Otimização de Sites: 10 Técnicas de SEO Para Dobrar o Tráfego de Busca

Você está pronto para dobrar seu tráfego de busca com a otimização de sites?

Você pode ver esse tipo de aumento significativo no tráfego de busca e na sua taxa de conversão, uma vez que você entender e atender às necessidades do seu público-alvo. Neste momento, milhares – se não milhões – de pessoas estão olhando para o seu site.

B2B Marketing  nos diz que a cada mês, as pessoas usam o Google para realizar mais de 10,3 bilhões de buscas. Nos EUA, 78% das pessoas online usam a web para pesquisar produtos e serviços.

Uma vez que suas páginas começam a ter boas classificações nas buscas do Google, você verá um aumento na receita, porque você conseguirá mais cliques. Um estudo realizado pela SocialTimes descobriu que o primeiro link nos resultados de buscas consegue um pouco mais de 17% dos cliques.

 

De acordo com HubSpot, 80% do tráfego de um site começa com uma busca. É por isso que a otimização de sites (trabalhar com SEO) é tão importante.

Aqui estão 10 técnicas de SEO (otimização de sites) que você pode implementar imediatamente para aumentar seu número de visitantes, tráfego de busca e taxa de conversão.

Faça download dessa planilha prática sobre otimização de sites que você pode usar hoje para melhorar o tráfego de busca do seu blog.

1. Faça uma Auditoria da Estrutura do Seu Site

Auditar a estrutura de um site é como você descobre porque você não está recebendo o tráfego de pesquisa e vendas suficientes.

Em termos gerais, a auditoria na otimização de sites é um exame sistemático de um evento, um resultado, um conceito ou livros financeiros, a fim de tomar decisões mais inteligentes. No mundo do SEO, a auditoria é uma técnica de growth hack que irá ajudá-lo a atrair e reter clientes.

 

Você examina de perto o desempenho geral do site, em seguida, define e implementa novas metas com base no seu exame. Isso ajuda a aumentar o seu lucro sem trabalhar muito duro.

 

Então, aqui estão alguns passos simples que você pode usar para realizar uma auditoria e descobrir oportunidades para melhorar seu trabalho com a otimização de sites:

Otimização de sites passo #1: Vá ao QuickSprout. Insira a URL do site na caixa de busca e clique em “Entrar com o Google”.

 

Otimização de sites passo #2:  Analise o desempenho do seu site.

 

A partir da análise acima, você pode ver que o positivityblog.com é carregado rapidamente, o tamanho da página é de 575,9kb, com 33 solicitações ao servidor. Isso parece muito bom, mas ainda tem lugar para melhorias.

 

Atualmente, existem 3 advertências – são elementos da página que podem ser eliminados ou melhorados. Quando você rolar a página de resultados, você vai encontrar as advertências:

 

As melhores tags de títulos contêm de 15 a 65 caracteres. Mas os cabeçalhos da captura de tela acima estão entre 74 e 73 caracteres, respectivamente. Este é um dos títulos:

Simplicidade Diária: 13 hábitos que irão tornar sua vida mais leve e feliz

~ 74 caracteres

Agora, vamos reduzi-la a 65 caracteres ou menos, mantendo as palavras-chave e intenção:

Simplicidade Diária: 13 Hábitos para viver mais leve e feliz

~ 60 caracteres

13 hábitos pessoais para viver uma vida mais leve e feliz

~ 57 caracteres

Nota: Esta única alteração não pode melhorar os rankings da página ou autoridade, mas vai conseguir mais cliques. Mais cliques significa mais tráfego de busca.

 

As tags de título são elementos importantes de SEO (otimização de sites) e devem ser criadas corretamente. São básicas e compatíveis com os padrões HTML, razão pela qual o Google espera vê-las no seu site. Veja como ao otimizar as tags de título, você pode obter mais tráfego.

Mais importante ainda, elas criam uma melhor experiência para os usuários. Títulos apropriados podem fazer seus subtítulos e corpo de texto destacarem, para que as pessoas compreendam melhor e desfrutem do seu conteúdo.

Quando você auditar a estrutura do seu site, você provavelmente vai encontrar outros erros e sugestões sobre como corrigí-los. QuickSprout é a ferramenta de SEO (otimização de sites) que eu uso para assegurar o desempenho eficiente das minhas páginas.

2. Pesquisa de Dados pelo Valor do Usuário Final

Estritamente falando, o Google não é uma empresa de publicidade. Eles são uma grande empresa de dados. Cada ferramenta, plataforma e dispositivo que eles desenvolvem tem uma finalidade: obter dados de usuários e usá-los para construir um sistema mais forte.

 

Na mesma linha, você precisa se concentrar nos dados dos seus usuários-alvo. Seu objetivo é duplicar o seu tráfego de busca entendendo a sabedoria popular.

Em outras palavras, seus usuários ideais de um produto ou serviço dão um feedback, que então determina que tipo de conteúdo você vai criar para melhor atendê-los.

 

As opiniões dos seus usuários contam. O público determina quais ideias, artigos, produtos ou conceitos serão investidos ou compartilhados.

Pense na Kickstarter. A maioria das campanhas permanecem despercebidas por vários dias, até que algumas pessoas doam dinheiro. Em seguida, outras pessoas começam a doar também.

 

Então, como você consegue dados relevantes sobre os interesses dos seus usuários?


Eu pessoalmente gosto de usar o Quora.
 Ele me dá uma ideia do que meu público-alvo está falando, e eu posso aprender com especialistas do processo. Se eu fosse escrever um livro ou curso, as ideias do Quora seriam úteis. Aqui estão os passos básicos:Existem várias plataformas de mídia social que você pode usar. Pergunte-se: onde é que as pessoas costumam passar o tempo, e quais são os assuntos que elas sempre estão falando?

Passo #1: Vá ao Quora. Na página inicial, digite a palavra-chave primária (por exemplo, tráfego do blog). Aperte o botão “enter”.

 

Otimização de sites passo #2: Analise o resultado com o maior número de respostas. Clique no título mais interessante ou relevante e leia as respostas dos usuários.

 

Otimização de sites passo #3:  Extraia ideias para seu conteúdo.

 

Existem atualmente 16 respostas diferentes para essa pergunta. A imagem acima é apenas uma das respostas, mas você pode imaginar o quanto de conteúdo de alta qualidade que você poderia criar a partir dessa resposta apenas.


Otimização de sites passo #1:
  Vá ao Ubersuggest.org. Insira sua palavra-chave (por exemplo, converter visitantes) na caixa de pesquisa, preencha a caixa de CAPTCHA, e clique em “sugerir”.Outra forma comum para obter dados dos usuários é através de pesquisa de palavra-chave. Use o Ubersuggest para gerar palavras-chave de cauda longacom base no que as pessoas estão procurando no Google.

Otimização de sites passo #2: Escolha suas palavras-chave de cauda longa, que são baseados nas pesquisas dos usuários no Google. Você não pode encontrar essas frases-chave quando você usa o Google AdWords Keyword Planner, mas elas são muito úteis.

 

Nota: a pesquisa de dados é útil se os resultados se aplicam a seus usuários. Você também pode extrair respostas em tópicos de fóruns, grupos do LinkedIn, grupos no Facebook, etc. Enquanto você responder a perguntas dos usuários com o seu conteúdo, seu tráfego de busca irá melhorar e também sua taxa de conversão.

3. Criar landing pages mais otimizadas para ajudar na otimização de sites

Uma landing page bem projetada pode melhorar a sua geração de leads e as vendas.Quanto mais landing pages você criar, mais portões você abre para a otimização de sites.

Infelizmente, poucas empresas B2B compreendem plenamente a importância da landing page

 

De acordo com MarketingSherpa, 44% dos cliques para empresas B2B vão para uma homepage, não uma landing page. Claro, a página inicial é importante, mas sua página de destino (landing page) é onde você inicia um relacionamento.

Copyblogger Media criam landing pages de alta qualidade sobre temas populares. Eles vão além com gráficos e layout profissionais.

Em seguida, eles direcionam o tráfego, links e autoridade para a página através de assessoria de imprensa e marketing de conteúdo.

 

Quando você clicar em qualquer um desses tópicos, você é levado para uma landing page. Então, você acha que essas páginas têm bom valor de SEO? Será que as pessoas realmente fazem links a elas e as compartilham nas mídias sociais?

Vamos descobrir.

Vá ao Ahrefs.com, digite a URL da landing page (copyblogger.com/copywriting-101), e clique em “busca de links.”

 

Como você pode ver na imagem acima, essa landing page tem 799 links de entrada (inbound links) de confiança, mais de 1.000 tweets, e 446 curtidas no Facebook.

As landing pages podem gerar uma renda impressionante. Não é de admirar que a Conversion Rate Experts gerou US$ 1 milhão para a Moz, usando uma única landing page otimizada e alguns e-mails.

 

Seu trabalho, então, é construir landing pages estratégias para melhorar sua otimização de sites. Uma pesquisa recente descobriu que 48% dos profissionais de marketing constroem uma nova landing page para cada campanha. O objetivo é fazer uma página clicável com uma forte proposta de valor.

 

A Dell tem mais de 1000 landing pages. Quando eles testaram as landing pages no lugar das páginas do site, eles descobriram que sua taxa de conversão aumentou mais de 300%.

 

Como trabalhar com otimização de sites no que diz respeito a landing pages:

Escolha uma palavra-chave de cauda longa e use-a para criar sua landing page. Por exemplo, a Copyblogger visa a palavra-chave “SEO copywriting” em uma das suas páginas de destino.

 

Se você usar o Optimizepress ou outro criador de landing pages para WordPress, certifique-se de adicionar tags de título, uma meta description e palavras-chave. Use as palavras-chave naturalmente para evitar o excesso de palavras-chave.

E então você deve adicionar novos conteúdos na sua landing page. O conteúdo deve ter mais de 2000 palavras, porque isso é o que é preciso para provar ao Google que sua página é valiosa e merece uma boa classificação nas buscas.

 

O conteúdo da sua landing page tem que  ser útil. Escreva para persuadir as pessoas a dar o próximo passo, porque esse é o objetivo número 1 de todo texto de vendas convincente: levá-lo a ler a frase seguinte.

Lembre-se que a anatomia de uma landing page de sucesso começa com o título, então a legenda, os bullet points, e assim por diante.

 

A única finalidade da sua página é envolver o seu público. Se suas landing pages começarem a classificar para suas principais palavras-chave, você pode sempre testar textos de venda diferentes ou CTAs para aumentar a taxa de conversão.

O design é parte do que faz com que a página seja original e relevante para o seu público-alvo. A landing page do Paper Anniversary foi projetada profissionalmente com o software Unbounce. Eles estão convertendo seus usuários em 67%.Você também deve ter um design profissional. O “Design é o rei“, diz Derek Halpern. Se o seu conteúdo é útil, mas seu design é uma porcaria, você provavelmente vai falhar.

 

A landing page tem um forte texto de vendas, um vídeo persuasivo que é emocionalmente atraente, e depoimentos de clientes satisfeitos.

Por último, crie links para sua landing page. Não há alternativa para link building. Links ainda são um grande fator de ranking do Google no que diz respeito à otimização de sites. Sem links de qualidade, a página pode não classificar bem nos rankings, mesmo se você tiver um texto excelente.

4. Faça seu Site Responsivo e Otimizado para Dispositivos Móveis

Você pode aumentar seu tráfego de pesquisa, visando usuários móveis. Nos últimos dois anos, as consultas de busca móvel tiveram uma taxa de crescimento de 5x.

 

Mais pessoas agora usam seus dispositivos móveis para acessar a web. Quatro em cada cinco consumidores usam smartphones para fazer compras. Está previsto que, em 2015, os compradores móveis vão gastar até US$ 25 bilhões.

 

Os usuários de dispositivos móveis são compradores ardentes, talvez porque eles podem fazer compras em qualquer lugar. É mais difícil para os usuários de desktop. É por isso que 220 milhões de varejistas planejam investir e aprender sobre a publicidade móvel este ano.

Todas estas estatísticas estão apontando para uma coisa: há um enorme potencial para aumentar seu tráfego de busca tornando seu site otimizado para dispositivos móveis.

Outra razão para realizar a otimização de sites para dispositivos móveis, é que o Google penaliza sites que não são responsivos. Se você está procurando um tutorial passo a passo para tornar seu site rápido para qualquer dispositivo móvel ou plataforma, consulte Construindo seu Site Mobile-friendly.

5. Dobre a Força da Otimização de Sites Com Infográficos

Uma das maneiras mais simples de trabalhar com otimização de sites para duplicar o tráfego de busca é através de infográficos.

Tenho criado infográficos por algum tempo e os resultados são impressionantes. No KISSmetrics, geramos 2.512.596 visitantes e 41.000 backlinks dentro de 2 anos utilizando infográficos.

Há muito potencial num infográfico na otimização de sites. Quando você cria informações visuais de alta qualidade, você aumenta o seu tráfego web.

 

Infelizmente, a maioria das pessoas não presta tanta atenção para a parte da “info”. Em vez disso, eles se concentram na parte gráfica.

De acordo com Unbounce, os clientes cada vez mais procuram por infográficos. A demanda aumentou 800% nos últimos 2 anos, e essa tendência continuará:

 

Por que os usuários de busca e consumidores preferem infográficos na hora de realizar a otimização de sites?

É porque o cérebro humano processa dados visuais 60.000 vezes mais rápido do que texto. Além disso, 65% dos usuários são aprendizes visuais. E também, 90% da informação transmitida ao cérebro humano é visual.

 

Você poderia gerar até 60.000 visitantes de busca para suas páginas de infográficos. Veja como:

i). Otimização de sites criando seus infográficos:  Encontre uma tendência ou assunto que as pessoas estão procurando, e crie um infográfico sobre ele. Você pode usar visual.ly ou outras ferramentas de infográficos.

Melhor ainda, vá no Dribbble e encontre um designer profissional de infográficos.

 

De lá, escolha um designer e leia seu perfil.

 

ii). Otimização de sites escrevendo novos conteúdos com base no seu infográficoPegue dados do seu infográfico e transforme-o em um artigo detalhado para acompanhar o gráfico.

As pessoas estão mais propensos a compartilhar seu infográfico, se ele vem com novos conteúdos.

Por exemplo, se o seu infográfico é intitulado “10 maneiras de fazer seu site carregar mais rápido,” você pode expandir cada uma das dicas no conteúdo que o acompanha.

Se você pode publicar conteúdo exclusivo de, pelo menos, 2.000 palavras, juntamente com o seu infográfico, seu tráfego de pesquisa irá duplicar ao longo do tempo.

Lembre-se que o Google não indexa o texto do infográfico; isso é tudo parte do arquivo de imagem. A única coisa que o Google indexa é a própria imagem. Mas quando você cria conteúdo exclusivo através da expansão da mesma ideia, você vai ganhar.

Envie seus infográficos para os 20 melhores diretórios de infográficos. Isso definitivamente vai demorar algum tempo, mas você vai colher os frutos mais tarde. Para economizar tempo, você poderia contratar alguém no Fiverr.com para fazer isso por você – apenas pesquise por “enviar infográficos”.

 

Em seguida, clique sobre os serviços de envio e estude-os cuidadosamente. Você poderia pedir aos fornecedores para mostrar a você os sites que eles pretendem enviar os infográficos. Se você não está confortável com os sites que eles falaram, deixe-os saber. É você que está no controle.

Nota: Concentre-se em links de qualidade sobre a quantidade de links para evitar uma penalização do Google. Dessa forma, você vai melhorar o seu tráfego de buscae sustentar seus rankings.

6. Implementar Indexação Semântica Latente (LSI)

O SEO evoluiu desde 2013. Hoje em dia, com as frequentes atualizações do algoritmo do Google, se você quiser prosperar nos resultados de pesquisa, você precisa se adaptar continuamente.

Um dos fatores que o Google considera ao classificar páginas da web é a Indexação semântica latente (LSI).

LSI é uma técnica de indexação e recuperação (otimização de sites) que usa uma fórmula matemática para identificar padrões num determinado parágrafo de texto.

 

Em outras palavras, os motores de busca rastreiam o conteúdo de uma página para identificar e agrupar palavras e frases relacionadas como palavras-chave adicionais para essa página.

Em suma, LSI na otimização de sites encontra sinônimos de palavras-chave. LSI (também conhecido como co-ocorrência) pode melhorar seus rankings de buscaquando você ajuda o Google a entender o assunto que você está escrevendo e quão relevante é para a consulta de pesquisa.

Por exemplo, quando você mencionar “apple” no seu conteúdo, isso pode significar uma de duas coisas para o Google:

  • Uma fruta
  • Uma grande empresa de computador fundada por Steve Jobs

Então como você diz ao Google o significado exato que você está se referindo? É a empresa da maçã ou a fruta maçã? Ou é alguma coisa relacionada mas diferente?

 

O objetivo do uso LSI na otimização de sites é para dizer ao rastreador do Google para indexar seu conteúdo com base em sua intenção. LSI na otimização de sites irá essencialmente deixar seus rankings à prova de balas e entregar resultados significativos para você.

Google espera que você mencione Bill Gates quando você está escrevendo sobre Microsoft Windows, ou “mídia social” quando você menciona Facebook e Twitter.

 

Excesso de palavras-chave é quando você insere uma enorme quantidade de palavras-chave e frases que se relacionam com a palavra-chave principal. É uma má prática de SEO que você deve evitar a todo custo.

Por exemplo, considere estas palavras-chave relacionadas: avaliações do iPhone, iPhone melhores avaliações, novo iPhone comentários. Quando você usa todas essas palavras-chave em seu conteúdo, é provável que o Google não irá classificar essa página bem, especialmente se o conteúdo possui apenas 300 – 500 palavras.

Aqui está um exemplo de um parágrafo com excesso de palavras-chave:

Você quer aprender Java online? A maioria dos tutoriais Java não são criados para ajudar os iniciantes a aprender Java online, porque as plataformas de aprendizagem Java online não são fáceis de usar. Mas hoje, na área de Los Angeles, você pode facilmente aprender Java online a partir do conforto de sua casa e se tornar um especialista em Java.

Você viu como o excesso de palavras-chave atrapalhou a leitura do parágrafo acima? A principal frase-chave foi mencionado quatro vezes.

Mas há uma maneira melhor de mudá-lo e torná-lo mais focado no usuário, sem deixar de lado a palavra-chave principal – “Aprender Java online”. Tudo que você tem a fazer é encontrar sinônimos para as palavras e você está feito. Veja um exemplo:

Você está pronto para aprender Java online? É um bom passo para atualizar suas habilidades e conseguir uma maior chance de conseguir aquele trabalho. Existem vários lugares para aprender Java na web, e dentro de 2 – 3 meses, você estará programando em Java. A maioria das pessoas não gosta da ideia de fazer cursos de Java online, mas eu acredito que é um dos meios flexíveis para ter acesso a uma riqueza de conhecimentos e se tornar mais conceituado no mercado profissional.

A diferença é clara, certo?

Esse é o poder por trás da Indexação Semântica Latente na otimização de sites. Então, se você fosse escrever uma revisão do produto com base na palavra-chave “comprar iPad online”, você pode ver estas palavras-chave LSI:

  • Pedido de IPad na internet
  • Comprar iPad na loja
  • Adquirir iPad na web
  • Solicitar compra de iPad
  • Comprar dispositivo iPad agora

Essas palavras-chave LSI cabem no seu conteúdo uma vez que eles são sinônimo de “comprar” e “online”.

Algumas orientações quando você está visando as palavras-chave LSI:

  • Encontre palavras-chave LSI que significam o mesmo que a palavra-chave principal, mas com diferente ortografia e estrutura.

 

  • Não faça otimização de sites em excesso para palavras-chave LSI, ou então você pode ser penalizado. Usá-las somente quando necessário e certifique-se de que seu texto flui naturalmente.
  • Escrever em tom natural. Certifique-se de que as palavras-chave LSI na otimização de sites não substituem as principais palavras-chave que você deseja classificar. As frases-chave LSK só estão lá para dar significado adicional para o seu conteúdo e para ajudar o Google a entender sobre o tema que você está escrevendo.

Marketing Land otimiza seu conteúdo para palavras-chave LSI. Eles sabem que uma vez que o YouTube é mencionado, então termos como vídeos, canais e fonte de vídeo precisam ser mencionado também. Onde Facebook é mencionado, gráfico social, compartilhar, curtir comentar também estão incluídos, como eles são todas as atividades comuns que ocorrem na plataforma.

 

Google procura por estes termos-chave no seu conteúdo. Se eles são encontrados, o Google acredita que os leitores vão se beneficiar também – com isso, você conseguirá melhores rankings do Google no processo.

7. Espione e Direcione para as Palavras-Chave dos Concorrentes

Pesquisar seus concorrentes é uma jogada inteligente na otimização de sites. Por que reinventar a roda, quando todo o trabalho duro de classificação no topo das páginas do Google já foi feito por seus concorrentes?

 

Você pode espionar as palavras-chave exatas que estão classificando e utilizar essas mesmas palavras-chave para criar o melhor conteúdo. Algo tão simples como se inscrever na newsletter do seu concorrente pode revelar toda a sua estratégia de e-mail marketing para você, para começar.

A Starbucks fez uma grande entrada na China, porque ela estudou seus concorrentes. A Espionagem ajuda você a melhorar seus próprios planos para vencer a concorrência com base em dados, em vez de suposições.

O lucro da Starbucks na China tem aumentado, porque ela tomou o passo simples de auditar sua competição.

 

Então, como você descobre as palavras-chave ativas dos seus concorrentes? Palavras-chave ativas são aquelas que estão atualmente no topo do ranking de resultados do Google e enviando grande quantidade de cliques orgânicos para seus sites.

Veja como identificar palavras-chave ativas do seu concorrente:

Otimização de sites passo #1: Vá ao SEMRush. Insira a URL do seu concorrente (por exemplo, boostblogtraffic.com) na caixa de pesquisa, defina o país para os EUA, em seguida, clique no botão “Pesquisar” verde.

 

Passo #2:  Analise as palavras-chave ativas.

 

Aqui estão as palavras-chave ativas que o Boostblogtraffic.com está classificando:

  • palavras poderosas
  • palavras de poder
  • como fazer dinheiro blogging
  • ganhar dinheiro blogging
  • jon morrow
  • blogging para dinheiro
  • blogs que fazem o dinheiro
  • como fazer um webinar

Nas imagens acima, você pode ver atualizações ao vivo de palavras-chave orgânicas, incluindo a posição atual de cada palavra-chave e seu volume de pesquisa mensal.

A fim de verificar se as palavras-chave estão realmente posicionando em primeiro ou segundo lugar nas buscas, como indica a ferramenta SEMRush, vamos fazer uma rápida pesquisa no Google por “blogs que fazem o dinheiro”, que está posicionado na posição #2 atualmente.

 

Exatamente… # 2.

Você pode direcionar para as mesmas palavras-chave de cauda longa pela criação de conteúdo de alta qualidade que foca na intenção do usuário, e por construção de confiança, link naturais para a página vão aumentar o seu poder de classificação.

 

Se você quiser conseguir ainda mais palavras-chave de cauda longa que são mais fáceis de posicionar do que palavras-chave primárias, coloque todas as palavras-chave ativas no Google AdWords Keyword Planner e você vai se surpreender.

 

Nota: Depois que você criar um conteúdo detalhado e útil em torno de palavras-chave ativas do seu concorrente, você deve entrar em contato com outros sites e blogs que fizeram links para a página do seu concorrente e mostrá-los o seu artigo.

As chances são, se eles fizeram link ao artigo inicial, eles irão criar links para o seu também, enviando tráfego de referência e Page Rank adicionais para a sua página.

Então, como você encontra esses sites e blogs que fazem link ao seu concorrente?

Otimização de sites passo #1: Visite Backlinkwatch.com. Insira a URL do seu concorrente (o URL exato que está altamente posicionado no ranking das páginas do Google). Preencha o código CAPTCHA e clique no botão “check backlinks“.

 

Otimização de sites passo #2: Analise os sites de referência. Verifique o texto âncora que outros sites estão usando para linkar de volta para a página do seu concorrente. Veja se o link é dofollow ou nofollow.

 

Clique no link para visitar cada uma das páginas que apareceram. Localizar a página de contato ou endereço de e-mail que você pode usar para notificar o proprietário/autor do site.

 

8. Alavancar Autoridade nas Plataformas Sociais

Encarta Dictionary define “alavancagem“, como o poder de fazer as coisas. Você pode ter suas “coisas feitas” – ou seja, você pode gerar mais tráfego, melhorar a classificação no Google e construir uma nova base de fãs – ficando ativo nas grandes plataformas sociais.

 

Se o seu blog é relativamente novo, pode ser difícil de classificar bem nos motores de busca do Google para palavras-chave de alto volume, porque sua autoridade de domínio e autoridade da página ainda são muito baixas. No entanto, você pode alavancar utilizando grandes plataformas sociais.

 

Quando eu digo grandes plataformas, estou me referindo a sites com milhões de visitantes por dia, que classificam para qualquer palavra-chave que se dirigem.

Eu não estou falando de Facebook, Twitter ou LinkedIn, porque o valor de SEO que passam não afeta diretamente rankings – em vez disso, elas levam ao engajamento.

Na verdade, eu estou me referindo a sites como o Docstoc, Slideshare, Blogger, Quora e assim por diante. Esses sites te dão a oportunidade de melhorar seus rankings de busca, bem como construir uma sequência, dentro de um curto período de tempo.

 

Será que grandes plataformas sociais podem aumentar o seu tráfego de busca e rankings com otimização de sites?

Sim. Por exemplo, Ana Hoffman conseguiu 243.000 visualizações em 30 dias, além de outros benefícios, usando conteúdo no Slideshare. Suas apresentações estavam entre o top 1% das mais vistas em 2013.

 

Se você gostaria de utilizar o Slideshare como um impulsionador do tráfego de busca, aqui estão os passos básicos que você deve fazer:

Otimização de sites passo #1: Encontre um trending topic (tópico mais falado no momento) – Na minha experiência, apenas escolher uma palavra-chave e criar uma apresentação de slides de alto nível nem sempre vai gerar buzz suficiente.

Em vez disso, procure usar temas ou tópicos de discussão que já são tendências em blogs. Assim como você faz quando procura ideias de postagem no blog, você deve identificar o que as pessoas estão falando agora.

Vá ao Growthhackers.com, que é uma comunidade online de growth hackers. Você vai encontrar um monte de trending topics e posts. Escolha um que lhe interessa e está relacionado ao seu negócio ou tema do seu blog, e o estude.

 

O tema em destaque daria uma grande apresentação de slides: “100+ maneiras de promover o seu conteúdo”.

Nota: Ao criar sua apresentação, não se sinta pressionado para inserir 50 ou 100 slides. Desenvolva 35 páginas ou mais para dar um bom valor para os seus leitores.

Otimização de sites passo #2: Faça esboços – Quando você for analisar o artigo selecionado, escolha os pontos-chave e crie um esboço para a sua apresentação.

Os esboços da sua apresentação Slideshare podem ser algo tão simples como:

  • Junte-se a HARO
  • Publicar um comunicado de imprensa
  • Atualize a sua assinatura de e-mail
  • Comentar em outros blogs influentes
  • Mencione suas fontes no Twitter
  • Scoop.it
  • BuzzBundle
  • Grupos do LinkedIn
  • Criar um grupo de compartilhamento
  • etc.

Cada item em seu esboço representa um único slide.

Nota: Se você quiser usar um esboço diretamente do post ou artigo de outra pessoa, certifique-se de ter o seu consentimento primeiro para evitar plágio. Faça isso primeiro antes de avançar, e não se esqueça de creditar o autor em sua apresentação.

Otimização de sites passo #3: Encontre imagens de apoio – apresentações Slideshare são principalmente sobre o uso de boas imagens para cativar e prender a atenção do leitor. Você pode encontrar bancos de imagens grátis ao pesquisar no Google por “banco de imagem grátis.”

 

Gratisography é um site que você pode baixar imagens gratuitamente sem restrições de direitos autorais.

 

Algumas dicas:

  • Escolha as fotos que são relevantes para seu tópico ou assunto
  • Use imagens/fotos de alta resolução
  • Use fotos grátis, sem restrições de direitos autorais
  • Não deixe que suas imagens de fundo substituam seu texto

Otimização de sites passo #4: Estude apresentações do Slideshare bem sucedidas – A melhor maneira de trabalhar com otimização de sites, conseguir tráfego orgânico e melhorar os rankings é aprendendo com os especialistas.

Várias apresentações são destaque na página inicial do Slideshare. Estude-as com cuidado. Pense em como você pode melhorá-las – usando melhores imagens por exemplo, ou incorporando estatísticas e dados para fazer suporte as fatos, e assim por diante. Aprenda com as apresentações existentes para criar uma melhor.

image15

Otimização de sites passo #5: Crie sua apresentação no Slideshare – Com todas as informações que você recolheu, crie sua apresentação e tente torná-la melhor do que as outras.

E não se esqueça de incluir um link para sua landing page ou página de recursos. O link que vem a partir desta página é dofollow, então você vai ter link juice para impulsionar seus rankings.

image25

Nota: Se quer que sua apresentação tenha mais autoridade nos rankings de busca, você deve compartilhá-la no docstoc, Scribd e animoto. Você vai atrair uma nova audiência para a sua apresentação e aumentar seus links.

9. Linkagem Interna para Páginas do Site

A Linkagem Interna é a prática de usar textos âncora para criar links para outras páginas dentro do seu blog ou site. Isso mostra Google a profundidade das páginas do seu site. A maioria das pessoas se concentram em conseguir visitantes orgânicos para sua homepage, mas lutam para classificar suas páginas internas.

image17

Os seus posts e páginas mais velhas que fornecem imenso valor sobre temas relevantes podem aumentar o tráfego até hoje. Como um blogueiro e proprietário do site, você deve conectar essas páginas internas com frequência.

Quando você começar a interligação de outras páginas além da sua homepage, você vai, finalmente, melhorar o valor de SEO para as páginas internas e melhorar seus rankings de busca, mesmo para palavras-chave difíceis.

image53

Mas antes de você começar a criar links para suas páginas internas, você deve primeiro verificar quantos links inbound levam à sua homepage, em comparação com suas outras páginas.

Otimização de sites passo #1:  Vá ao OpenSiteExplorer, do Moz . Insira a URL do site na caixa de pesquisa, e clique no botão “Pesquisar”.

image11

Passo #2: Clique em “Top Pages” no lado superior esquerdo.

image06

Otimização de sites passo #3: Verifique a relação de inbound links.

image45

Olhando para a imagem acima, você pode ver que Chrisbrogan.com (homepage) recebe 10x mais links inbound do que os posts do blog e a página de contato recebem. Se você receber mais visitas na sua homepage, então você vai ter uma alta taxa de rejeição.

Uma das estratégias que Chris Jaeger fez para reduzir uma taxa de rejeição alta para 24,45% foi a linkagem interna.

image50

Aqui estão algumas outras razões pelas quais você deveria fazer links para suas páginas internas:

i). Melhorar a autoridade da página: Google gosta de novos conteúdos, porque informação recente é mais provável que seja útil para o usuário.

image08

Adicionar novos conteúdos regularmente não é a única maneira de aumentar a autoridade da página. Mas quando você cria links para suas páginas internas, você dá mais poder a elas. É claro que sua homepage, naturalmente, pode ter um PA maior, mas você precisa trabalhar para melhorar a autoridade de páginas internas também.

Cyrus Shepard explicou em um post do Moz que o Google dá uma pontuação para novos conteúdos baseando na data em que foram publicados.

RGB básico

Esta pontuação inicial pode decair ao longo do tempo, e também é responsável por aumentar os rankings de busca do conteúdo. Você vai descobrir que este aumento nos rankings orgânicos pode degradar à medida que o conteúdo fica mais velho.

ii). Faça suas páginas internas indexáveis: Se você sempre cria links para suas páginas internas, você vai tornar mais fácil para o mecanismo de busca conseguir encontrar rapidamente e indexar suas páginas de destino. Isso irá te ajudar na otimização de sites.

Digamos que você acabou de publicar um novo post, e você quer os motores de busca o indexem rapidamente. O que você faz – cruza os braços e espera? Absolutamente não.

Você pode enviá-los para diretórios de busca de grande autoridade, tais como Weblogs e Newsgator. Esses diretórios de busca são facilmente encontrados pelos rastreadores do Google, porque eles estão no mesmo espaço e utilizam códigos de back-end semelhantes.

Basta ir até Ping-o-matic, inserir a URL do seu blog, selecionar todos os diretórios e clicar em “enviar pings”:

image09

Em seguida, verifique quais URLs do site foram submetidas.

image61

Nota: Quando linkar para suas páginas internas de outros blogs, evite o excesso de otimização de texto âncora. Idealmente, use os nomes da marca + palavra-chave (por exemplo, Neil Patel, marketing de conteúdo) ou use as palavras-chave LSI (Indexação Semântica Latente).

10. Atualize Suas Páginas de Arquivo

É hora de adicionar poder para as suas páginas de arquivos. Se você já tem um blog por até mesmo um pouco mais de 3 meses, então você tem uma mina de ouro em seus arquivos.

Você, sem dúvida, escreveu alguns posts, que ainda estão gerando tráfego orgânico, que você pode facilmente rastrear para o ROI através de compartilhamentos sociais, consultas de pesquisa, comentários e assim por diante. Agora você pode melhorar esses posts e alavancar a sua autoridade para rankings de busca mais elevados.

image35

Não deixe que suas páginas de arquivos fiquem esquecidas. Comece identificando as melhores páginas de arquivos e a criar melhores conteúdos, com base em tendências e desenvolvimentos recentes. Seu tráfego de busca irá aumentar dramaticamente.

image02

Otimização de sites passo #1: Entre no Google Analytics. Clique na aba “Comportamento”, no lado esquerdo.

image52

Passo #2: Clique em Conteúdo do Site> Todas as páginas e olhe para os posts com melhores resultados de três a seis meses.

image21

Para atualizar suas páginas de arquivos e duplicar o tráfego de busca para essas páginas, siga estes passos:

i). Escreva um título compartilhável: O passo mais crítico de todos é escrever um título que irá inspirar as pessoas a compartilharem o seu post.

Assim, se seu post antigo foi intitulado “Como fazer US$10.000 com seu blog,” você poderia torná-lo mais compartilhável ainda pela adição de sabor pessoal, dados e profissionalismo. O título deve evocar curiosidade, mas ainda manter sua clareza.

Você pode até mesmo adicionar um número para o título, pois as pessoas compartilham com mais frequência conteúdos com números nos títulos.

image26

Por exemplo:

  • Como eu faço US$ 10.000 com blog trabalhando em tempo parcial (3 passos simples que você pode seguir)
  • 30 Dias e como eu fiz meus primeiros US$ 10.000 de casa com blogs

Dê uma olhada neste título do Copy Hackers. É instigante, rico em palavra-chave, clicável e claro:

image37

ii). Dar suporte aos fatos com dados e estatísticas. Agora que você tem alguma experiência, mostre-a no seu conteúdo, escrevendo um estudo de caso ou algum outro tipo de conteúdo.

Se outras pessoas têm realizado experiências relacionadas com seu tema, sempre inclua essas informações. Seu leitor pode não confiar se você é a única fonte de informação, mas se duas ou três outras pessoas apoiam sua afirmação, então a sua autoridade e influência vai aumentar.

Conclusão

Um blog é uma poderosa ferramenta de marketing para sua marca. De acordo com Search Engine People, blogs estão entre as cinco fontes de informações mais confiáveis online. E 82% dos consumidores gostam de ler conteúdos relevantes de marcas.

Talvez seja porque, pela sua própria natureza, blogs fornecem um toque pessoal não encontrado em outro lugar.

image48

Mas, a fim de maximizar o potencial do seu blog, você tem que ter certeza que ele é encontrado pelas pessoas que estão à procura do tipo de informações que você fornece.

Essas técnicas avançadas de SEO para otimização de sites podem não ser mais fáceis de implementar – elas certamente exigirão mais esforço do que apenas pesquisa palavra-chave e link building – mas elas são incrivelmente eficazes. Usando essas estratégias você pode duplicar o seu tráfego de busca, especialmente quando você usa princípios e técnicas do storytelling para elaborar o seu conteúdo.

O sucesso na otimização de sites tem tudo a ver com entregar conteúdo útil e relevante para seu público-alvo, de uma forma que é facilmente absorvida por eles.

Assim, foque na intenção do usuário, e não usar palavras-chave para a manipulação, mas para posicionar suas páginas de conteúdo que foram otimizados para o usuário.

Você já tentou alguma dessas práticas de SEO avançadas antes? Quais resultados você conseguiu e quanto tempo demorou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *