Doença pulmonar obstrutiva crônica – Conheça tudo sobre.

Doença pulmonar obstrutiva crônica – Conheça tudo sobre.

DPOC o que é

Doença pulmonar obstrutiva crônica ou apenas DPOC, é um grupo de doenças do sistema respiratório que causam a bronquite crônica (estreita as vias aéreas e paralisa a atividade dos cílios) e enfisema (causo estragos irreversíveis nos alvéolos).

DPOC causas

As principais causas da DPOC estãorelacionadas ao uso exagerado de tabaco no geral,com destaque para o cigarro,pessoas que trabalhem em ambientes que estão em constante contato com poeiras, poluentes do ar e vapores químicos também estão em risco de contrair a doença.

Sintomas de DPOC

A DPOC é uma doença que se instala no corpo humano de forma lenta e sutil, o primeiro sintoma claro que ela causa é a dispneia(falta de ar), essa falta de ar comumente irá atacar ao se fazer esforços físicos mesmo que pequenos, como o ato de subir escadas ou apenas caminhar, com o decorrer do tempo e com a evolução da DPOC essa falta de ar será cada vez mais frequente e irá surgir em atividades cada vez mais sutis.Nos casos mais graves e evoluídos da doença o portador poderá sentir a falta de ar até mesmo sentado, deitado e sem estar fazendo alguma atividade.

Os baixos níveis de oxigênio presente no sangue podem acabar por causar uma coloração azul para a pele, algumas áreas frágeis nos pulmões podem acabar se rompendo e permitindo um quadro clinico chamadopneumotórax, neste quadro o paciente irá sofrer com dores súbitas e a falta de ar será tão extrema que a intervenção médica será necessária.

Diagnostico DPOC

O diagnostico da DPOC é feito através de exames físicos e o histórico do paciente; também existe a possibilidade da realização de um exame chamado espirometriaque avalia a capacidade ventilatória pulmonar do paciente.

Especialistas recomendam quepessoas que fumam há mais de 10 anos realizem esse exame, afim de que o diagnostico seja realizado logo nas fases iniciais, desta forma ainda sendo possível que possíveis danos ao sistema respiratório ainda possam ser reversíveis e tratados.

DPOC tratamento

A forma mais eficaz de tratar a DPOC é parar de fumar,sendo o único meio eficaz de impedir com que a doença se alastre e cause complicações respiratórias para você, de nada adianta por exemplo você buscar pelo exame de espirometria e continuar com o consumo do cigarro.

Para o combate a dependência de nicotina você poderá optar pela utilização de chicletes e adesivos de nicotina, em casos mais extremos com a receita médica, será necessária a utilização de remédios mais específicos como a bupropiona.

Em casos ainda mais severos da doença o único tratamento capaz de auxiliar e aumentar a sobrevida em portadores é com a realização da oxigenioterapia (tratamento que tem como função aumentara saturação de oxigênio e o deixar acima de 90%, que é o ponto ideal para a saúde)

Atividades fisioterápicas de melhora respiratória podem aumentar sua resistência a diferentes exercícios e até melhorar sua qualidade de vida, entretanto não serão o suficiente para prolongar a sua vida.

DPOC prevenção

  • Parar de fumar é a única solução e forma de combate a DPOC, parar de fumar pode reduzir os resquícios da DPOC em seu corpo; os danos já causados não serão revertidos, mas nunca é tarde para começar a busca por uma vida saudável.
  • Portadores de DPOC recebem anualmente doses de vacina contra a gripe e pneumococo, afim de impedir que tais doenças acabem por agravar seu sistema respiratório.

Buscar por uma melhor qualidade de vida e bem estar é o primeiro passo para se manter longe da DPOC, realize atividades físicas com frequência e não deixe com que o vicio lhe domine, conte com os planos de saúde individuale cuide da saúde da pessoa mais importante em sua vida, você! Realizar acompanhamento médico com frequência irá garantir que você se mantenha saudável e aumente sua longevidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *