Bolsas de estudo para faculdade: como conseguir? o que é necessário?

Bolsas de estudo para faculdade: como conseguir? o que é necessário?

Veja nossas dicas de como conseguir uma bolsa de estudos para faculdade, se qualificar e se preparar pro mercado.

No mundo atual, com a pandemia do coronavirus, muitas instituições particulares ou públicas de estudos acabaram migrando para a modalidade de ensino EAD.Mas engana-se quem acha que as mensalidades abaixaram ou que o estudo gratuito ficou mais fácil de ser conseguido. No artigo de hoje, vamos te mostrar algumas dicas de como conseguir uma bolsa de estudo para faculdade e conseguir seu tão sonhado diploma.

Bolsas nas universidades particulares

O que ocorre hoje em dia é que algumas Universidades, faculdades e instituições em geral, de todo o Brasil, já há alguns anos oferecem bolsas educacionais para os estudantes que não tem condições de pagar. E isso ocorre através de alguns programas educacionais como o Educa mais Brasil 2021 e o Quero Bolsa.

 

Quero Bolsa

No programa educacional Quero Bolsa a inscrição é feita de forma online e o único critério é que você não esteja cursando o curso pretendido. O processo é bem simples, rápido e todo feito pela Internet. Você escolhe uma bolsa disponível em alguma instituição parceira, ou entrará usando o Desconto Negociado e aguarda sua proposta personalizada de bolsa de estudos.

Existe apenas uma taxa única para primeira emissão do cupom de desconto, sem nenhum outro custo até o fim do curso. Ao contrário de outras associações e serviços, o Quero Bolsa não cobra taxas semestrais nem exige participação em qualquer reunião ou evento. Além disso o cupom de desconto fornecido pode ser usado por todo o curso pretendido, com validade até a formatura do aluno.

O programa tem muitas referências boas e um indice excelente em sites como reclame aqui por exemplo.

Educa Mais Brasil

Criado pelo instituto educar, o programa educa mais brasil faz convênios com faculdades para oferecer descontos nas mensalidades de cursos de graduação e idiomas.

 

Existem vários tipos de desconto nas mensalidades através das bolsas: Bolsa-idade, bolsa-mérito (notas boas), bolsa para funcionários e parceiros, financiamentos próprios, etc.Dentre as modalidades disponíveis no Educa Mais Brasil estão:

  • Cursos de graduação
  • Cursos de pós graduação
  • Educação básica
  • Cursos técnicos
  • Cursos de idiomas

No ato da matrícula as instituições avaliam qual a faixa salarial da família do aluno e o direcionam para as melhores bolsas de estudos de acordo com o caso. Normalmente eles são bem solícitos para manter o aluno. Inclusive se você tiver boas notas no vestibular isso pode ajudar a conseguir maiores bolsas e descontos.

Bolsas nos programas do Governo Federal

Os programas mais famosos são o Prouni e o Pronatec:

Prouni

Criado há muitos anos, o prouni é a sigla para Programa Universidade para Todos e que permite a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

O processo seletivo do Prouni admite os candidatos que não possuam diploma de curso superior e atingido ao menos 400 pontos que no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utilizando a média das 5 notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação).

Se você deseja concorrer as bolsas integrais é preciso ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. No caso das bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

 

Pronatec

 

Embora esteja cada vez mais sem verbas e em vias de ser descontinuado, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego(pronatec) oferece cursos de educação profissional e tecnológica aos estudantes. nos dias de hoje, esse programa vem sendo substituído pelo EJA profissional que além de concluir os estudos a pessoa tem direito a fazer cursos técnicos

Dica Extra – Atenção a escolha da instituição

Antes de decidir seu curso que você quer seguir, é importante pesquisar quais se a instituição está mesmo ofertando bolsas para a área pretendida. Muitas pessoas não sabem onde começar a procurar por bolsas de estudo, mas existem diversas fundações que podem oferecer algum tipo de apoio financeiro para estudantes. Pesquise na internet e converse com colegas para saber quais instituições podem ser mais interessantes, pois alguns desses benefícios estão atrelados a programas de pesquisa e podem não ter tanto a ver com seus objetivos.

Conclusão

É isso caros leitores e leitoras, espero que tenham curtido as dicas e que consigam com sucesso a sua bolsa de estudos ok?

Se você quer sugerir algum outro programa de bolsas pode colocar nos comentários ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *