4 diferentes massagens corporais para aliviar dores

4 diferentes massagens corporais para aliviar dores

Você anda sentindo dores no corpo há algum tempo? Conheça alguns tipos de massagens que são ótimas para aliviá-las

A massagem é uma prática de empregar técnicas de deslizamento, fricção e amassamento de diversas partes do corpo com o intuito de estimular o sistema circulatório, nervoso, linfático e energético, relaxando o corpo e reduzindo o cansaço físico e mental.

 

Vale lembrar que a massagem é uma técnica que exige prática e conhecimento, a fim de não causar lesões. Por isso, deve ser realizada por profissionais capacitados e capazes de indicar o tipo de massagem mais adequado para cada tipo de problema. Entretanto, também é possível realizar algumas automassagens para aliviar pontos de tensão — causados pelo hábito de permanecer muitas horas por dia sentado, por exemplo. 

 

Entre os principais benefícios trazidos pela massagem estão a redução do estresse, do cansaço e da ansiedade, o alívio de dores musculares e tensões, a melhoria da circulação sanguínea e da imunidade, a redução de insônia, a eliminação de toxinas, entre outros exemplos. Por isso, se você gosta de manter práticas de autocuidado na sua rotina, veja a seguir quais massagens não podem faltar!

 

Automassagem nas costas

 

Dores nas costas estão entre as queixas mais frequentes no cotidiano de ortopedistas. E não é à toa: todos que trabalham utilizando computadores costumam passar algumas boas horas sentado em frente à tela, o que tem impactos diretos sobre as costas e a coluna vertebral.

 

Por isso, antes de começar a sessão de automassagem nas costas, tome um banho quente e relaxante. Também é possível utilizar óleos essenciais e vegetais para facilitar o relaxamento e potencializar a ação terapêutica.

 

Em seguida, pegue uma pequena bola de plástico e a posicione entre as suas costas e o encosto de uma cadeira, movendo-a para cima e para baixo. Depois, faça movimentos circulares. Repita esses movimentos durante dez minutos, passando a bola por toda a região das costas, exceto na coluna vertebral.

 

Massagem sueca e pedras quentes

 

Essa é uma massagem complexa e completa, feita sobre o corpo inteiro. É especialmente indicada para quem é iniciante no mundo das massagens e apresenta muita tensão distribuída em diferentes partes do corpo. Além de ajudar a reduzir nós que se formam nos músculos, a massagem sueca intensifica a sensação de relaxamento.

 

Você deve retirar as roupas, exceto a roupa íntima, e deve ser coberta por um lençol que será retirado apenas nas partes massageadas durante o tempo em que a massagista aplicar a massagem nessa região. Esse tipo de massagem combina diferentes técnicas, como amasso, movimento articular, movimentos fluidos e longos na região do coração, batidas e vibração. Uma sessão de massagem sueca costuma durar entre 60 e 90 minutos.

 

Outra opção parecida com a massagem sueca é aquela realizada com pedras quentes. A diferença é que, em vez de utilizar somente as mãos, são utilizadas pedras quentes que ajudam a aliviar a dor e a melhorar o fluxo sanguíneo.

 

Automassagem na cabeça 

 

Dores de cabeça também são muito comuns — quem nunca acordou com a cabeça doendo e a sensação de não ter descansado plenamente? Por isso, a automassagem na cabeça é uma técnica que ajuda a aliviar tais dores.

 

Comece colocando os polegares no alto das maçãs do rosto, próximo das orelhas. Então, comece a aplicar uma pressão nessa região, com movimentos circulares e suaves, feitos com as pontas dos dedos sobre as têmporas. 

 

Faça esses movimentos movendo também as mãos ao longo de toda a linha do cabelo, até que as pontas dos dedos se encontrem no meio da testa. Além de reduzir dores de cabeça, essa técnica estimula o crescimento do cabelo — o que é especialmente benéfico para as pessoas cujo cabelo demora muito para crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *