Sinais que o seu dente precisa de cálcio

Sinais que o seu dente precisa de cálcio

Um dos nutrientes mais importantes e abundantes no nosso corpo é o cálcio. Embora muita gente não saiba, esse composto é fundamental para uma boa saúde dos dentes, além de garantir diversas funções do organismo.

Entretanto, muitas pessoas às vezes têm deficiência de cálcio e acabam deixando esse assunto importante de lado.

 

Antes de tudo, é bom ressaltar o quão os dentes são importantes, não só para a saúde na cavidade bucal, mas também para a saúde num contexto mais geral, já que melhora também na qualidade de vida.

 

Compreendendo a importância do cálcio para a estrutura geral dos dentes, desde cedo leve seu filho a um dentista infantil, criando hábitos o mais cedo possível.

 

Além disso, vale lembrar que a saúde bucal depende, principalmente, da pessoa realizar escovações dentárias diariamente, além de utilizar o fio dental e o enxaguante bucal. Desde cedo, as crianças devem ser ensinadas pelos pais a manterem hábitos saudáveis e higiênicos, evitando ir a um dentista especializado em canal, por exemplo.

Importância do cálcio nos dentes e principais alimentos

De forma geral, o cálcio é um nutriente fundamental para o bom funcionamento de todo o corpo, não somente para os dentes. Ele tem forte influência sobre a coagulação sanguínea, pela contração muscular e também transmissão de impulsos nervosos.

 

Vale constar que ele é importante durante toda a vida, principalmente na infância e adolescência.

 

Entretanto, onde o cálcio realmente está muito presente é nos ossos e nos dentes, justamente por isso é importante nas principais fases da infância, pois é quando as estruturas ósseas estão sendo desenvolvidas, então a presença de nutrientes fortalecedores no corpo acaba sendo de extrema necessidade, mas de forma balanceada.

 

Em relação aos dentes, quando você não possui a quantidade necessária de cálcio no corpo, seus dentes podem ficar com a estrutura fraca, o que pode causar diversos problemas em toda a arcada dentária.

 

Caso haja um trauma no seu dente, se fará necessário uma consulta a uma clinica odontologica implante dentario.

 

Esse nutriente é importante para o crescimento ósseo, além de ser responsável pela mineralização do esmalte dentário, que é uma parte fundamental do dente, responsável por evitar que seus dentes fiquem sensíveis a temperaturas extremas, por exemplo. 

 

Por mais que a curto prazo a deficiência de cálcio não pareça causar nada, se isso for postergado pode ter diversas consequências no futuro, comprometendo a saúde óssea, podendo causar a debilidade.

 

Nos dentes, a deficiência de cálcio pode causar diversos problemas, gerando cáries e outras complicações mais sérias, caso não for tratado de antemão.

 

Outro problema originado pela falta de cálcio está localizado especificamente na gengiva, causando doenças como a gengivite, por exemplo. Caso você contraia alguma dessas doenças, não deixe de consultar um dentista que trata gengiva.

 

A principal maneira de você receber esse nutriente no corpo, é através de uma alimentação saudável. Diversos alimentos são ricos em cálcio, sendo os principais:

 

  • Leite;
  • Brócolis;
  • Alguns peixes;
  • Feijão.

 

Esses são somente alguns dos alimentos que possuem, visto que a lista é bem extensa.

 

Porém, esses alimentos são fundamentais para o desenvolvimento dos dentes, além de manter uma boa saúde do esmalte dentário.

Problemas relacionados com a falta de cálcio

Agora que ficou mais fácil de entender a importância no corpo.

 

Torna-se crescentemente relevante entender quais são os principais problemas que vêm com a falta do cálcio, bem como a melhor forma de manter os dentes saudáveis, não somente em questão do nutriente, mas de forma geral.

 

Quando você não tem a quantidade necessária de cálcio, pode haver até mesmo a perda dentária, sendo necessário buscar por um dentista especialista em implantodontia para tratar desse problema.

 

Além disso, quando você tem falta de cálcio, você começa a ter alguns problemas na cavidade bucal, como é o caso do surgimento de cáries, como já fora dito anteriormente. 

 

Outros sintomas relacionados à deficiência de cálcio são: dormência na boca, dificuldades para engolir e alguns problemas mais gerais, como fragilidade nas unhas.

 

Portanto, nunca deixe de manter uma dieta com uma boa quantidade de cálcio, já que é um nutriente de suma importância para todo o corpo.

 

Caso você possua problemas bucais, a principal coisa a se fazer é realizar uma consulta ao dentista o quanto antes, para que ele possa te instruir da melhor maneira.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *