10 teatros em São Paulo para você conhecer nos fins de semana

10 teatros em São Paulo para você conhecer nos fins de semana

Palco de história e cultura, os teatros de São Paulo foram fundamentais para a criação de nossa cultura nacional. Vamos conhecer alguns deles?

 

São Paulo, cidade que nunca dorme. No entanto, não é por crises de insônia. Além de muito trabalho, São Paulo também tem uma vida cultural intensa, que você pode conferir a toda hora em todo lugar.

 

Uma das maiores atrações de São Paulo são os teatros. Tanto que muitas pessoas viajam de São José do Rio Preto a São Paulo para conferir suas peças teatrais. No entanto, o que não falta em São Paulo são teatros.

 

Caso você não tenha muito tempo para visitá-los, ou conte com apenas um final de semana, vamos dar algumas dicas de locais que você não pode deixar de conferir. Sempre há peças para conferir nessas dicas que vamos indicar, por isso, tome cuidado com a pandemia, siga os protocolos de segurança e divirta-se!

1 – Teatro Renault

Inaugurado em 1929, sofreu um incêndio em 1969. Antigamente era conhecido como Teatro Paramount e Teatro Abril. Suas apresentações foram retomadas no ano 2000 e ele foi renomeado em 2001. Fica na Avenida Brigadeiro Luís Antônio e é conhecido por apresentações musicais. Inclusive, grandes shows da Broadway são apresentados neste teatro histórico.

2 – Theatro Municipal de São Paulo

Inaugurado em 1911, foi inspirado na Ópera de Paris e segue o estilo arquitetônico eclético, que mistura o Barroco, Renascimento e Art Noveau. Sua construção começou em 1903 e foi designado como patrimônio mundial em 1995. Atualmente apresenta óperas, concertos e ballet.

3 – Teatro Alfa

Pertence ao conglomerado Alfa e é conhecido por suas apresentações de música pop, dança, ópera, concertos de orquestra, teatro e musicais. Bastante espaçoso, tem capacidade para 1.110 pessoas. Devido a isso também recebe eventos sociais e comerciais como premiações, lançamentos de produtos, coquetéis e muito mais.

4 – Teatro Frei Caneca

O Teatro Shopping Frei Caneca é um dos maiores palcos do Brasil. Com acústica especial para peças e eventos musicais, sempre tem comédias em cartaz. Localizado no Shopping Frei Caneca e na rua de mesmo nome, foi inaugurado em junho de 2005.

5 – Teatro Oficina

A Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona, mais conhecida como Teatro Oficina, é uma das companhias de teatro mais antigas do Brasil em atividade. Fundado em 1958 por estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o Teatro Oficina organiza peças de teatro, debates e palestras sobre questões socioculturais do cenário teatral brasileiro.

6 – Theatro São Pedro

Construído pelo português Manuel Fernandes Lopes, foi inaugurado em 16 de janeiro de 1917 com as peças “A Moreninha” e “O Escravo de Lúcifer”. Um dos únicos a permanecerem dessa época, foi palco de concertos, vesperais, óperas e operetas. Passou por uma reforma e em 1998 voltou a exibir peças teatrais.

7 – Teatro Procópio Ferreira

Conhecido por ter sido, durante seis anos, de 1996 a 2002, cenário do programa humorístico Sai de Baixo, o teatro Procópio Ferreira foi construído em 1948. Seu nome é uma homenagem a um dos maiores atores de nosso país. Com uma vista de palco perfeita, sempre tem apresentações musicais e peças de teatro para as pessoas se divertirem em São Paulo.

8 – Teatro Gazeta

Localizado na Fundação Cásper Líbero, na avenida Paulista, foi inaugurado em 2003 com capacidade para 700 pessoas. Surgiu para abrigar grandes espetáculos, peças teatrais infantis e adultas, apresentações musicais, eventos corporativos e sociais, palestras e debates.

9 – Teatro TUCA

O Teatro da Universidade Católica de São Paulo, mais conhecido como TUCA, foi inaugurado em 1965 e é considerado um importante marco cultural para São Paulo e, é claro, para todo o país. Além de peças teatrais, também oferece curso de artes cênicas e pode ser alugado para eventos corporativos e sociais.

10 – Teatro Brasileiro de Comédia (TBC)

Fundada em 1948 pelo italiano Franco Zampari e com apoio financeiro da elite paulistana, a companhia foi formada por diretores e técnicos da Itália. Essa iniciativa foi fundamental para criar e implementar a experiência teatral brasileira. Graças a ele, a profissionalização do teatro paulistano e nacional se tornou possível.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *