5 táticas para investir em tráfego pago 

5 táticas para investir em tráfego pago 

Investir em anúncios pagos é para quem tem pressa em vender produtos e serviços na internet, angariando muitas possibilidades no aumento de negociações e na conversão de novos clientes em potencial. 

O tráfego pago é uma estratégia importante no Marketing digital e oferece resultados rápidos, diferente de SEO e e-mail marketing, que funcionam a médio e longo prazo, trazendo apenas uma previsão dentro dos negócios.

Definição de tráfego pago

Tráfego pago é a propaganda paga tão amplamente utilizada entre empresas de diversos segmentos e portes dentro dos mais diferentes mercados, e uma estratégia de marketing que tem como um dos objetivos gerar cliques e atrair visitantes para sites e blogs. 

Essa estratégia paga pode angariar mais leads e conversões e vem sendo usada com muita frequência em comércios de rastreador veicular com bloqueio, tornando-se um pilar importante na competitividade.

O tráfego pago em marketing digital ocorre quando a empresa paga para alcançar maior número de visitantes por meio de anúncios feitos no Google, Bing ou Yahoo, que são mecanismos de pesquisas.

Eles também podem ser realizados através das redes sociais, como o Instagram, Facebook ou LinkedIn, para atingir melhor audiência, até em uma pequena barraquinha de crepe, não importando o tamanho do negócio.

Existem cinco táticas para ter uma melhor performance com tráfego pago e criar campanhas mais efetivas para alcançar resultados positivos e ele pode ser utilizado junto com tráfego orgânico. São elas:

  • Conhecer as necessidades da persona;
  • Criar anúncios objetivos;
  • Usar o lookalike para anúncios com públicos parecidos;
  • Utilizar gatilhos mentais para aumentar a conversão;
  • Deixar claro qual é a ação esperada pelo usuário.

Entender as necessidades da persona facilita a linguagem a ser utilizada nos canais, porque possibilita a transmissão da mensagem, fazendo com que o público ouça apenas aquilo que lhe é importante.

Por mais simples que seja, todo anúncio feito pela empresa deve passar informações objetivas, cumprindo com aquilo que é informado, para que a taxa de rejeição não se eleve, comprometendo a atuação do site de corte e dobra de chapa galvanizada.

Sendo assim, é fundamental ter ética na criação dos anúncios, evitando exageros nas informações, até porque isso não vai identificar as dores da persona.

O lookalike é como um sósia, mas, no marketing digital, é um termo que representa um grupo de pessoas parecidas, mais propensas a comprar o produto ou serviço da companhia, por serem semelhantes ao público-alvo.

Ou seja, ele auxilia a alcançar pessoas interessadas em porta de alumínio com vidro para lavanderia, mais próximas da conversão, que, sendo transformadas em verdadeiros clientes, passam a comprar com mais assiduidade.

Trabalhar com os gatilhos mentais da reciprocidade, escassez, novidade, prova social, segurança, compromisso e confiança são técnicas de neuromarketing, que todo profissional precisa conhecer para elaborar os anúncios.

Para produzir tráfego pago, a empresa precisa ter em mente qual é a ação que o usuário vai tomar, ao ter contato com os anúncios de porta de correr em acm. Deve-se analisar se vai comprá-la, deixar os dados para contato ou apenas visitar o site e pesquisar mais.

Dessa forma, o impacto causado na pessoa, pelo anúncio, vai conduzi-la ou não à página de destino, para que ela encontre as respostas que procura.

Plataformas usadas no tráfego pago

Existem várias plataformas para atrair públicos diferentes, facilitando e maximizando as campanhas pagas, gerando mais tráfego para o site da empresa e um grande retorno no investimento, tais como:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads,
  • Instagram Ads;
  • YouTube Ads;
  • LinkedIn Ads.

O Google Ads, antigo Google Adwords, é utilizado para gerar tráfego, ranqueando as páginas e colocando-as nos melhores resultados de pesquisas, de acordo com o tipo de conteúdo produzido para o produto ou serviço oferecido.

Com ele, o site da empresa de carga e descarga vai se destacar nos primeiros resultados do Google, quando a etiqueta “Ad” aparecer, antes de qualquer resultado e essa ferramenta se destaca pelo sistema de métricas, que analisa e acompanha a atuação dos anúncios.  

Com o Google Adsense, por exemplo, é possível fazer anúncios em diversos sites, para pessoas que estejam interessadas em retentor de válvula Corsa e é bem comum receber vários anúncios iguais, quando se pesquisa por um produto ou serviço.

A corporação ainda conta com o Facebook Ads, usado para postagens patrocinadas, promovendo produtos e serviços, uma das redes sociais mais movimentadas nos últimos tempos.

O Instagram Ads cresce a cada dia em número de usuários e é uma plataforma excelente para gerar mais tráfego e conseguir mais leads e aumentar as conversões.

Anunciar no Instagram é contar com um público de rótulo transparente personalizado vastíssimo, por meio de anúncios em vídeos ou imagens e pode ser utilizado no computador ou em smartphones.

Outra plataforma potente é o YouTube, que oferece a ferramenta do YouTube Ads, que pode gerenciar e promover os anúncios pagos, segmentando o público e favorecendo maior taxa de conversão, atingindo as pessoas que a empresa deseja.

O LinkedIn Ads é a melhor plataforma para negócios B2B (Business-to-Business), fornecendo a opção para segmentar a campanha de marketing digital.

Por ser uma ferramenta de contatos profissionais, é possível separar os anúncios por função, grau de experiência, ramo de atuação ou o tamanho da empresa, por exemplo.   

O Bing também é um site de pesquisas, sendo o segundo mais visitado, depois do Google e funciona igual ao Google Ads, para criar anúncios e segmentar a promoção oferecida pela empresa.

Vantagens de Investir em tráfego pago

Ao utilizar essa estratégia, a empresa pode conseguir resultados mais rapidamente, perfazendo grandes vantagens. Basta criar uma conta em uma das ferramentas apontadas e configurar as campanhas e anúncios, para que sejam veiculadas para o público. São elas: 

  • Maior segmentação por palavra-chave;
  • Baixo investimento para iniciar; 
  • Não necessita de intermediários nas campanhas e anúncios;
  • Facilidade no acompanhamento das métricas em tempo real.

A segmentação por palavra-chave vai de acordo com os interesses, sexo, idade, ocupação profissional e canais sociais mais utilizados pelos usuários.

O investimento para iniciar o tráfego pago não precisa ser vultoso, sendo possível começar com uma pequena quantia. Basta o negócio definir o orçamento diário, mensal ou vitalício, pelo tempo que a campanha durar.

No tráfego pago, não é preciso intermediário para realizar as campanhas e anúncios, para iniciar a veiculação. Como abordado, basta fazer um cadastramento, configurar a conta na plataforma e usufruir dos recursos.

Outro ponto vantajoso é o acompanhamento das métricas em tempo real e caso discrepâncias forem identificadas, é possível ajustá-las e corrigi-las rapidamente, para que os objetivos sejam alcançados.

Funcionamento do tráfego pago

Existem dois métodos de tráfego pago para que os anúncios e campanhas sejam exibidas, levando visitantes para as páginas: CPC (Custo Por Clique) ou CPM (Custo por Mil Impressões).  

O CPC é o sistema mais utilizado, no sentido de levar tráfego real para as páginas, já que o pagamento é feito apenas pelo número de cliques que o anúncio recebe.   

O CPM é indicado para a empresa que quer ter maior visibilidade, porque o foco é que o anúncio apareça mais vezes. Objetivos diferentes: gerar cliques ou simplesmente aparecer mais.

Deve-se escolher o CPC se o orçamento já está definido e ficar com o CPM se o negócio acabou de ser criado e precisa de mais visibilidade.

Depois da escolha entre os dois, basta criar o anúncio, para ele ser exibido exatamente como foi configurado.

Considerações finais

Como foi visto, investir em tráfego pago é uma estratégia que não necessita de muitos recursos financeiros para ser aplicada nas empresas.

Ele tem como objetivo gerar mais visitantes para um site, além de favorecer o aumento na taxa de conversão, capturando mais leads.

Não importa qual seja o tamanho da companhia ou o segmento em que atua, ele é uma forma de obter mais vendas de produtos e serviços, seja pelas redes sociais ou pelas diversas plataformas indicadas.

O processo é simples, pois trata-se de criar uma conta, configurá-la e aproveitar todos os recursos que ela oferece.

De acordo com as necessidades e objetivos da entidade, cada uma dessas plataformas é capaz de fortalecer o contato com clientes e consumidores.

O tráfego pago perfaz muitas vantagens para a empresa e, os pagamentos dos anúncios podem ser diários, mensais ou vitalícios, enquanto perdurar a veiculação da campanha ou do anúncio.

Diferente do tráfego orgânico, que não tem data de término, com o tráfego pago o retorno no investimento é bem compensador, sem considerar o fato de que as vendas aumentam substancialmente, trazendo mais lucratividade para a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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