Confira 5 aplicativos para aprender inglês com o poliglota Pedro Richardson

Confira 5 aplicativos para aprender inglês com o poliglota Pedro Richardson

O estudioso Pedro Richardson aprendeu cinco das sete línguas que fala de forma autodidata e atesta eficácia das plataformas de aprendizagem.

A rotina de estudos sofreu impacto ao longo da pandemia da covid-19. Por isso, para continuar a traçar os objetivos acadêmicos, alunos e professores precisaram se reinventar. No caso das línguas estrangeiras, aplicativos de aprendizagem foram auxiliares na busca pelo conhecimento de outro idioma.

O poliglota Pedro Richardson, autor do blog de viagens Travel With Pedro, aprendeu cinco das sete línguas que fala de forma autodidata e considera as ferramentas de ensino como um método efetivo. “Alguns aplicativos têm planos de estudo muito bons e realmente funcionam. As versões gratuitas são mais limitadas, mas já dão uma base interessante ao aluno”.

Formado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa e em Hotelaria pela Blue Mountains International Hotel Management School na Austrália, Pedro diz que o caminho até o conhecimento dos idiomas teria sido mais fácil se tivesse a ajuda da internet no período da adolescência. “Com certeza, hoje em dia, com tantos novos recursos, com um audiovisual mais avançado e a maravilha das redes sociais, aprender uma língua ficou mais fácil”, analisou.

Após anos de experiência com turismo internacional, onde contou com o auxílio dos aplicativos para compreender o vocabulário de alguns países visitados, o poliglota elencou os cinco melhores aplicativos para aprender um novo idioma.

Confira 5 aplicativos para aprender outro idioma

Busuu

Pedro indica o Busuu para quem deseja aprender inglês de forma autodidata. “Considero o Busuu um ótimo aplicativo por vários motivos. Após a apresentação do vocabulário, a ferramenta oferece atividades interessantes, como frases relevantes do dia-a-dia. Embora a princípio os exercícios de ligar palavras com imagens ou de preencher lacunas sejam bem fáceis, isso na verdade ajuda a aumentar a motivação e a autoconfiança de quem está aprendendo”, disse.

De acordo com o estudioso, o diferencial do Busuu é a possibilidade de estabelecer conexão com outros estudantes, que podem ajudar na explicação ou correção de exercícios escritos e orais. Como todo aplicativo de línguas, o Busuu oferece a versão gratuita, com conteúdo limitado, e a versão paga, com acesso a todos os recursos. Além do inglês, o aplicativo oferece outros 11 idiomas.

iTalki

Não há nada melhor que uma boa conversa para aprender ou melhorar a fluência numa língua estrangeira. Para quem não encontra motivação para estudar sozinho e prefere aprender conversando com um falante nativo, Pedro recomenda o iTalki. “É uma ferramenta excelente. Uma plataforma onde você pode encontrar professores de inglês online e uma infinidade de outros idiomas, que podem ajudar na melhora do vocabulário e pronúncia”.

Para avaliar se é uma boa escolha, antes de decidir por um professor, é possível fazer uma aula-teste gratuita ou por um valor simbólico.

Babbel

Uma das ferramentas mais populares para se aprender uma língua por conta própria, o Babbel oferece lições com contextos relevantes da vida real. “O aplicativo é fácil de usar e as atividades são leves e ajudam a manter a motivação. O Babbel também oferece dicas de gramática que são explicadas de maneira clara e fácil de entender. Além de conter uma gama de conteúdo prático e gramatical”.

Anki

O Anki é uma ferramenta auxiliar que funciona como um jogo de memória O aplicativo intercala entre palavras em inglês, para o aluno traduzir para o português, e vice-versa.

“A maneira que recomendo usar o Anki é criando sua própria lista de vocabulário à medida que for aprendendo novas palavras. Desta forma, é garantido que só está revendo as palavras com as quais está familiarizado. Ao mostrar o significado da palavra em cada cartão, é possível escolher se quer rever aquele vocabulário em um período muito breve ou só depois de meses. Assim, você também tem controle e responsabilidade pelo próprio aprendizado”, explicou Pedro Richardson.

Drops

De acordo com o poliglota, o Drops é um aplicativo fácil de usar que ajuda o aluno a praticar as palavras aprendidas por meio de áudio e imagem. “É uma boa ferramenta para aprender e exercitar o inglês e outras 40 línguas. Eu uso o Drops para praticar russo e turco. Acho que o aplicativo é uma excelente ferramenta de apoio, pois as lições duram aproximadamente 5 minutos, o que demanda mais tempo para alcançar um nível intermediário ou avançado em outra língua”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *