Como estudar no celular e como fazer

Como estudar no celular e como fazer

O Smartphone se tornou parte integrante da vida das pessoas. Dificilmente encontramos alguém que ainda não tenha. Com ele, além de falar com as pessoas, é possível acessar e-mails, ver vídeos, ouvir músicas e muitas atividades que vão do trabalho até o entretenimento. Mas, como usar o celular a favor dos estudos? 

Por ter tantas atividades relativas ao lazer, muitos acreditam que é melhor se manter afastado dele na hora dos estudos. Mas saiba que com disciplina, ele é um poderoso aliado na hora de se dedicar aos estudos. 

Use o celular com moderação e objetivo 

Como tudo na vida, os smartphones devem ser usados de forma moderada. Principalmente para o lazer e quando se tem o objetivo de estudar. 

Por isso, se divertir faz parte de uma higiene mental, mas ela não pode atrapalhar o momento de foco e concentração em outras atividades. 

Não é necessário abrir mão do celular, basta utilizá-lo como ferramenta. Ele pode ajudar nos estudos em vários aspectos importantes. 

Vejamos algumas ferramentas e ações que podem trazer muitos resultados durante os estudos: 

  • Aplicativos de pesquisa e dicionários 

Por mais que o estudante tenha bons conhecimentos da língua portuguesa, devido a riqueza do vocabulário,  há sempre alguma palavra que é desconhecida. E a interpretação errada desta palavra pode mudar todo o contexto da frase.  

Então, nada melhor do que ter o dicionário sempre em mãos, pois podem haver momentos que não seja possível acessar a internet e ainda assim será possível esclarecer a dúvida. 

E para se livrar de ter tantos livros à mesa, nada melhor que um aplicativo de dicionários dentro do celular, não acha? 

  • Participe de grupos nas redes sociais e no WhatsApp 

Encontrar pessoas com os mesmos objetivos e as mesmas dificuldades é algo muito comum. Muitos estudantes até veem esses outros como possíveis concorrentes, mas eles podem ser mais que isso. Juntos, eles podem ser incentivadores e agregadores de conhecimento. 

Há muitos grupos nas redes sociais com o objetivo de trocar materiais de estudo e sanarem dúvidas a respeito de vários temas. 

Cada pessoa tem seu ponto forte e o domínio em determinada área de estudo, portanto será de suma importância ela trocar com pessoas que possuem esse domínio em áreas diferentes da dela. 

Muitos grupos extrapolam os limites das redes sociais e partem para algo ainda mais próximo, como o caso do WhatsApp. Por meio do WhatsApp, além de materiais é possível fazer discussões por áudio e até videochamadas. 

Além da troca de material, a troca de experiências e resultados garante uma maior motivação. O estudante passa a perceber que as dificuldades não são problemas exclusivos seus e que isso é algo corriqueiro. E o mais importante, que é possível enfrentar essas dificuldades e vencer. 

  • Vídeo aulas e podcasts 

Material para leitura e exercícios são formas importantes de aprendizado. Mas nem sempre é possível parar para ler. Seja no trabalho ou no transporte, é preciso estudar de uma outra forma. É aí que entram as videoaulas e os podcasts. 

Podcast são conteúdos disponibilizada em forma de áudio e que podem ser usados em vários dispositivos. Portanto, enquanto trabalha é possível ouvir aquela matéria que está no cronograma. Ou até mesmo em momentos de atividade físicas, por exemplo. 

Outro método importante é assistir a videoaulas. Além da facilidade de assistir em qualquer lugar, como no transporte público, as videoaulas são importantes para pessoas que tenham dificuldade em concentração de leitura. Há muitas pessoas que aprendem melhor através de vídeos que através de leitura em texto. 

Além de vídeos postados em grupos, no YouTube há diversos canais com foco nos estudos. Há canais para todos os gostos e objetivos, desde matérias individuais a até conteúdo relacionado ao concurso específico. É só procurar e assistir. 

O celular a favor dos estudos 

Tenha seu smartphone como um verdadeiro aliado nos estudos e não como um vilão. Portanto, seja comprometido consigo mesmo e convença-se: se a mesma coisa é feita todos os dias, e com objetivo específico, os resultados virão. 

Além dessas dicas, esteja atento a notícias e artigos importantes e sempre em contato com páginas e sites de estudo. Assim será possível ficar por dentro de tudo que acontece. 

Não importa qual seja o foco de estudo ou objetivo, mas se usado de maneira eficiente e organizada, os resultados virão. 

E se você ainda não tem um aparelho celular que pegue internet, saiba que existem smartphones baratos com as funcionalidades que podem ajudar nos estudos. E ele poderá ser um poderoso aliado na hora de estudar. 

 

Conclusão: 

Não importa qual a ferramenta tecnologia está sendo usada em benefício dos estudos, o mais importante de tudo é ter honestidade consigo próprio. Fingir que está estudando enquanto faz outra coisa, só prejudicará a si próprio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *