Teste Wartegg: O que mede e Como interpretar

Teste Wartegg: O que mede e Como interpretar

Neste artigo, vamos explicar detalhadamente o que é o teste de Wartegg, parece ser algo complicado, com um nome difícil assim, não é mesmo?

Um dos testes utilizados é o teste Wartegg, que é bastante usado para testar valores específicos com relação a traços da personalidade.

Exame analisa diversos traços da personalidade e é usado em processos seletivos

Existem diversos tipos de testes psicológicos utilizados durante processos seletivos em empresas de todo o país. Um dos testes utilizados é o teste Wartegg, que é bastante usado para testar valores específicos com relação a traços da personalidade humana.

O RH das empresas é o responsável pelos processos seletivos e utiliza este teste para reduzir turnover, melhorar a assertividade na escolha dos candidatos na hora do recrutamento. O teste de Watergg é usado para testar a autoestima, metas, ambições, energia vital, criatividade, sociabilidade, empatia e outros.

Mas não é complicado, ele é uma ferramenta de avaliação relacionada com teste projetivo, e se estende amplamente no segmento da psicologia organizacional.

O que é o Teste de Wartegg ?

O Teste Watergg é uma técnica de investigação de personalidade. O teste foi criado pelo psicólogo alemão Erik Watergg em 1940, sendo aperfeiçoado por Biedma e Alfonso em 1960. O teste é bastante simples, podendo ser aplicado em 15 ou 20 minutos, podendo ser facilmente interpretado por um profissional mais experiente.

O Teste Wartegg é uma maneira de investigação de personalidade. 

O teste foi criado por um psicólogo alemão em 1940, sendo aperfeiçoado em 1960. 

O teste é muito simples, pode ser aplicado em apenas 20 minutos, podendo ser facilmente interpretado por um profissional experiente.

Este exame analisa traços da personalidade de uma pessoa, sendo muito utilizado em processos seletivos.

Diversas empresas utilizam testes para o processo seletivo de funcionários, um dos testes mais utilizados é o teste Wartegg, que testa valores específicos com relação a traços da personalidade humana.

O teste de Wartegg é usado para testar a autoestima, metas, ambições, energia vital, criatividade, sociabilidade e também empatia.

Como funciona o Teste de Wartegg?

O teste contém 8 quadros de 4×4 cm. Nos oito quadrantes, a pessoa testada precisa completar os desenhos com um lápis. O recrutador deve enfatizar que não há regra na maneira de completar os desenhos. A intenção é mostrar para o candidato que não é importante saber desenhar para fazer o teste de Wartegg.

Depois de finalizados os desenhos, o recrutador pede para que o candidato enumere os quadros, de forma a criar uma ordem consecutiva. No fim, é solicitado que a pessoa dê um título para o seu desenho, de acordo com o número do quadro do respectivo desenho.

Geralmente, o teste leva entre 25 e 35 minutos, o que inclui a identificação da pessoa, realização dos desenhos e resposta às perguntas.  A parte mais demorada do teste é a elaboração dos desenhos.

Cada um dos desenhos possui formas simples como linhas, curvas e figuras. Quatro dos quadros tem curvas no interior e outros quatro possuem linhas retas. Os quadros com curvas ajudam no desenvolvimento de paisagens e animais e o restante em figuras mais artificiais.

Esse teste explora todas as características pessoais da personalidade da pessoa, no que se refere a vida pessoal, e principalmente, a características profissionais.

O teste funciona da seguinte maneira: O recrutador que irá realizar o teste contém 8 quadros, e a pessoa que será testada precisa completar os desenhos com um lápis. 

O recrutador deve ressaltar que não existe regra para completar os desenhos.

A intenção é mostrar para o candidato que não é necessário saber desenhar para fazer o teste de Wartegg.

Após finalizar os desenhos, o recrutador pede para que o candidato coloque números nos quadros, para criar uma ordem. 

Feito isso, o recrutador pede para o candidato dar um nome para o seu desenho.

Geralmente, o teste leva entre 20 a 30 minutos, pois é incluído no teste, a identificação da pessoa, realização dos desenhos e a resposta para algumas perguntas. 

Sendo a parte dos desenhos a mais demorada. 

Quatro dos quadros possuem curvas no interior e outros quatro possuem linhas retas. 

Sendo que os quadros com curvas auxiliam no desenvolvimento de paisagens e animais e o restante em figuras mais artificiais.

Esse teste tem como objetivo explorar todas as características da personalidade da pessoa, no que se refere a vida pessoal, e as características profissionais.

O que mede o Teste de Wartegg?

O teste de Wartegg é dividido em oito quadros e cada um deles investiga uma característica da personalidade. Confira abaixo quais são os traços de personalidade medidos pelo teste:

  • Teste de Autoconceito

Nessa parte, o teste avalia a consciência da pessoa sobre si mesma. Então, aqui é possível identificar se a pessoa tem uma visão positiva ou negativa sobre si, mostrando por exemplo, se ela é confiante para resolver problemas ou se não possui grande imaturidade.

  • Teste de Afetividade

Aqui é medido o grau de sensibilidade e empatia que a pessoa tem em relação aos demais, sendo fator importante para o trabalho em equipe.

  • 3 – Teste de Ambições

Nesse campo, é avaliado a capacidade da pessoa em se auto realizar e cumprir metas e objetivos.

  • Teste de Conteúdos inconscientes

Nessa parte, o teste avalia como a pessoa se comporta em meio a pressões e ansiedades inconscientes. Sendo assim, é possível notar as atitudes que a pessoa toma em meio a conflitos internos e externos.

  • Teste de Energia Vital

Nessa parte, o teste avalia a capacidade da pessoa em gerenciar os seus impulsos. Essa é a melhor forma de entender como as pessoas reagem a situações adversas.

  • Teste de Raciocínio

Nesse campo, é avaliado a capacidade intelectual, de síntese e análise, além de entender se a pessoa tende mais para o subjetivo ou para o objetivo.

  • Teste de Atitude interpessoal

Nessa parte, é avaliado a capacidade da pessoa de se relacionar com colegas de trabalho. Dessa forma, esse quadro avalia a sensibilidade, comportamento afetivo e todos os fatores que estão relacionados ao trabalho em equipe.

  • Teste de Capacidade de cumprir regras

Nessa última etapa do teste, são avaliados o grau de compromisso das pessoas em relação ao cumprimento das normas da empresa.

Como interpretar o Teste de Wartegg?

O Teste de Wartegg busca avaliar traços da personalidade humana como o gerenciamento de emoções, relacionamentos interpessoais, ambições, valores, entre outros. Um dos aspectos considerados é o grau em que a pessoa integra a linha ou curva pré-estabelecida com o desenho desenvolvido.

Wartegg considerava que a estrutura de cada um dos quadros era um ponto de encontro com problemas que precisam ser resolvidos, lidando com as propriedades físicas e características como leveza, peso, rigidez, ordem, centralidade e outros.

Para Biedma e Alfonso, Wartegg usou critérios subjetivos e objetivos em seu livro sobre o assunto para identificar as impressões possíveis de serem interpretadas nos desenhos. Segundo ele, o teste avalia os fatores de acordo com as atitudes condicionadas pela evolução ou personalidade da pessoa.

Esse teste pode e deve ser usado pelo RH das empresas, com o intuito de facilitar as dinâmicas para avaliar soft skills dos candidatos a uma vaga. Essa pode ser uma boa alternativa para simplificar a escolha de candidatos com o perfil mais fiel à vaga concorrida.

7 Funções do Teste de Wartegg?

O teste de Wartegg consiste em avaliar a personalidade de cada pessoa, sendo dividido em oito quadros e cada um deles avalia uma característica da personalidade.

  • Teste de Autoconceito

O teste avalia a consciência da pessoa sobre si mesma, para identificar se ela tem uma visão positiva ou negativa sobre si, mostrando se ela é confiante para resolver problemas.

  • Teste de Afetividade

Aqui é avaliado o grau de sensibilidade e empatia que a pessoa tem em relação às outras pessoas.

  • Teste de Ambições

Esse é um método para avaliar a capacidade da pessoa em cumprir metas e objetivos.

  • Teste de Conteúdos inconscientes

O teste avalia como a pessoa se comporta com pressões e ansiedades. Sendo possível notar as atitudes que a pessoa toma em certos conflitos.

  • Teste de Energia Vital

O teste avalia a capacidade da pessoa saber lidar com os seus impulsos.

  • Teste de Raciocínio

Nesse campo, é avaliado a capacidade intelectual, além de compreender melhor se a pessoa tende mais para o subjetivo ou para o objetivo.

  • Teste de Atitude interpessoal

Avalia como a pessoa se relaciona  com os colegas de trabalho. 

De modo geral, esse método avalia a sensibilidade, o comportamento afetivo e tudo que está ligado ao trabalho em equipe.

  • Teste de Capacidade de cumprir regras

Nessa última etapa do teste, é avaliado o nível de compromisso das pessoas para o cumprimento de regras da empresa.

De modo geral, o Teste de Wartegg tem como objetivo avaliar traços da personalidade das pessoas, como o gerenciamento de emoções, relacionamentos interpessoais, ambições e valores.

Algumas imagens sobre o Wartegg

Teste Wartegg

Wartegg

Wartegg teste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *