Monday, December 18, 2017
Home > Saúde > Quais os perigos do clareamento dentário caseiro sem orientação ?

Quais os perigos do clareamento dentário caseiro sem orientação ?

Você quer deixar seus dentes mais brancos e está pensando em comprar kits de clareamento dentário caseiro? Pois tome cuidado, eles podem colocar a sua saúde bucal em perigo. Descubra, a seguir, os perigos de realizar esse procedimento sem a orientação de um dentista.

Vamos explicar o que é o clareamento caseiro, qual a diferença entre fazê-lo com e sem orientação e os riscos que se submeter a esse procedimento sem o acompanhamento de um profissional pode trazer à sua vida.

O que é o clareamento dentário caseiro?

Existem três tipos de clareamento: o interno, caseiro e a laser. Todos eles devem ser feitos, instruídos e acompanhados pelo cirurgião dentista em seu consultório. Todos os tipos de clareamento têm o mesmo princípio: a ação do gel clareador que abre os poros do esmalte e retira as pigmentações impregnadas.

Esse gel não é abrasivo e não desgasta os dentes, mas, em concentração maior de 20%, deve ser aplicado e manipulado apenas pelo profissional responsável durante as consultas.

O clareamento dentário caseiro são aqueles kits prontos comercializados pela internet e em algumas lojas. Eles não são recomendados por nenhum dentista, acompanham uma moldeira e um material que é aquecido e pressionado contra a arcada dentária para pegar a forma. O gel, então, é colocado no molde e encaixado nos dentes.

Esses kits feitos sem o acompanhamento de um profissional, apesar de parecerem mais práticos, não oferecem garantia de resultados e são considerados automedicação perigosa.

Qual a diferença do procedimento com e sem orientação?

No clareamento dentário caseiro, quando orientado por um dentista, existe a confecção de uma moldeira individual que se encaixa perfeitamente na sua boca, já que foi moldada e produzida por um profissional. Os kits de clareamento, por outro lado, contém moldeiras básicas que, quando aquecidas, ficam maleáveis, mas não serão bem-acabadas. Essas moldeiras mal feitas podem levar o gel clareador até as gengivas e causar uma grave inflamação.

Além disso, as concentrações do gel não são confiáveis e podem existir vários resultados adversos, já que o procedimento todo é feito em casa sem o auxílio e orientação de um profissional da área.

Quais os perigos do clareamento sem orientação?

Se o gel presente no kit for muito forte, pode agredir os tecidos e os dentes, causar dor e até necrose de sua parte interna. A destruição e morte da polpa necessitará um tratamento de canal e poderá levar à perda do elemento dental.

Outra possibilidade é o gel escapar da moldeira e entrar em contato com as gengivas, isso pode acarretar na perda da papila (tecido entre um dente e outro), retração gengival, inflamação das bochechas, gastrite e até úlceras.

Como contar com o auxílio de um profissional pode me ajudar?

O profissional, além de produzir uma moldeira exclusiva, dará todas as instruções de preparação para o clareamento, como escovar com pastas para sensibilidade por alguns dias. Falará tudo o que você deve evitar comer durante o tratamento para que seus dentes não fiquem manchados.

O dentista estará à disposição para controlar o procedimento e indicar a melhor concentração de gel. Dependendo do andamento, ele poderá associar diversas técnicas para que o resultado seja melhor ou mais rápido.

Esse profissional existe para auxiliar e cuidar da sua saúde bucal, então, conte com ele, pergunte por instruções e explicações para não colocar a sua vida em risco.

Se você gostou das nossas informações sobre o clareamento dentário caseiro e viu como é importante o acompanhamento do dentista, compartilhe este conhecimento com seus amigos nas redes sociais.

Caso procure clareamento dental profissional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *