O que é batismo para a Igreja Católica ?

A celebração do batismo na Igreja Católica é um rito de iniciação importante, tanto para pais quanto para filhos. Nessa cerimônia a criança é apresentada como filha de Deus e começa o seu caminho para seguir os ensinamentos católicos. É de extrema importância não só que os pais estejam preparados para a celebração, mas também padrinhos, parentes e todos os que farão parte da vida da criança.

 

Quem convidar para um batizado?

Como funciona um batizado?

Existe idade certa para batizar a criança?

Como escolher os padrinhos de batismo?

Quais as regras para a escolha de padrinhos de batismo?

O que é ser padrinho de batismo?

O que se deve vestir no batizado?

Para padrinhos:

Para madrinhas:

Para o batizando

Conclusão

 

Quem convidar para um batizado?

Os pais podem convidar quem acharem necessário, mas o destaque vai para aqueles que participarão ativamente da vida da criança ( tanto em uma esfera pessoal, quanto religiosa)

Como funciona um batizado?

Durante um batizado, madrinhas, padrinhos, pais e criança são levados até a pia batismal. Lá, o sacerdote responsável pela igreja recitará os ritos do batismo. O papel da madrinha e padrinho como guias já são importantes logo na cerimônia, onde guiarão a criança até a pia batismal.

Depois da celebração na igreja, os pais podem escolher oferecer um almoço ou jantar para seus convidados. Porém, essa parte é completamente optativa. É possível apenas passar pelas fotos depois da cerimônia na igreja e se dirigir para casa. Outra opção é oferecer lembrancinhas do batismo da criança para seus convidados.

Existe idade certa para batizar a criança?

Não existe nenhuma idade máxima ou mínima para o batizado de bebês. Algumas congregações podem exigir uma idade mínima de 1 ano, mas, de forma geral, a maioria das igrejas incentiva que o bebê seja batizado o mais rápido possível.

 

Portanto, fica a cargo de pais, parentes e padrinhos o melhor dia para ser marcada a celebração. É importante apenas consultar na casa paroquial pela data próxima disponível para que o sacerdote e o local onde será realizada a cerimônia estejam livres.

Como escolher os padrinhos de batismo?

Quais as regras para a escolha de padrinhos de batismo?

 

  • Ser chamado pelos pais da criança: É necessário que o convite seja por parte dos pais. A escolha do padrinho ou madrinha deve ser levada a sério por ambos os responsáveis da criança.
  • Ter dezesseis anos ou mais;
  • Seja batizado na igreja católica;
  • Seja casado de acordo com igreja católica: Padrinhos ou madrinhas que sejam casados apenas no civil, separados ou divorciados, ou que não sejam casados, mas vivem juntos, não podem apadrinhar.
  • É, por fim, necessário que o padrinho ou madrinha sejam ativos na fé católica.

O que é ser padrinho de batismo?

Apadrinhar uma criança é uma responsabilidade grande e exige seriedade. É seu dever estar presente, aconselhar e guiar da melhor forma a criança ao longo de toda a vida. O padrinho ou madrinha devem ajudar os pais a manter acesos os ensinamentos cristãos no coração do afilhado. Esse compromisso é vitalício e não pode ser desfeito.

O que se deve vestir no batizado?

Para padrinhos:

Os padrinhos devem tentar ao máximo seguir a moda social e não casual. Não utilize bermudas, chinelos, camisetas ou regatas. Dê preferência para jeans escuros, camisas de botão claras e para um visual mais sério.

Para madrinhas:

Todos os convidados devem utilizar tons claros e roupas sociais, incluindo a madrinha. É permitido utilizar saias e vestidos longos, calças alfaiataria e peças sociais que não sejam muito chamativas. Opte por tons neutros e que sejam peças sérias.

Para o batizando:

Existem diversas opções de modelo para a criança a ser batizada. A mais clássica é o mandrião, uma túnica unissex cheia de história e tradição. Ela é prática, simples e confortável para os bebês. Além disso, conserva um visual muito romântico, que resulta em fotos lindas. Os acessórios que acompanham o mandrião também são muito requisitados, como, por exemplo, a touca de batismo.

Para os pais que preferem opções mais modernas, para batizados de meninos existem roupas sociais infantis ótimas. Junto com acessórios como suspensórios, boinas e coletes deixarão o seu pequeno a coisa mais fofa. É possível investir em outros tons claros utilizando esses modelos.

Para batizados de meninas, existem os vestidos de batismo. Eles deixarão a criança parecendo uma verdadeira princesa. Geralmente são adornados com rendas, bordados e anáguas para deixar tudo ainda mais romântico e tradicional.

Conclusão

Gostou das nossas dicas e inspirações? Que tal dar uma olhada na loja online da AuHe Kids Moda infantil ? Lá você encontrará muitas outras opções para vestir o seu pequeno ou pequena durante o batizado.

Contamos com diversas peças que podem ajudar a tornar não só o seu batizado especial, mas toda a infância dos seus bebês. Para checar nossas peças, clique aqui e veja nossa loja online. Atendemos com todo o conforto e segurança possíveis para levar até você as melhores roupas infantis.

E chegamos ao fim do nosso post! Se você quer saber mais sobre o rito do batizado, quais roupas utilizar para você e seu bebê e muitas outras dicas, recomendo que você leia Como escolher os padrinhos de batismo do meu filho? e O branco no batismo: qual a simbologia por trás?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *