O que significa petição juntada? Entenda esse termo legal

O que significa petição juntada? Entenda esse termo legal

Você sabe o que significa petição juntada? É um termo muito utilizado no âmbito legal. Entretanto, há duas expressõesque podem ser confundidas: a petição juntada e a juntada de petição. Apesar de parecerem sinônimos, o significado é diferente.

 

Na venda de precatórios, por exemplo, é comum o uso da petição juntada. Já a juntada de petição é utilizada em uma solicitação para o juiz, sendo anexado aos autos, uma peça elaborada pelo advogado de uma das partes que deseja fazer essa solicitação.

 

Se você quer saber o que significa petição juntada e como funciona cada um desses termos, confira neste post qual é a diferença e quais são os tipos comuns em cada caso.

O que é uma petição no direito?

Primeiramente, para você entender o que significa cada um desses termos, é necessário saber o que é uma petição no direito.

 

Uma petição é o instrumento utilizado para conseguir uma decisão favorável do juiz, ela é sempre realizada por um advogado.

 

 

Ou seja, é uma prática utilizada para formalizar uma solicitação ao magistrado. A petição deve ser objetiva e reduzida.

 

Um exemplo é a petição inicial, que é utilizada para instaurar o processo judicial.

O que significa petição de juntada?

A petição de juntada significa a peça processual que solicita o anexo de documentos aos autos, sendo utilizada quando uma das partes do processo faz uma solicitação ao juiz. Com isso, a solicitação fica registrada.

Para que serve a petição de juntada?

Como você já sabe o que significa petição juntada, é preciso saber para que ela serve. A petição é um pedido ao juiz, em que o advogado deve explicar o problema do seu cliente, permitindo que o juiz tome as providências necessárias.

Ao longo do processo, outras petições podem ser juntadas sempre que necessário.

Tipos mais comuns de petição de juntada

Agora que você já sabe o que significa petição juntada, conheça os tipos mais comuns, o que também ajuda a esclarecer o conceito:

 

Juntada de substabelecimento

O que significa petição de juntada de substabelecimento: é quando o cliente, por meio da assinatura de uma procuração, permite que o advogado delegue a atuação no processo para um terceiro, caso seja preciso.

 

A juntada de substabelecimento é muito utilizada quando o advogado precisa de um advogado substituto para o processo por determinado prazo.

Juntada de procuração

O que significa petição juntada de procuração: a parte do autor da ação já realiza a procuração no início do processo.

 

Entretanto, para o réu, ou em casos de mudança de representação após o processo iniciado, é necessária a petição juntada de procuração.

 

Por meio dessa petição é possível anexar aos autos do processo o termo do mandato do advogado.

Juntada de documentos

O que significa petição juntada de documentos: durante o processo é bastante comum ter que anexar outros documentos, sendo válido tanto para ofício quanto a pedido das partes.

Petição de juntada de certidão de óbito

A petição juntada de certidões de óbito são documentos que podem ser juntados ao processo comprovando o falecimento de uma parte envolvida no processo.

Petição de juntada de depósito judicial

O que significa petição juntada de depósito judicial: seja voluntário ou não, a petição é necessária para garantir que o pagamento seja realizado.

 

Petição de juntada de laudo pericial

O que significa petição juntada de laudo pericial: seja após a petição inicial ou na contestação, é necessário juntar esses documentos para atestar a relevância de laudos periciais no processo.

Petição de juntada de planilha de cálculo

A petição de juntada de planilha de cálculo é muito utilizada em processos trabalhistas, para anexar documentos e planilha de cálculo trabalhista judicial, garantindo o cálculo correto e a quitação dos direitos e deveres.

 

Dessa forma, sempre que o advogado precisar anexar alguma documentação relevante aos autos do processo e sua juntada for permitida, será necessário a elaboração de uma petição para solicitar o anexo desses documentos.

Como fazer uma petição de juntada?

Para realizar a petição de juntada, o advogado precisa seguir alguns fundamentos para ser apreciada pelo juiz e surtir os efeitos esperados.

 

Assim, a parte que faz a petição juntada deve explicar a sua solicitação de maneira juridicamente fundamentada. A peça deve conter as razões pelas quais a parte teve prejuízo em seus direitos.

 

Dessa forma, o juiz realizará a análise dos fundamentos e fatos contidos na petição de juntada.

 

A estrutura dessa petição pode variar conforme o documento que será incluído nos autos. Assim, a peça é considerada simples, mas precisa seguir alguns requisitos.

 

Passo a passo para fazer uma petição de juntada:

 

  1. Direcione a petição de juntada ao juiz
  2. Informe a comarca e a vara
  3. Cite a parte interessada na petição
  4. Cite a outra parte
  5. Informe a causa da petição
  6. Faça o requerimento de juntada, que é a informação detodos os documentos que serão anexados na petição
  7. Solicite o pedido de deferimento da petição
  8. Subscreva o documento

O que significa juntada de petição?

A juntada de petição, que é um outro conceito, significa a ação de anexar documentos aos autos de uma peça de um processo. Utilizada quando uma das partes faz solicitação ao juiz. Assim, essa solicitação é devidamente registrada no processo eletrônico ou físico.

 

 

Para processo eletrônico, a juntada de documentos pode ser solicitada no site oficial da Receita Federal.

Principais casos de juntada de petição

Alguns dos principais casos de juntada de petição são a de manifestação e a petição de alegações finais, utilizada na fase do processo de alegações finais, comum nos processos criminais. As alegações são feitas por meio de petição e devem ser anexadas aos autos.

 

A juntada de petição pode ser feita de forma incorreta, como em processos nos quais não há necessidade ou falta de atenção aos prazos.

 

Seja qual for o erro cometido ao fazer a juntada de petição, não há como revertê-la. Assim, é imprescindível ficar atento ao passo a passo para realizá-la corretamente.

O que significa juntada de petição de manifestação?

A juntada de petição de manifestação significa a exposição da parte referente ao despacho do juiz.

 

Em uma audiência de conciliação ou mediação, por exemplo, caso o réu seja contrário à autocomposição, essa manifestação deve ser feita por meio de petição e, posteriormente, ser anexada aos autos do processo.

 

Gostou de saber o que significa petição juntada e juntada petição? Então, se quiser acompanhar mais conteúdos informativos, acompanhe sempre o nosso blog!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *