Saiba Quais São as Áreas do Direito e Como Atuar em Cada uma Delas

Você tem o perfil de um estudante de Direito?

Para um estudante, essa é uma das decisões mais difíceis de tomar: Qual carreira seguir?? 

 

Para te ajudar na hora de fazer essa escolha, é fundamental saber se o perfil da profissão combina com suas características.

 

Separamos algumas características que um estudante de direito precisa ter.

 

  • Ser comunicativo

Nesse ramo, o profissional precisa ser bastante comunicativo. Algumas técnicas de comunicação são desenvolvidas com treinamentos e dedicação durante o curso.

 

  • Trabalhar em equipe

Outra característica que podemos destacar em um advogado, é que ele tem facilidade em trabalhar com mais pessoas.

 

  • Ser Argumentador

Esse é um atributo indispensável na atuação de um advogado. Por exemplo: Não basta ter as provas por escrito, você precisa saber convencer as pessoas de que seus argumentos são verdadeiros.

 

  • Estar sempre atualizado

Um profissional do ramo de Direito, tem sempre que seguir e usar as leis para agir dentro das normas, como as leis estão sempre se atualizando pois todos os dias o tribunal muda seu entendimento em relação a algumas questões. 

 

Por isso um bom advogado precisa estar sempre bem informado para assim mudar uma sentença se tiver conhecimento dessas atualizações.

 

Se você se identifica com todas essas características, siga em frente, você será um excelente profissional!

 

Sabemos que o mercado jurídico está cada vez mais competitivo, por isso é fundamental manter o foco na carreira que você deseja, para que você se torne referência nessa área e consequentemente seja um advogado reconhecido ou que atue em um escritório de advocacia de grande nome no mercado.

 

Uma das vantagens do meio jurídico, são as inúmeras áreas do Direito disponíveis para atuação.

 

Por um lado pode ser muito bom ter inúmeras alternativas de áreas para atuar, mas com ela surge também a dúvida: Em qual das áreas do Direito devo me especializar?

 

Essa decisão não precisa ser tomada do dia para noite, é preciso ter paciência para não se precipitar, e assim você acaba escolhendo um ramo que não tem nenhuma relação com o que você realmente deseja para sua vida.

 

Qual a importância da especialização?

Com o mercado cada vez mais concorrido, a especialização ganha mais importância e se torna um diferencial para o profissional.

 

Com a especialização você vai se tornar uma referência em uma área de atuação e vai se diferenciar no mercado. 

 

Isso acontece, porque o advogado possui conhecimentos mais profundos de um determinado assunto, e com isso ele será mais valorizado.

 

Além disso, quando você se especializa em uma área, você tem mais possibilidade de ser mais lembrado no mercado, assim quando for preciso o serviço de um advogado na sua área de especialização você terá uma chance maior de ser indicado para uma futura oportunidade.

 

Então para você que ainda está indeciso ou não sabe quais áreas um advogado pode atuar, listamos as principais áreas do Direito e informações sobre cada uma delas para te ajudar.

 

Áreas do Direito mais Tradicionais

 

  • Direito Civil

O Direito civil é a maior área do Direito brasileiro. Na Advocacia civil, o advogado representa os interesses individuais relacionados a bens, propriedades, divórcio, herança e outras coisas, vai depender da especialização.

 

Por ser uma área grande, recomenda-se a especialização dentro do Direito civil como: direito contratual, de pessoas, de bens, fatos jurídicos e responsabilidade civil.

 

  • Direito Ambiental

Um advogado ambientalista entre as muitas funções, ele também pode acompanhar processos administrativos de licenciamento ambiental e infrações ambientais e várias questões que envolvem o homem e o meio ambiente.

 

  • Direito Empresarial

Essa é uma área da advocacia voltada para os aspectos jurídicos do comércio. O advogado pode defender os empresários, auxiliando na questão de abertura e fechamento de um estabelecimento, elaboração de contrato e processo de falência.

 

  • Direito do Consumidor 

Nesse ramo, o advogado pode defender tanto o cidadão com relação a seus fornecedores de produtos ou serviços quanto os próprios fornecedores. Tendo sempre como base o código de defesa do consumidor.

 

  • Direito Penal

Essa é a especialização perfeita para o advogado que deseja trabalhar em ações referentes a crimes. Com ela o advogado pode preparar e apresentar tanto a defesa quanto a acusação.

 

  • Direito Tributário

Nesse tipo de direito, o advogado tributário cuida das leis e princípios relacionados à arrecadação de impostos e taxas, obrigações e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

 

Uma das funções do advogado deste ramo é defender os contribuintes de algum erro no recolhimento de tributos.

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui.

Conheça Também a suaimprensa.com.br que trabalha com assessoria de imprensa a muitos anos, e feito historia na cidade de Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *