Por que é importante investir em conteúdos de qualidade?

Por que é importante investir em conteúdos de qualidade?

O marketing de produção de conteúdos originais e inovadores é uma das estratégias mais utilizadas atualmente para conquistar e reter o público.

Isso porque o século 21 é a era da informação, principalmente devido a globalização e a criação da Internet, que possibilitou a comunicação entre países em uma velocidade nunca imaginada pelo ser humano.

Ou seja, atualmente existe um mar de informações disponíveis na palma da mão, basta apenas um clique nos buscadores mais utilizados, como o Google, Bing ou Yahoo, para ter acesso a uma gama de dados produzidos por uma variedade de pessoas.

Um internauta pode ler um texto sobre argamassa de regularização de piso escrito por um engenheiro civil especialista em argamassas ou por um amador que estudou o tema também através da Internet.

Para uma pessoa ter acesso a esses textos, eles precisam estar bem posicionados nos buscadores, aparecendo nos primeiros resultados de busca, pois quanto mais distante estiver a página dos primeiros resultados, menor a probabilidade de o internauta ler.

Um dos fatores que posiciona esses textos é o conteúdo, que quanto mais contiver informações autorais e que agreguem na leitura, cria um bom tráfego orgânico para o site ou outro veículo.

Portanto, para auxiliar escritores, empresas ou qualquer pessoa que trabalhe produzindo conteúdo, este artigo possui como objetivo conceituar conteúdo, marketing de conteúdo, destacar a importância de possuir um e dará algumas dicas para colocá-lo em prática.

O que é conteúdo?

De acordo com a definição do dicionário, conteúdo é tudo aquilo que ocupa algum espaço, seja de forma parcial ou total.

É uma palavra muito utilizada para designar algo que preenche um produto. Por exemplo, na frase: “O frasco possui como conteúdo um líquido fino e brilhante.”

Também se refere a informação que está contida em uma obra, seja ela no formato de texto, vídeo, imagem, GIF ou qualquer outro veículo.

Dessa forma, conteúdo é o assunto ou a matéria de que trata determinada produção, sendo a pauta de estudo do marketing. Toda estratégia de marketing terá que possuir um conteúdo para que seja veiculado nos meios tradicionais e digitais.

Por exemplo, uma empresa que fabrica um tipo de reator de vidro deverá informar à equipe de marketing todos os dados referentes ao produto para que o conteúdo de marketing seja produzido.

Definição de marketing de conteúdo

O marketing é uma área de estudo das ciências sociais voltada a estudar e compreender o comportamento dos consumidores e do mercado.

Para, dessa forma, criar ferramentas e estratégias que auxiliem os empreendedores ou qualquer tipo de pessoa que trabalhe com o público a conquistar popularidade e alcançar seus objetivos.

O marketing possui uma variedade de segmentações que se especializam em uma estratégia diferente e para produção de conteúdos originais existe o inbound marketing.

O inbound marketing é também conhecido pelo nome de marketing de conteúdo ou marketing de atração, pois é um conjunto de técnicas de produção de conteúdo voltadas para um público específico, um potencial cliente.

Ou seja, é conhecido como marketing de atração porque é o cliente que busca a empresa, e não o contrário. O cliente está interessado, de fato, no conteúdo que a empresa produz, pois é original e diferente dos concorrentes.

O marketing de conteúdo está atrelado a todos os tipos de veículos de informações, sejam eles tradicionais ou digitais, como:

  1. Rádio;
  2. Televisão;
  3. Panfletos;
  4. Jornais;
  5. Revistas;
  6. Sites;
  7. Redes sociais;
  8. Plataformas de vídeo e streaming.

Por exemplo, uma empresa que comercializa piso vinílico imitando madeira, ao utilizar o inbound marketing deve escolher as informações mais relevantes para publicar nesses veículos.

Como a durabilidade de seus pisos, a facilidade de instalação, a beleza e a qualidade que são melhores que a dos concorrentes.

Para, assim, produzir vídeos, textos ou imagens que comuniquem essa mensagem para o público-alvo, ou seja, aquele que deseja comprar um piso que imita madeira.

A importância de ter um conteúdo de qualidade

O marketing de conteúdo é importante em diversos aspectos para uma empresa, dentre eles: 

  1. Melhorar o posicionamento nos buscadores;
  2. Tornar a marca pioneira e especialista no assunto;
  3. Ajuda a atrair leads;
  4. Fidelizar clientes de forma mais fácil.

Todas essas vantagens são atrativas para qualquer empreendedor, basta apenas compreender como o marketing de conteúdo funciona e aplicá-lo nas estratégias de divulgação da empresa.

1. Melhorar o posicionamento nos buscadores

Ao produzir conteúdo de qualidade e divulgá-lo nas estratégias de marketing, auxilia na conquista de um bom posicionamento nos buscadores.

Como mencionado anteriormente, as pessoas não costumam ler os sites que não se encontram logo nos primeiros resultados.

Portanto, existe uma série de estratégias para posicioná-los, algumas delas pagas e outras orgânicas. Ou seja, que conquistam os consumidores de forma natural.

Por exemplo, uma empresa aleatória pode simplesmente investir dinheiro comprando os primeiros resultados do Google, através da plataforma Google Ads, uma ferramenta voltada para auxiliar os empreendedores a divulgar seus produtos.

Porém, pesquisas indicam que o tráfego orgânico traz resultados melhores para as empresas. Além da simples visita, o internato possui uma probabilidade maior de ser um lead, ou seja, um potencial cliente.

Dessa forma, quando uma empresa escreve um conteúdo de qualidade a respeito de demarcação piso industrial ela terá mais chances de atrair profissionais ou pessoas comuns realmente interessadas em ler e instalar em suas casas pisos industriais.

Além disso, essas pessoas podem deixar feedbacks positivos a respeito das informações que leram e compartilharam entre seus conhecidos e familiares, gerando o aumento de visitas mensais para aquele conteúdo.

2. Tornar a marca pioneira e especialista no assunto

Para produzir conteúdos autorais e originais é necessário um certo estudo na área, pois reproduzir algo que leu em algum outro site não é uma opção.

Portanto, isso faz com que a marca seja reconhecida como especialista no assunto porque tende a disponibilizar mais informações para o público, e pioneira por sempre estar preocupada em trazer informações e criações novas.

Por exemplo, uma corporação que realiza serviços de remoção de máquinas pesadas não irá se ater apenas em divulgar o serviço.

No marketing de conteúdo, essa empresa irá produzir textos sobre o que são as máquinas pesadas, qual a importância de não removê-las sem uma pessoa capacitada e experiente, trazendo diversas informações relevantes para o  público.

Quando alguém deseja apenas entender sobre máquinas pesadas, ela dará de cara com o site, que por um acaso oferece esse tipo de serviço. Ou seja, além de realizar o serviço, a empresa é especialista e referência no assunto.

3. Ajuda a atrair leads

As pessoas, de forma geral, tendem a compartilhar tudo aquilo que acham interessante e de qualidade.

Além disso, tudo aquilo que é bem posicionado nas plataformas digitais ou faz sucesso no meio convencional, tende a vender mais.

Portanto, investir nas estratégias do inbound marketing atrai de forma mais rápida e fácil novos clientes, que já vão até a empresa com um certo conhecimento sobre aquilo que ela faz e produz, pois o conteúdo a conquistou.

Por exemplo, quando uma empresa de suporte de mola para tubulação produz vídeos interativos a respeito das molas e isso viraliza na Internet, os clientes vão ficar interessados em descobrir o que a empresa está oferecendo.

O conteúdo é o pontapé inicial para atrair a atenção da clientela, que muitas vezes vai precisar optar entre uma variedade de outras empresas, onde a que se destacar é onde ela vai realizar a compra.

Uma empresa que se destaca não precisa competir com os concorrentes pelos clientes, pois o cliente procura consumir esse conteúdo de forma praticamente espontânea.

4. Fidelizar clientes de forma mais fácil

As pessoas, normalmente, gostam de comprar em locais recomendados e requisitados. Portanto, ter algo que faz com que a empresa se diferencie, garante que os consumidores antigos tenham orgulho de fazer parte dessa história.

Essa fidelização de clientes funciona com o gás etileno amadurecimento frutas, que gradualmente amadurece as frutas, ou seja, o marketing de conteúdo vai, aos poucos, chamando a atenção do cliente, conduzindo-o ao funil de vendas e fidelizando-o.

5 dicas para produzir conteúdo de qualidade

Compreendendo a importância de produzir conteúdos relevantes, muitas vezes, a dúvida que surge é como realizar isso, principalmente para os empreendedores de primeira viagem e de ser peças de pequeno porte. Portanto, algumas dicas são importantes:

  1. Faça pesquisas de mercado;
  2. Colete feedbacks;
  3. Analise os dados obtidos;
  4. Utilize ferramentas de monitoramento de trends;
  5. Tenha uma equipe de marketing criativa e qualificada.

Ao realizar pesquisas de mercado e coletar feedbacks, garante-se que o empreendedor entenda o que o público realmente deseja e se os conteúdos produzidos estão agendados. Dessa forma, é mais fácil planejar os próximos passos.

Com uma equipe de marketing qualificada, e que saiba utilizar as ferramentas de treinamento, é mais fácil obter os resultados esperados, fazendo que o empreendedor venda qualquer produto, até uma lona de toldo metro.

Considerações finais

Visto isso, é possível concluir que o marketing de conteúdo traz diversos pontos positivos para uma empresa e, através das informações trazidas neste artigo, com certeza todo empreendedor vai saber que investir nessa estratégia é algo crucial para os negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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