Como escolher o melhor curso de graduação para você ?

Como escolher o melhor curso de graduação para você ?

Lendo este artigo você aprenderá Como escolher o melhor curso de graduação para você, Mas não vá pensando que é tão facil esta escolha.

Está acabando o ensino médio e ainda não sabe o que fazer? Calma, esta é uma escolha muito importante para qualquer pessoa, pois contribui para qual rumo sua vida vai tomar. Por isso, é essencial que você saiba como escolher o curso de graduação.

 

Já imaginou trabalhar em alguma profissão? Provavelmente quando criança imaginava que seria um bombeiro ou até mesmo astronauta?

 

O primeiro passo é imaginar no que você gostaria de trabalhar futuramente e se você irá amar e se dedicar no seu trabalho.

 

Decidir em meio a tantas profissões não é uma tarefa fácil, pode ser graduação em veterinária, medicina, biologia, engenharia, direito, arquitetura, odontologia. Enfim, são muitos cursos para escolher.

 

Por isso tenha calma ao escolher não tomar uma atitude  baseando-se apenas no salário, ou por que sua família quer que você curse este curso por ser uma tradição em sua família. Sempre pense em um todo, no que você ama, o que tenha haver com a sua personalidade e o que irá te trazer independência financeira.

 

Foi pensando em todas essas dúvidas que separamos algumas dicas para te ajudar a tomar essa decisão.

Como escolher o curso de graduação?

Conhecer o que você gosta, o que tem haver com você e sua personalidade é o primeiro passo para escolher sua graduação.

 

Para te ajudar a se conhecer você pode pegar um papel e começar a listar todas as suas características, o que você gosta de fazer, seus hobbies, o que gosta de estudar, preencher seus defeitos e qualificados e vá classificando as profissões do seu interesse de acordo com sua personalidade.

 

Por meio desta lista, você será capaz de organizar melhor suas ideias e informações, facilitando a interpretação e análise.

 

Se você gosta de escrever, sempre foi bom em portugues, filosofia e sociologia, o seu destino pode estar na área de humanas como curso de jornalista, professora, Letras e direito.

 

Se seu hobby é desenhar cursos de Arquitetura, design de interiores e artes pode ser sua melhor opção. Já se você quer ser um empreendedor e acha que é bom nisso, uma boa escolha é graduação em administração.

 

Pensa nos seus defeitos também te ajudará neste momento de decisão deste modo você ficará ciente do que te agrada o que você não gosta de jeito nenhum.

 

Por exemplo seria você não goste de falar em público e quer uma profissão que exija comunicação pense se você se daria bem nela, caso queira continuar mesmo assim aprenda a se planejar e desenvolver este defeito com estratégias que te ajudem.

 

Outro exemplo seria não conseguir trabalhar sob pressão e seu serviço irá exigir metas por dia como por exemplo call center.

 

Pense nas suas características como por exemplo organização, perfeccionismo, preguiça, e depois suas habilidades como ser paciente e saber lidar com as pessoas, caso escolha uma profissão que precise se comunicar, e campos de conhecimento como matemática, literatura, química, isso te ajudar a distinguir faculdades de exatas e humanas.

 

Conhecer suas características é muito importante e você conseguirá separar seus cursos, caso escolha algo que não tenha haver com você, pode ser arriscado não se dar bem durante e depois do curso, um exemplo seria ter medo de sangue e querer cursar graduação em veterinária ou medicina.

 

Saber quais matérias mais gosta vai te ajudar, por exemplo se curte português, literatura e redação, isso pode significar uma certa inclinação a áreas que envolvam a linguagem, como o Jornalismo ou o Direito.

 

Normalmente, quem gosta de física e matemática costuma escolher graduações de exatas como Engenharia, arquitetura, ciências contábeis, robótica, informática, física, química ou, até mesmo, os cursos de Matemática e Física.

 

Por mais que sejam semelhantes, essas graduações apresentam algumas especificidades.

Testes vocacionais

Se você está com muita dúvida entre vários cursos, os testes vocacionais online vão te ajudar, caso prefira conversar com alguém você pode procurar um orientador vocacional, os testes irão te mostrar quais áreas do conhecimento combinam mais com você.

Grade curricular 

Visite o site da universidade e pesquise a grade curricular dos cursos que mais gosta. Ver as matérias que você terá e como serão divididos os períodos. 

 

Isso o ajudará a ter maior noção das facilidades e dificuldades que terá que lidar.

Converse com alguém que tenha feito faculdade

Para te ajudar a escolher qual curso fazer e como funciona a universidade, conversar com alguma pessoa próxima pode ser muito promissor.

 

Pergunte a esta pessoa o que a motivou para cursar sua graduação e quando ela percebeu que o curso era o certo e quais foram as principais dificuldades enfrentadas.

 

Conversar com alguém que trancou a faculdade também é muito interessante nesse momento de dúvida, pois ajudará a esclarecer alguns questionamentos.

Visite instituições de ensino

Visitar as instituições que você deseja fazer seu curso é muito importante, pois você poderá entender como funciona o ensino de uma universidade, além de criar familiaridade com o local.

 

Verifique os diferenciais de cada universidade como, a localização, instalações, laboratórios, bibliotecas, atendimento, etc.

Participe de feiras de profissões

Algumas instituições de ensino fazem feiras de profissões para que os estudantes de ensino médio possam visitá-las.

 

Isso irá facilitar na hora de escolher o seu curso, lá você poderá tirar dúvidas, conhecer a estrutura de uma faculdade, conhecer melhor os cursos que estiver em dúvida e fazer contatos com outros alunos e professores.

Confira e o mercado de trabalho 

Conferir como anda a profissão que você quer seguir no mercado de trabalho também é muito importante, pois essa profissão deve te dar estabilidade e independência financeira.

 

Verifique as variedades de ramos para trabalhar, se há concursos públicos e como anda a taxa de desemprego da área.

 

Além de pesquisar sobre o mercado de trabalho, procure também quais serão as profissões no futuro, pois algumas poderão ser extintas por conta da tecnologia independente.

 

Com essas dicas, você pode cruzar informações e tirar conclusões sobre as possibilidades dos cursos e tomar a decisão de qual escolher.

 

Ao saber como escolher o curso de graduação, você ficará mais tranquilo para se concentrar nos estudos e conquistar uma vaga na universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *