Carro engasgando: o que pode ser? 

Carro engasgando: o que pode ser? 

Seu veículo estava funcionando perfeitamente bem, até que de repente passou a “engasgar”?

Ou seja, o carro sem força na subida, engasga quando liga, seu desempenho está reduzido e você não sabe a causa do problema.

Os engasgos do carro podem ser sinal de alguma falha elétrica, em geral causada pela falta de manutenção preventiva do veículo.

São diversos os motivos que levam um veículo ao chamado engasgamento, desde os mais simples até algo um pouco mais complexo.

Se você esta gostando do nosso artigo de Carro engasgando: o que pode ser?, continuei lendo para você ficar por dentro de tudo.

Se o seu carro tenha engasgado chame um guincho

As vezes o seu carro pode esta engasgado, por conta das chuvas fortes e você passa na rua alagadas.

Para te ajudar, listamos aqui algumas das principais causas que podem estar fazendo o seu carro engasgando falhar.

Confira:

1- Gasolina ou etanol adulterado 

Infelizmente, ainda há muitos postos que trabalham com combustíveis adulterados. O que além de ser crime, é extremamente prejudicial ao veículo.

Isso porque a gasolina ou o etanol adulterado possui menor poder energético, o que reduz muito o desempenho do automóvel.

Nesses casos, para saber se realmente se trata desse problema, é necessário ficar atento se os episódios do carro falhando começaram após abastecer em um posto diferente.

2- Velas de ignição

Se o problema é o carro engasgando quando acelera, se ele aparenta estar sem força, podemos estar falando das velas de ignição.

Isso porque essas peças são um dos principais motivos para o carro não funcionar como deveria e engasgar, o que acontece se as velas estiverem sujas ou gastas.

Para solucionar esse problema, o proprietário do veículo pode realizar uma limpeza ou trocar as peças. A escolha vai depender da situação, caso se trate de um carro mais usado, pode ser que apenas a troca seja eficaz.

Os cabos das velas também merecem atenção

Mesmo que as velas não apresentem ser o problema de o carro estar engasgando, elas ainda podem ser as causadoras, na verdade os cabos que levam energia até elas.

Se os cabos estiverem ressecados, gastos ou partidos, podem sim deixar o veículo sem força para dar partida, acelerar ou subir.

3- Problema na bobina

A bobina de ignição também pode estar relacionada a falta de força do carro. É essa peça que recebe as correntes de baixa voltagem da bateria e transforma em volts suficientes para o funcionamento das velas.

Logo, se houver defeito na bobina, pode comprometer o funcionamento do veículo.

4- Filtros

Existem dois filtros importantes no carro, o filtro de ar e o filtro de combustível. O primeiro, tem função de impedir que sujeiras e impurezas cheguem até a câmara de combustão.

Caso o filtro de ar esteja sujo, irá comprometer o funcionamento do motor, que precisará fazer mais força para puxar o ar, levando a perda de desempenho e ao aumento do consumo de combustíveis.

Já o filtro de combustível, é responsável por evitar que as sujeiras cheguem até a bomba. Caso o filtro esteja comprometido, o combustível não passa ou a sujeira acaba passando junto e chegando na injeção eletrônica.

O ideal é estar em alerta quanto a necessidade de trocar os filtros, para garantir o bom funcionamento.

5- Bicos injetores

Os bicos injetores pulverizam o combustível dentro do cilindro do carro, caso algum desses bicos esteja com defeito, acaba comprometendo o funcionamento do veículo.

Os sinais mais comuns de que esses itens precisam de troca, é quando o carro engasga quando liga, não tem estabilidade na marcha lenta e perde o desempenho em subidas.

Conclusão

Os tópicos aqui apresentados representam apenas alguns dos motivos que podem estar levando o carro ao chamado engasgo.

O ideal é que seja feita a revisão anualmente do veículo e que sempre que notar algo diferente procure um especialista.

Problemas nos pneus também são preocupantes, por isso se sentir que além do engasgamento o carro está derrapando, procure uma loja de pneus em Curitiba.

O importante é a identificação correta do problema para que seja encaminhada uma solução e suas viagens sejam seguras e tranquilas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *