4 dicas para queimar calorias de forma saudável

4 dicas para queimar calorias de forma saudável

Ganhar peso é algo que muitas pessoas não gostam, isso porque o excesso de peso afeta a estética do corpo, mas também pode levar a problemas de saúde. No entanto, todas as pessoas buscam queimar calorias da melhor forma possível.

No entanto, antes, vale lembrar que as calorias são cruciais para o funcionamento do corpo. Afinal, as células precisam ter combustível na forma de alimento para realizar todas as suas funções biológicas, este é fornecido por elas via calorias.

Dessa forma, se torna ideal que as pessoas busquem um equilíbrio para queimar as calorias, pois para realizar tarefas diárias e até mesmo profissionais como um serviço de buffet para empresas, as pessoas devem estar com a saúde em dia.

Por isso, também é preciso saber que existem calorias boas e calorias ruins e vazias. Em termos de valor calórico, um copo de suco de laranja é muito semelhante a um copo de refrigerante.

No entanto, o suco possui vitamina C, cálcio, fibras e outros componentes importantes. O refrigerante é composto principalmente de açúcar, corante, aditivo e acidificante. Ou seja, nada que vale a pena para a saúde do corpo.

E o processo de queima de calorias não precisa ser algo doloroso e exaustivo como muitos pensam. Basta seguir algumas dicas e ter dedicação. Dessa forma, até mesmo quem trabalha em uma empresa de limpeza condominial terá tempo para ficar saudável.

Qual a importância do exercício físico na saúde?

Um estilo de vida sedentário é prejudicial à saúde e pode até levar à morte. Ao contrário da crença popular, o exercício físico não é focado exclusivamente em frequentar uma academia.

Exercícios ao ar livre, como passear com o cachorro, andar de bicicleta, correr ou até mesmo se exercitar com os amigos, são atividades físicas que podem ajudar a melhorar sua saúde física e mental.

Eles são apropriados para qualquer pessoa, principalmente para quem exerce funções pesadas, como a fabricação de chapa de madeirite 20mm, por exemplo. No entanto, o maior benefício da atividade física é sua associação com a saúde e também:

Fortalece a musculatura

A atividade física constante potencializa seus músculos, em poucos meses, será possível perceber que ganhou mais força e que seus músculos estão aparentes.

É, inclusive, uma forma de prevenir lesões, principalmente se a pessoa pratica musculação, já que foca toda a musculatura do corpo. E como dito antes, ajuda aqueles que exercem funções que requerem mais força, como em uma empresa de limpeza de pedras.

Ajuda no controle do peso

Muitas pessoas começam a praticar atividade física para perder peso. Realmente, quem quer perder peso precisa praticar atividade física, pois isso vai reduzir o excesso de gordura, além de prevenir diabetes e obesidade.

Quando o corpo se move, queima calorias, e quanto mais rápido se move, mais gordura o corpo consegue eliminar. As pessoas que querem perder peso descobrem que a corrida diária é a opção perfeita para perder aqueles quilos extras.

A corrida não é recomendada para indivíduos com problemas nas articulações ou nos tendões. Se esta for a sua situação, é recomendado procurar uma ajuda médica especializada para auxiliar nesse quesito.

Facilita a implementação de bons hábitos

A criação de novos hábitos é sempre um processo complicado e lento. Porém, com a atividade física, o comprometimento deve ser constante e com isso a disciplina ajuda a fortalecer os bons hábitos na rotina das pessoas.

Isso é particularmente recomendado para aqueles que precisam de um novo hábito mais saudável em suas vidas, tanto para melhorar a saúde, quanto para ajudar a mente a se fortalecer, pois a atividade física também ajuda a saúde mental.

Tanto que muitas clínicas para dependentes químicos recomendam a prática de atividades físicas para seus pacientes ocuparem a mente e retomarem a saúde física e mental ao longo dos tratamentos.

Ajuda na prevenção de doenças

Praticar atividade física também é fundamental para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. O exercício move o corpo, o que, por sua vez, faz com que o corpo produza colesterol bom.

Isso diminui o nível de triglicerídeos no sangue, promove o fluxo sanguíneo e previne outras diversas doenças muito prejudiciais, como:

  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Diabetes;
  • Artrites;
  • Problemas metabólicos;
  • Câncer;
  • Osteoporose.

Além de investir em uma alimentação saudável e evitar maus hábitos no dia a dia, praticar atividade física pode ajudar a prevenir doenças mais graves.

