Veja a importância da manutenção de caminhões

Caminhões, assim como os outros veículos pesados de carga, são o principal instrumento de trabalho e fonte de renda para muitos caminhoneiros e motoristas. Por isso, eles não podem ficar parados por problemas mecânicos ou apreensões pela fiscalização. E esse é somente um dos motivos pelos quais a manutenção de caminhões e outros veículos pesados é tão importante.

São verdadeiras máquinas que transportam cargas elevadas e trabalham por várias horas ininterruptas. Para tanto, têm uma mecânica complexa e cada detalhe conta para seu bom funcionamento. Além disso, por causa das condições de nosso país, muitos veículos rodam milhares de quilômetros, durante dias, por rodovias e estradas mal conservadas.

 

Isso tudo exige demais dos caminhões e um problema no meio de uma viagem pode significar um grande prejuízo, tanto pelo reparo necessário quanto pelo frete prejudicado e os dias de trabalho parados — fora o perigo maior de acidentes.

Esses dados impressionam e deixam evidente a importância da manutenção preventiva do caminhão. Vamos entender mais a fundo essa questão e desvendar alguns mitos famosos desse trabalho:

A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA MANUTENÇÃO DE CAMINHÕES

Fazer uma manutenção preventiva no caminhão faz com que o proprietário economize direta e indiretamente. Segundo estudo realizado pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), o custo de realizar revisões de prevenção é de 30% a 40% menor do que o gasto com reparos posteriores que se tornem necessários.

Além disso, ser pego com o veículo em mau estado de conservação é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, rende multa ao motorista, pontos na carteira de habilitação e, dependendo do item danificado, pode levar à apreensão do caminhão.

Assim, qualquer uma das duas hipóteses anteriores representa gastos desnecessários diretos do proprietário com seu veículo. Mas deve-se, ainda, contabilizar o prejuízo dos dias parados, da carga que não será entregue, dos clientes perdidos, etc. Esses custos indiretos são mais difíceis de calcular, mas são os que mais pesam na renda.

MANUTENÇÃO PREVINE ACIDENTES

Mas não é só o prejuízo financeiro que conta. Segundo levantamentos, a falta de manutenção preventiva é a causa de 30% dos acidentes de trânsito no Brasil, que mata mais de 50 mil pessoas por ano.

Ou seja, o risco de morte ou lesão grave não pode ser ignorado. Além do prejuízo financeiro e material que um acidente de trânsito pode trazer ao danificar o caminhão, é possível que o motorista se torne inapto para a função por um longo período ou de forma permanente.

A maneira mais eficaz de diminuir esses riscos é com a realização de manutenções preventivas de tempos em tempos, garantindo que a mecânica do veículo, bem como todos os itens de segurança, estejam funcionando em perfeitas condições.

Por isso, é importante saber como fazer suas revisões e manutenções corretamente e realizá-las periodicamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *