Considerações finais

Se todos os fatores de rankeamento do Google forem levados em consideração, o site vai começar a ver os resultados que a maior quantidade de acessos causou, mas para que isso ocorra, seguir as dicas aqui apontadas é primordial.

Todo o movimento que gira em torno de um site é importante para que ele obtenha um bom posicionamento nas pesquisas realizadas pelos usuários e também pelas empresas.

Tudo o que uma organização pretende é tornar-se uma autoridade no ramo em que atua, para que os negócios se tornem mais produtivos, gerando com isso, maiores possibilidades na venda de produtos e serviços.

Esse é um trabalho constante, que exige muita observação e pesquisa, principalmente para fazer com que a organização passe na frente da concorrência e traga para o negócio muito mais usuários, alavancando, obviamente, as vendas e os lucros financeiros.

Pode até parecer meio complicado esse caminho, mas é uma das melhores formas do site obter destaque e, com isso, tornar-se referência no mercado em que seus negócios atuam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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