Melhora a qualidade do sono

Os seres humanos precisam de pelo menos 8 horas de sono por noite para que o corpo funcione de forma plena e saudável.

Praticar exercícios físicos pode reduzir os problemas de insônia e ainda controlar a síndrome das pernas inquietas. Além de auxiliar em tratamentos como a osteopatia do ombro, o exercício é vital para quem tem problemas para dormir.

É durante o exercício que o corpo libera endorfinas, por isso é recomendado que todos devem praticar atividades físicas pela manhã ou à tarde, pois aumentam os níveis desse hormônio.

Sem mencionar que a qualidade de sono para quem trabalha em uma empresa de serviços gerais Manaus, por exemplo, é essencial para exercer as funções de forma efetiva e com maior atenção.

Dicas para perder as calorias indesejadas

Quem precisa queimar calorias sabe que o processo pode demorar mais do que o esperado por causa das muitas mudanças que precisam acontecer.

Sendo assim, as pessoas podem seguir algumas dicas para agilizar esse processo e conseguir os resultados que desejam de forma mais consistente ao longo do tempo. Essas dicas são:

1. Praticar atividades físicas

Como dito anteriormente, é impossível falar de queima de calorias sem falar de atividade física. Ela é uma grande aliada quando se trata de enviar as calorias extras que são ingeridas para o espaço.

Quanto mais construção muscular for desenvolvida, mais energia o corpo precisa. Assim como um carro gasta mais energia nas subidas, o corpo queima mais calorias para funcionar quando está em movimento.

Se for o caso, os queridinhos são os aeróbicos, que exigem mais oxigênio e aumentam os batimentos cardíacos. Dessa forma, é ideal concentrar-se em atividades como correr e pular.

2. Fazer uma mudança no estilo de vida

Para quem trabalha com locação de caminhão Munck, por exemplo, pode ser difícil implementar as atividades físicas na rotina. Portanto, começar a mudar alguns hábitos de vida que podem aumentar o gasto de energia é ideal.

São processos simples como escolher as escadas ao invés do elevador no trabalho, deixar o carro na garagem e caminhar quando possível, e até descer do ônibus uma ou duas paradas antes.

3. Ter uma alimentação mais equilibrada

Uma dieta balanceada junto com o poder da termogênese pode ajudar a melhorar a queima de calorias. Evitar a ingestão excessiva de carboidratos simples (refinados e farinhas brancas), que são rapidamente convertidos em açúcar no organismo também ajuda.

Priorizar carboidratos complexos, como alimentos integrais, são a melhor opção. Além disso, incluir mais proteínas na dieta diária. Outra sugestão é desenvolver o hábito de comer com menos frequência.

Isso porque a regularidade ajuda o corpo a queimar calorias de forma mais equilibrada e frequente.

4. Fazer a ingestão de termogênicos

Provavelmente, muitos já ouviram falar de alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e, portanto, aumentam o gasto de energia em até 5%. A lista inclui:

  • Chá verde;
  • Gengibre;
  • Mostarda;
  • Café;
  • Guaraná em pó;
  • Pimenta;
  • Brócolis;
  • Canela.

São itens muito úteis e fáceis de obter, mas é preciso ter cuidado, pois nem todos podem comer esses alimentos, mesmo que na mesma quantidade. 

Pacientes hipertensos, como aqueles que trabalham com impermeabilização de manta de PVC ou com dificuldade de concentração ou sono e idosos, não devem usar sem orientação médica ou nutricionista.

Outro ponto importante é que no caso do chá e do café, os termogênicos são consumidos da forma mais natural e sem adição de açúcar.

Ingerir esses produtos e depois comer algo com açúcar ou farinha branca não adianta. Isso aumenta os níveis de insulina e a resposta metabólica e pode até levar ao ganho de peso.

Considerações finais

Assim como o corpo precisa de energia para funcionar, ele também precisa de descanso adequado. Sempre que alguém fica acordado até tarde, acaba estimulando a produção de um hormônio chamado grelina, que aumenta o apetite e o armazenamento de gordura.

Sendo assim, para a queima de calorias ser efetiva, deve ser somada não só as dicas dadas acima, mas também a um descanso e noites de sono adequadas para garantir os melhores resultados nessa empreitada.

A saúde e bons hábitos andam juntos, por isso é fundamental sempre buscar as melhores formas de desenvolver uma rotina mais saudável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *