Contratações transnacionais: desafios para as empresas e profissionais

Contratações transnacionais: desafios para as empresas e profissionais

O mundo é cada vez mais globalizado e, neste aspecto, as contratações transnacionais estão em constante crescimento e elevação. 

Para compreender o assunto, primeiro é fundamental ter em mente que muitas pessoas se mudam para o exterior todos os anos, seja em busca de trabalho ou estudo. 

Além disso, outras pessoas têm investido na contratação de um modelo transnacional, o que representa um desafio para as empresas brasileiras.

Tudo isso impulsionado pelo trabalho remoto,que ganhou ainda mais força em um cenário de pandemia e de distanciamento social, reconfigurando diversos elementos e expectativa em relação ao mercado e exercício de profissões.. 

As pessoas mais jovens estão abertas a novas oportunidades, inclusive nos países não burocráticos em relação ao visto e passaporte. 

Mas, apesar de parecer óbvio, esse cenário de adaptação e de mudanças nas formas da relação de trabalho e de expectativas de crescimento profissional também são permeadas de desafios.

Os desafios para as empresas brasileiras variam desde a valorização profissional e mudanças de paradigma, até uma qualificação profissional adequada. 

Em contrapartida, os profissionais estão em busca de melhores oportunidades de vida e de trabalho, que podem os levar para o exterior, sendo mais flexíveis e voltadas ao campo digital, ou mais especificamente neste caso, de desenvolvimento junto a marca.

Neste texto você compreenderá o que é a contratação transnacional, como funciona, e como isso impacta na vida do profissional e até mesmo no desenvolvimento da empresa. 

Além disso, entenderá também quais as vantagens e desvantagens desse tipo de contratação. Confira os detalhes no decorrer do artigo. 

Entenda o que contribui para as contratações transnacionais

Para entender o assunto sobre as contratações, é importante compreender o que significa o termo transnacional de forma efetiva.

Imagine uma empresa de Troca de tela samsung que tem a sede em um determinado país e possui filiais em outros. Ou seja, é uma empresa que ultrapassa os limites físicos e geográficos de seu território original. 

Essas empresas chamamos de empresas transnacionais, ou seja, que são vinculadas a um país de origem, mas com filiais em outros espaços. 

Essas empresas possuem um formato matriz de operação, ou seja, exige-se que o mesmo tipo de serviço realizado em um local A seja ofertado em um local B. 

Isso agrega um selo de qualidade em relação aos produtos oferecidos, independentemente do local. Para os profissionais, isso também significa a oportunidade de atuar em outros estabelecimentos e regiões junto à empresa.

Isso porque, quando falamos sobre as contratações transnacionais, podemos nos referir a profissionais de um determinado país que é contratado para exercer atividade em um outro local. 

Inclusive, essa ação tem sido muito favorecida pelo trabalho remoto, horários flexíveis e a não-necessidade de estar em um escritório físico para realizar ações.

Isso integra mais facilmente as atividades dos locais e permite que o profissional não esteja alocado em uma das unidades, ou esteja em uma unidade diferente da atuação padrão por algum motivo, mantendo as filiais mais próximas.

Isso é muito comum e já é uma realidade em muitos negócios, por exemplo, em diversos condomínios por meio da Nobreak online

Neste caso em específico, a portaria continua a prestar seus serviços remotamente, ou seja, fora do espaço físico do prédio, mas sem que isso prejudique a segurança. Na verdade, é possível até ampliá-la.

Dessa forma, muitas pessoas têm optado por oportunidades mais diversas e que também possibilitem crescimento em diferentes locais, inclusive, os candidatos brasileiros.  

Mas, quais são os desafios para esses profissionais e para as empresas de corrimão de inox para escada e de diversos outros segmentos diante desse mercado? Vamos conferir a seguir!

Compreenda quais são os desafios para os profissionais nesse cenário

Vivenciamos um contexto que implica em mudanças e transformações no mercado mundial, inclusive para os brasileiros que desejam atuar em multinacional ou em oportunidades em outros países. 

Nesse sentido, podem surgir outros desafios, como o da língua e a cultura, demandando atenção.

Diante disso, é importante avaliar cada oportunidade e quais de fato valem a pena.

Inclusive, é importante avaliar a idoneidade da vaga, por exemplo, e é possível tirar algumas dúvidas se a empresa tiver uma sede ou escritório no Brasil. 

Essa é uma forma de aproximação para ações como recrutamento de pessoal. Esse é um cuidado importante para não acreditar em uma proposta falsa e acabar caindo em um golpe. Algumas dicas para não cair em golpe são:

  • Verificar a reputação da empresa que pretende se candidatar;
  • Analisar o contrato e verificar se ele é bem estruturado;
  • Pesquisar sobre o pagamento e as questões tributárias;
  • Conhecer todos seus direitos e deveres previamente;
  • Buscar compreender questões éticas e de jurisprudência. 

Suponhamos que uma empresa de contabilidade fiscal e planejamento tributário do exterior deseja te contratar para prestar serviços.

Neste caso é fundamental avaliar qual é seu momento profissional, seu plano de carreira, onde você quer chegar e os benefícios disso para o seu sucesso profissional. 

As mudanças impactam a rotina, o contato com a família e vários outros aspectos da vida social que devem ser levados em consideração antes de fechar um negócio com uma empresa do exterior. 

Quais são os desafios para as empresas brasileiras?

Os desafios enfrentados não ocorrem apenas para os profissionais, mas também por parte das empresas brasileiras. 

Afinal, mudanças no mercado e no comportamento demandam colocação e entendimento dos empreendimentos, seja para se manter competitivo ou recrutar com excelência.

Cada vez mais existe a dificuldade de obter mão de obra especializada, já que muitas pessoas talentosas e com alta especialização acabam saindo do Brasil e construindo sua carreira do ambiente internacional.

Muitos elementos são atrativos no exterior, como o salário em outras moedas, assim como os benefícios, flexibilidade no horário, cultura da organização, dentre outros fatores. 

Por isso, para reter os profissionais em sua empresa é fundamental buscar adaptações diante do cenário internacional. 

O que pode desestimular os profissionais em relação a sua empresa? Qual é a importância de ter bons profissionais para o seu negócio? Diante disso, as adaptações são necessárias para reduzir a rotatividade. 

Como reduzir os impactos e reter colaboradores

Empresas de diversos ramos, desde medicina do trabalho montes claros até outros segmentos de mercado, podem sofrer com o turnover, que significa a alta rotatividade de profissionais.

Por isso é importante estar atento ao mercado e algumas ações para retenção e fidelização de trabalhadores.

Afinal, as mudanças constantes na equipe podem afetar o desenvolvimento profissional, desestimular os outros colaboradores e, ainda, prejudicar a empresa em um cenário econômico. Por isso, sua empresa precisa pensar nos seguintes aspectos:

  • Ofertar ótimos benefícios para o funcionário;
  • Alinhar e transmitir a cultura e missão da empresa;
  • Investir na capacitação profissional dos colaboradores;
  • Ofertar salários ou oportunidades de desenvolvimento atrativos;
  • Ter um bom ambiente de trabalho, com valorização e bonificação pessoal;
  • Ofertar flexibilidade;
  • Ter programas de crescimento profissional. 

Sua empresa não pode pensar no colaborador somente no momento de sua contratação, pelo contrário, a empresa deve pensar a longo prazo, visto que é um ativo valioso para o negócio. 

Assim, é preciso pensar aonde se deseja chegar junto ao profissional e qual sua relevância para o empreendimento. 

Além disso, as empresas precisam mudar sua concepção sobre o colaborador. 

Antigamente, eram exigidos horários nada flexíveis e as empresas não se preocupavam com a formação profissional, com seu desenvolvimento e possibilidade de crescimento. 

Contudo, isso vem mudando e tanto empresa quanto para colaborador, que desejam se relacionar com pessoas/espaços que promovam desenvolvimento e assimilação da cultura e valores.

As pessoas que trabalham na área médica com auditoria ambiental, por exemplo, ou que atuam na área de comunicação, engenharia, design, marketing, dentre outras, querem crescer.

Sua empresa pode ter um papel fundamental na realização e ter um excelente profissional vinculado ao seu negócio, com ótimas oportunidades de crescimento dentro daquele ambiente ou com propostas de internacionalização, em casos em que esse seja o objetivo da marca.

Isso pode envolver trabalhar com horários flexíveis, home-office, ter um dia livre na semana, trabalhar por meta e não por carga horária e conseguir explorar positivamente as potencialidades da pessoa. 

Mas para isso é preciso entender os potenciais, oportunidades e ações que realmente podem ser implementadas no negócio.

Outro aspecto positivo que sua empresa pode investir é conceder benefícios e premiações ao colaborador. Esses benefícios podem ser diversos, desde uma empresa de montagem industrial, uma bolsa de estudo, um presente personalizado, dentre outros. 

Neste caso, oportunidades no exterior também tendem a ser atrativas, desde que devidamente aplicadas em contrato e considerando os desenvolvimentos.

Investimento e formação tecnológica

Nos últimos anos, uma das áreas que mais tem crescido no mercado é a da área de tecnologia.

Nessa área podemos destacar o setor de tecnologia da informação, popularmente chamado de TI. 

É somente por meio do avanço tecnológico que as empresas conseguem ter um desenvolvimento no mercado, assim como ocorre nos serviços de Chaves codificadas remota realizadas e abordadas nos exemplos anteriores.

Nesse sentido, é importante que as empresas busquem se adaptar diante do cenário tecnológico, seja por meio do investimento em computação, tecnologia de armazenamento de dados em nuvem, big data, até a modernização dos seus processos empresariais.

Em contrapartida, é muito importante que os profissionais também busquem se adequar diante do cenário tecnológico, por meio de uma formação direcionada para a área, assim como pela realização de cursos.

Isso é importante para o fortalecimento da empresa, mas também do currículo profissional, agregando novas oportunidades – seja em empresas brasileiras ou estrangeiras. 

A contratação de pessoal qualificado no Brasil por empresas estrangeiras pode representar uma perda para as empresas brasileiras que não se adaptam a boas condições de mercado. 

Por isso, é fundamental compreender o cenário atual do mercado e buscar realizar as adaptações necessárias, com o objetivo de crescer e fortalecer a tecnologia e inovação no país, retendo e desenvolvendo os talentos, ou criando parcerias para uma internacionalização mais efetiva e qualitativa para todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *