8 estratégias de marketing para empresas do segmento de saúde

8 estratégias de marketing para empresas do segmento de saúde

O desenvolvimento de um planejamento estratégico voltado para o marketing para empresas na área da saúde é um processo de divulgação e comunicação abrangente.

Todo o planejamento é construído de forma a conscientizar os consumidores que precisam de assistência médica quanto aos serviços prestados, orientá-los em toda a jornada de recuperação e mantê-los engajados com o sistema específico.

Em um espaço que se mostra cada vez mais competitivo, o marketing para empresas da área da saúde é uma oportunidade de se destacar entre os concorrentes de forma ética, promovendo a saúde também. 

As melhores estratégias de marketing para empresas segmentadas, como é o caso da área da saúde, são aquelas implementadas em diversos canais de comunicação que possibilitem atuar em nichos e que usam esforços específicos para divulgação online para impulsionar o engajamento. 

De qualquer maneira, isso pode ser desafiado em um ambiente online em que estão desde novos profissionais, até médios e grandes conglomerados de saúde. 

No entanto, existem estratégias de marketing para empresas da área da saúde que podem ajudar na prática, para se destacar na multidão. 

O ponto mais importante, afinal, é conectar-se com pacientes em potencial e promover as áreas de especialidade sem precisar recorrer a uma campanha de alto custo.

As estratégias de marketing para empresas na área da saúde apresentadas a seguir podem ajudar a ir além da publicidade tradicional desse segmento, e assim permitir alcançar médicos de referência e novos pacientes. 

São eles que podem expandir os métodos de trabalho, o atendimento junto ao público, de uma maneira geral, e o paciente em particular, para garantir o sucesso em um setor altamente competitivo. 

  1. Crie conteúdo educacional para médicos e pacientes

As pessoas usam a internet para se manterem informadas sobre todos os aspectos de suas vidas, incluindo saúde e bem-estar. 

Você pode alavancar esse interesse criando conteúdo que fale sobre o que os pacientes em potencial podem estar preocupados. 

Isso pode ser feito por meio de blogs ou artigos, e nos mais diversos formatos, tornando possível apresentar conteúdo educacional dentro do próprio site, ou procurar oportunidades de divulgação em sites convidados e publicações online.

O guest blogging tem o bônus embutido de enquadrar a empresa, e os profissionais que atuam nela, como um especialista na área, e pode trazer a prática e a atenção a um público diferenciado e novo, além de outros médicos e profissionais da saúde. 

Ou seja, é possível expandir a relevância e alcance.

Ser apresentado em outro site também promove backlinks para a própria página do site corporativo, o que melhora o SEO (Search Engine Optimization).

A realização de vídeos com ajuda de alinhamento e balanceamento valor também ajuda a melhorar o ranqueamento nas plataformas de pesquisa, além de elevar os perfis nas redes sociais e gerar engajamento em canais de marketing digital. 

  1. Conheça a concorrência e tendências de marketing

Pesquisar sobre outras empresas e profissionais médicos que estão presentes online pode oferecer algumas dicas, além de estratégias, sobre como destacar a área em que a empresa atua, identificando os diferenciais que podem ser oferecidos. 

Certifique-se de que as informações de contato do consultório, clínica ou hospital apareçam facilmente na pesquisa e estejam listadas em diretórios como “Google Meu Negócio” e páginas profissionais das redes sociais. 

É preciso ficar atento, também, aos tipos de tecnologia digital que os concorrentes estão oferecendo aos pacientes. 

Em todo caso, há profissionais da área de projeto preventivo contra incêndio que podem indicar os melhores equipamentos para isso. 

Os aplicativos de saúde e a telemedicina estão liderando a revolução digital da saúde e a utilização dessas ferramentas pode sinalizar aos pacientes e médicos que a empresa é líder no setor. 

  1. Atente-se ao marketing local

Um componente que vale ser lembrado sempre é a vantagem em se concentrar em campanhas de marketing digital localizadas. 

A maioria dos pacientes prefere equipamentos como clínicas, hospitais e laboratórios próximo ao local onde moram, seja para check-ups ou procedimentos médicos de rotina. Logo, o SEO localizado é crucial.

  1. Seja responsivo nas redes sociais

Entre diferentes elementos que geram impressões positivas estão os comentários em postagens, mostrando detalhes autênticos em relação à experiência do paciente. 

Vale lembrar que a experiência do paciente vai além de qualquer procedimento médico ou interação com um profissional da área da saúde. 

Afinal, trata também sobre como, na prática, se gerencia a ansiedade do paciente, detalhes financeiros como cobrança, um espaço que oferece uma temperatura agradável a partir do empresas de terraplanagem e pavimentação, técnica adequada e suporte à comunicação aberta. 

Solicitar o feedback do paciente por meio de pesquisas e propor avaliações online são estratégias vitais do marketing para empresas da área da saúde. Por isso, não se deve negligenciar a presença nas redes sociais. 

Permanecer conectado com pacientes significa estar presente em ambientes online, onde eles podem considerar extensão da própria comunidade. Ou seja, se torna referência fixa no imaginário desses clientes.

  1. Otimize o site para melhor experiência de usuário

Uma boa experiência do usuário em um site estabelece um precedente de que a empresa é uma provedora que se preocupa com o suporte ao paciente e atendimento ao cliente. 

Pense em um site como a recepção, inclusive com o corrimão de inox para escada para garantir a segurança de quem está acessando o espaço. Nesse caso, os certificados de segurança e um bom design trazem mais facilidade para quem está navegando. 

Isso reflete como a empresa gostaria que os pacientes fossem recebidos e as informações às quais deseja que eles tenham acesso antecipado. 

Por isso, o site deve funcionar de maneira dinâmica em dispositivos móveis, como celulares smartphones e tablets, além de computadores e notebooks. 

O site também deve ter fontes fáceis de digitalizar e em tamanhos que não seja preciso de ajustes para visualização nos equipamentos portáteis. 

  1. Comunicação eficaz faz toda a diferença

Quando cada membro da equipe está se comunicando de forma eficaz e consistente, isso pode melhorar drasticamente a experiência do paciente e os resultados da assistência médica. 

Sendo assim, é preciso superar gargalos, silos de departamento e outras dinâmicas que, muitas vezes, podem tomar espaço e tempo, quando o que se necessita é uma limpeza da comunicação clínica e hospitalar para que ela seja melhorada. 

Aproveitar a tecnologia, como fazem as transportadoras em Ribeirão Preto, permite fornecer canais para consultas bidirecionais, implementar reuniões de equipe, modelar a comunicação com o paciente e promover a colaboração multifuncional são estratégias sólidas 

  1. Valorize relacionamentos com paciente existentes

Não são apenas os pacientes que estão passando por uma bateria de exames de rotina que precisam estar em contato médico regularmente. 

Os pacientes anteriores também querem atenção, mesmo que seja para lembrar que está tudo bem e que tudo deu certo até então. 

Embora atrair novos pacientes seja frequentemente o foco de muitas práticas médicas, não se pode esquecer que os pacientes existentes e anteriores são uma fonte de engajamento e compartilhamento, bem como potenciais representantes que precisam ser fidelizados.

Além do redirecionamento desse grupo para promover serviços e procedimentos, assim como ocorre em outros setores de ensaio de dureza no ambiente industrial, é importante recompensar esses pacientes pela lealdade, o que leva a maior satisfação. 

Tanto outros médicos e demais profissionais da saúde, quanto pacientes anteriores, podem ser as melhores fontes de referências, portanto, tenha certeza de que o alcance desse grupo seja o foco central dentre as estratégias de marketing para empresas médicas-hospitalares.

  1. Desenvolva ativos da marca e do marketing digital

Os ativos de marketing digital que uma empresa usa para publicidade de saúde devem ser mensagens consistentes e de alta qualidade, e que transmitam a marca de forma clara e consistente. 

Embora a empresa possa se sentir confiante sobre a experiência, os usuários conhecem apenas as estratégias de marketing expostas nas redes sociais e demais ferramentas de divulgação, da mesma maneira que uma laudos nr10 pode fazer com sucesso.

Se o marketing parece desatualizado ou pouco profissional, pode-se sugerir que os serviços médicos que a empresa oferece não adotam a medicina moderna. 

Quando se trata de manter as mensagens de marketing para empresas da área da saúde consistentes, é possível recorrer a plataformas digitais e softwares que auxiliam em todo o processo, projetando conteúdo de marca de qualidade e que atraia novos pacientes. 

Conclusão

O mercado da área da saúde está se tornando cada vez mais competitivo, e é trabalho dos profissionais de marketing ficar por dentro das tendências da publicidade para saber como converter leads em pacientes. 

O marketing para empresas da área de saúde continua a evoluir, seja a partir da tecnologia que avança, seja pelas novas oportunidades de apresentar o crescimento das marcas ao público em geral. 

Assim, é importante combinar as estratégias apresentadas de uma maneira que um hospital, uma clínica ou um laboratório, se destaque entre a multidão. 

Além disso, deve-se valorizar os métodos técnicos, como:

  • Aplicativo personalizado;
  • Blogs para textos e artigos;
  • Canal de vídeo;
  • SEO.
  • Site otimizado.

Junto aos provedores de serviços de saúde, essas ferramentas podem valorizar as estratégias de marketing e, ainda mais, a reputação e a autenticidade da empresa da área médica. 

Por fim, vale lembrar que o marketing social e boca a boca tradicional, tanto para divulgação de fornecedora máquinas e equipamentos quanto uma especialidade médica, é tão importante quanto as soluções tecnológicas, como o SEO baseado em localização.

Por isso, adotar uma abordagem de 360º no marketing para empresas da área da saúde permite o desenvolvimento de um planejamento que, ao final, fornecerá os melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *