Como facilitar o recebimento das minhas vendas 

Como facilitar o recebimento das minhas vendas 

As vendas são o maior objetivo de qualquer empresa e a peça principal para fazê-las prosperar e se consolidar no mercado. 

No entanto, para que essas metas sejam alcançadas é preciso utilizar as estratégias mais apropriadas, como por exemplo, facilitando o recebimento dos pagamentos. 

 Isso porque, depois de longos períodos criando estratégias e ações de marketing, as empresas precisam se certificar de que quando chegue o momento de converter um lead, os processos de pagamento não acabem afugentando aquele consumidor. 

Assim, quanto mais ampla for a disponibilidade das formas de pagamento, mais fácil se tornarão os processos de compra e maior será a satisfação desses clientes. 

Desta forma, você pode garantir não apenas uma nova conversão, mas também uma base fidelizada de consumidores. 

E a utilização da máquina de cartão de crédito ou débito é uma das melhores formas de fazer isso.  

Benefícios que a maquininha oferece aos clientes 

De acordo com dados divulgados pelo Sebrae, em 2017, as micro e pequenas empresas que passaram a oferecer a maquininha de cartão como forma de pagamento, perceberam um crescimento de 57% no número de vendas. 

Sendo que mais da metade desses negócios viram o faturamento também decolar.  No entanto, os impactos positivos gerados por esse meio de pagamento afetam, inclusive, a experiência de compra dos consumidores. 

Isso porque, além de proporcionar mais conforto e segurança durante a finalização da aquisição dos produtos ou serviços, as maquininhas também oferecem: 

  • Mais opções de pagamento; 
  • Variedade nas formas de parcelamento; 
  • Praticidade na transação; 
  • Maior controle sobre as despensas; 
  • Menor dependência do dinheiro físico. 

Deste modo, de acordo com a mesma pesquisa realizada em 2017, as empresas que passaram a oferecer essa maquininha também apresentaram um crescimento das taxas de satisfação do público. 

Assim, cerca de 71% dos estabelecimentos tiveram clientes com experiências mais positivas.  

Formas de recebimento via maquininha 

A internet trouxe diversas comodidades para as pessoas, inclusive, a opção de realizar compras por meio de canais digitais. No entanto, as formas de pagamento a distância podem causar certa estranheza ou desconfiança para os consumidores. 

 

Por isso investir em uma maquininha de cartão é tão vantajoso para as empresas. Pois, além de disponibilizar um método seguro e fácil, a instituição também consegue utilizar dessa mesma tecnologia para receber pagamentos de diferentes formas, como: 

  1. Online 

Com o auxílio da internet, a maquininha de cartão permite que os pagamentos sejam realizados de várias formas distintas, mesmo se o cliente não estiver com o cartão.  

 

Por exemplo, com a tecnologia NFC é possível realizar o pagamento em débito ou crédito apenas com a aproximação da máquina, do celular do cliente. 

Assim, o próprio telefone funciona como se fosse o cartão em si e o consumidor só precisará digitar a senha do cartão e o pagamento estará finalizado.  

O lojista tem, ainda, a opção de selecionar o QR Code como método de pagamento. E essa tem sido uma das preferências entre os clientes e empresas, justamente devido a sua modernidade e segurança.  

Aqui, o comerciante seleciona a opção de pagamento e o valor da compra na máquina de cartão e gera o QR Code. O consumidor escaneia o código com aplicativo do respectivo banco e o pagamento é completado.   

  1. E-commerce 

Quando a compra está sendo feita completamente à distância, por meio de um e-commerce, a maquininha também oferece uma gama de opções de formas de pagamento, como o super link ou a venda digitada.  

No caso do superlink, o vendedor gera o endereço do pagamento digital e envia para o cliente através das redes sociais, e-mail ou SMS. Quando o link for recebido, o consumidor insere os dados e as informações do cartão e finaliza a transação.  

A venda digitada, por sua vez, acontece por meio do aplicativo da operadora que oferece a maquininha de cartão. 

Aqui, os dados do cartão e da compra são inseridos no próprio aplicativo – valores da compra, número do cartão, validade e código de segurança -, e quando o pagamento for finalizado o comprovante é enviado por e-mail para o cliente.  

  1. Loja física 

O uso dessa ferramenta na loja física apresenta diversas opções de pagamento e parcelamento das faturas. 

Além disso, é possível oferecer mais de uma forma de pagamento, ou seja, o cliente pode realizar o pagamento parte no cartão de crédito e parte no boleto.  

A maquininha também pode ser programada para realizar descontos e programas de benefícios exclusivos, de acordo com a frequência com que o consumidor realiza compras na sua empresa.  

Vantagens que fazer o recebimento via máquina 

As maquininhas apresentam inúmeras vantagens para os lojistas, desde a melhora da credibilidade do negócio e uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, até a diminuição da inadimplência e o aumento do ticket médio dos consumidores fidelizados.

   Além do mais, as empresas que utilizam sistemas de gestão, também podem centralizar as informações obtidas por essas vendas, realizando uma conferência mais facilitada dos comprovantes e ainda criando programas e estratégias de fidelização mais eficientes.  

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *