Tendências e previsões para o setor de smart home global

Tendências e previsões para o setor de smart home global

Pesquisa da Mordor Intelligence aponta crescimento significativo dessa tecnologia até o ano de 2026.

Muitos acreditavam que as casas inteligentes fossem algo visto apenas na ficção, uma realidade muito distante da nossa. Mas o setor está chegando com tudo e pretende conquistar ainda mais adeptos nos próximos anos.

Na verdade, o boom começou mesmo na pandemia. As pessoas estiveram mais tempo em casa e puderam, enfim, olhar para todos os detalhes que as deixavam insatisfeitas. Entre uma reforma aqui e outra ali, a compra de equipamentos tecnológicos que facilitam a vida também ganhou muito espaço.

Mas se você ainda não sabe do que se trata a smart home, como essa tendência funciona e quais os aparelhos dominaram o mercado, a gente te conta. E é bom ficar de olho, porque sempre tem um cupom de desconto do Ponto Frio te esperando para comprar um desses itens.

O que é a smart home?

As smart home também são chamadas de casas inteligentes, conectadas ou até “casas do futuro”. Elas viraram febre pela facilidade que esses aparelhos trazem à vida das pessoas. O foco é ter conforto, segurança, praticidade e até mesmo economia em casa com o auxílio desses itens interconectados.

 

Esses dispositivos ficam conectados à Internet, no seu próprio smartphone, que é por onde você consegue controlá-los. Já imaginou que interessante poder desligar ou  ligar as luzes da sua casa de onde você estiver? Com certeza é uma economia significativa e acaba com aquela incerteza se você fez isso antes de sair de casa.

Quais as vantagens da smart home?

Como já dissemos, as principais vantagens de ter esses aparelhos é a praticidade, porque você controla a casa toda na palma da mão. Mas também precisamos citar a economia e o conforto.

Além de controlar pelo smartphone, alguns dispositivos das casas inteligentes obedecem ao controle de voz. As assistentes virtuais, como a Alexa, já conseguem fazer até compras virtuais, o chamado voice commerce.

Essa, inclusive, é outra tendência que te ajuda a não deixar as compras para depois e ainda unir as pesquisas inteligentes a seu favor. Apesar de ser uma novidade no Brasil, o voice commerce também dá os primeiros passos e é uma aposta e tanto para quem se interessa por tecnologia.

Quais tecnologias fazem parte da smart home?

Os produtos mais famosos quando falamos de smart home são:

  • Smart displays (dispositivos inteligentes);
  • Fechaduras inteligentes;
  • Câmeras de segurança;
  • Lâmpadas;
  • Luminárias;
  • Assistentes virtuais.

Mas acreditamos que cada vez mais dispositivos serão programados para integrar a casa inteligente. Com o setor a nível global caminhando para a expansão, isso é basicamente uma questão de tempo.

Qual o cenário global dessas tecnologias?

Uma pesquisa da Mordon Intelligence aponta que só em 2020 o mercado de casas inteligentes foi avaliado em 79,13 bilhões de dólares. Mas as pretensões são ainda mais ambiciosas: em 2026, esse número deve chegar a 313,95 bilhões de dólares.

Esse cenário é resultado da pandemia e dos longos meses de distanciamento social, quando o setor imobiliário e de arquitetura precisaram se reinventar para atender às novas necessidades dos consumidores.

Agora, as casas e apartamentos precisam considerar o design, a eficiência e a inovação da nova era. É nesse cenário que surge o ambiente automatizado, que oferece mais praticidade e segurança aos usuários.

Vendo o mercado caminhar para um futuro promissor, os maiores nomes da tecnologia já estão se movimentando. A Nest do Google, por exemplo, já lançou um novo termostato inteligente.

Já a T-Mobile anunciou o lançamento de uma rede doméstica baseada em 5G para daqui a 2 anos. O foco vai ser ampliar a cobertura de internet nas zonas rurais dos Estados Unidos.

Mas uma coisa é fato: se as marcas já se movimentam para garantir que os concorrentes não saiam na frente em outros países, com certeza essas mudanças também chegaram todas aqui. O futuro está mais próximo do que imaginamos — para felicidade dos amantes de tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *